Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Solicite informação sem compromisso UBI - Universidade da Beira Interior

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - Presencial - Covilhã - Castelo Branco

  • Objectivos
    Objectivos e Estruturas de Apoio Pretende-se formar professores para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário, possibilitando uma actualização e consequente melhoria do ensino na região da Beira Interior e em Portugal e para o desenvolvimento da investigação em educação. Pretende-se que os candidatos a futuros professores: a) Conhece, analisa e sistematiza os resultados de investigação sobre tendências actuais do processo ensino-aprendizagem e desenvolve uma atitude crítica sobre as suas implicações curriculares; b) Domina, utiliza e desenvolve estratégias metodológicas de orientação das actividades desportivas – diagnóstico, prescrição, controlo e avaliação – coerentes com as exigências e necessidades identificadas; c) Concebe, planeia e organiza situações de aprendizagem adequadas, tendo em conta as características e especificidades da população-alvo; d) Concebe, planifica e avalia tarefas a serem implementadas no âmbito da orientação das actividades desportivas; e) Organiza dinâmicas conducentes à promoção de comportamentos de vida saudável; f) Domina, desenvolve e utiliza conceitos e metodologias para a investigação em Ciências do Desporto no contexto educativo; g) Desenvolve a capacidade para integrar na sua actividade profissional, ferramentas decorrentes da inovação tecnológica, no suporte à sua intervenção; h) Colabora na concepção, desenvolvimento e implementação de projectos educativos, em articulação com outras áreas curriculares, considerando as características e especificidades da comunidade educativa; i) Observa os alunos e identifica as suas características e necessidades e estabelece com eles uma relação educativa de qualidade, promotora de inclusão, segurança e autonomia; j) Perspectiva a escola e a comunidade como espaços de educação inclusiva e de intervenção social, no quadro de uma formação integral dos alunos para a cidadania; k) Reflecte sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para a avaliação do seu desenvolvimento profissional; l) Reflecte sobre aspectos éticos e deontológicos inerentes à profissão, avaliando os efeitos das decisões tomadas; m) Desenvolve a capacidade de integrar equipas de trabalho multidisciplinares com impactos relevantes na organização e gestão da comunidade educativa; n) Desenvolvam competências pessoais, sociais e profissionais, numa perspectiva de formação ao longo da vida, considerando as diversidades e semelhanças das realidades nacionais e internacionais nomeadamente na União Europeia.
  • Titulação
    Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  • Conteúdo

    Plano de Estudos

    1º Ano | 1º Semestre
    História e Teoria da Educação
    Psicologia da Educação
    Didáctica da Filosofia I
    Seminário de Filosofia

    1º Ano | 2º Semestre
    Políticas Educativas e Organização da Educação
    Investigação Educacional
    Temas e Problemas da Educação
    Didáctica da Filosofia II

    2º Ano | 1º Semestre
    Seminário de investigação I
    Estágio Pedagógico

    2º Ano | 2º Semestre
    Seminário de investigação II
    Estágio Pedagógico

Outro curso relacionado com ensino de outras matérias

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |