Pós-Graduação em Educação da Afectividade e da Sexualidade

Solicite informação sem compromisso UCP - Universidade Católica Portuguesa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação da Afectividade e da Sexualidade - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A Educação da Sexualidade, incluída numa área mais abrangente de Educação para a Saúde, deve fazer parte dos Projectos Educativos das Escolas Básicas e Secundárias. Os conteúdos mínimos obrigatórios, assim como as metodologias a seguir, têm sido objecto de inúmeras discussões públicas. Houve inclusivamente, no passado recente, a tentativa de produzir nova legislação, tendo em conta o Relatório do Grupo de Trabalho para a Educação Sexual, dirigido pelo Professor Daniel Sampaio, nomeado pelo Ministério de Educação em 2004.



    Independentemente da concordância ou não com a Legislação actual, é evidente a necessidade de ofertas formativas nesta área, que possam dar aos professores, e educadores em geral, uma visão holística da sexualidade humana, integrada numa visão do Homem e da sua missão, que permita que se ajudem os jovens «a sentirem-se competentes, felizes e valorizados, ao adoptar e manter estilos de vida saudáveis» (Relatório de Progresso do GTES). Acresce que não é possível falar nestes temas sem ter em vista o aumento alarmante das infecções de transmissão sexual e o problema da gravidez na adolescência, situações estas que requerem a adopção de metodologias que tenham provado a sua eficácia na melhoria destes indicadores de saúde pública.



    Tendo em conta esta realidade, e a vocação própria do Instituto de Ciências da Família, disponibilizamos a partir do próximo ano lectivo a terceira edição do Curso de Pós Graduação em Educação da Afectividade e da Sexualidade, que aborda o tema numa perspectiva integral e que permite dar aos educadores/professores uma visão da sexualidade humana e sua educação que inclui as questões biológicas, psicológicas, de saúde mas também relacionais, de compromisso, estilo de vida e éticas/morais
  • Titulação
    Especialista em Educação da Afectividade e da Sexualidade
  • Conteúdo
    PLANO CURRICULARO Curso é composto por nove módulos e cinco seminários num total de 220 horas.  Módulos:  1. O Que é o ser Humano    Antropologia Filosófica    Antropologia Teológica 2. A Relação Conjugal    Diferença e complementaridade entre homem e mulher    Aspectos físicos    Aspectos psicológicos    Aspectos afectivos    Aspectos éticos e morais3. Reproduçao Humana I e II    Anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino    Características e controlo da fertilidade humana    A vida intra-uterina 4. Desenvolvimento na Infância e Adolescência      Desenvolvimento biológico      Desenvolvimento psicológico 5. Perturbações do Comportamento Sexual Humano 6. Informar, Formar, Educar?    A especificidade da educação da afectividade e da sexualidade    Os papéis da família e da escola e sua inter-relação    Ética na educação da sexualidade 7. Metodologias e Modelos da educaçao da Sexualidade    Escolha, definiçao e aplicaçao de um modelo educativo    Diferentes tipos de modelos: objectivos, eficácia e limites da aplicabilidade    Avaliação dos modelos 8. Educaçao da sexualidade em Situações de risco    Identificação e prevenção das infecções de transmissçao sexual (ITS)    Situações específicas: família ausente ou doente, crianças institucionalizadas e pessoas com  deficiência    Prostituição 9. A Sexualidade na História AvaliaçãoEm cada módulo haverá uma avaliação a propor pelo docente.A avaliação final da Pós Graduação é dada pela média aritmética da componente lectiva (média ponderada dos diferentes Módulos) e do Projecto.

Outro curso relacionado com educação sexual

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |