Pós-Graduação em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Este curso tem por finalidade disponibilizar formação complementar especializada no campo da Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, promovendo aquisição de conhecimentos específicos, desenvolvendo e aprofundando as competências relacionadas com a investigação e a intervenção nos contextos de Gravidez e Parentalidade.
  • Titulação
    Mestre em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade
  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade


    Apresentação do Curso


    Psicologia da Gravidez e da Maternidade foi a designação mais comumente aceite e utilizada para referir a área da Psicologia da Saúde que se ocupa da maternidade. Esta especialidade teve origem no reconhecimento da relavância das dimensões psicológicas para a saúde materna e do recém-nascido. O rápido desenvolvimento cultural e dos costumes fez transitar a tónica da maternidade para a parentalidade, assumindo a relevância do papel do pai nas novas dinâmicas familiares, ainda que se tome como foco primeiro aquele que o seistema nacional de saúde elegeu: a gravidez.

    A Psicologia da Gravidez e da Parentalidade é uma área de intervenção e investigação que tem por base o modelo biopsicossocial, em que o indivíduo é abordado de forma holística, como uma síntese complexa das suas múltiplas dimensões – física, cognitiva, afectiva, comportamental, interpessoal, sociocultural, (...). todos estes factores (biológicos, psicológicos e sociais) são considerados como elementos determinantes na adaptação à etapa do ciclo de vida marcada pela maternidade. Este modelo implica, assim, a interdisciplinariedade da Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, envolvendo a sua colaboração com outras áreas da saúde como a obstetrícia, a pediatria e a genética, e mesmo com outras ciências sociais como a sociologia a antropologia e o direito.

    Entre nós esta área tem-se desenvolvido de forma notável quer através da sua implementação clínica em meio hospitalar; quer através da produção de investigação.


    Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

    O Curso tem a duração de 1 ano/2 semestres. A conclusão deste Curso de Especialização confere um diploma de Pós-Graduação.


    Objectivos do Curso


    Este curso tem por finalidade disponibilizar formação complementar especializada no campo da Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, promovendo aquisição de conhecimentos específicos, desenvolvendo e aprofundando as competências relacionadas com a investigação e a intervenção nos contextos de Gravidez e Parentalidade. Mais especificamente, constituem objectivos deste curso:

        Promover um conhecimento aprofundado sobre as questões envolventes da Gravidez e da Parentalidade;
        Desenvolver competências de intervenção e encaminhamento nesta área;
        Promover o desenvolvimento de características profissionais que facilitem a integração em equipas multidisciplinares de saúde.

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |