Mestrado em Química (lecionado em inglês)

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Química (lecionado em inglês) - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Conteúdo
    Este Mestrado visa oferecer aos alunos detentores do 1º Ciclo em Química, ou em áreas afins, uma forte formação ao nível de 2º Ciclo com continuidade, coerência científica e pedagógica e com uma estrutura curricular suficientemente flexível de modo a ser adaptável às constantes mudanças das necessidades de formação decorrentes da evolução do mercado de emprego. Os objetivos específicos deste mestrado são:

    Fornecer aos alunos formação avançada em domínios estruturantes e atuais da Química, nomeadamente ao nível da Nanoquímica e Química Biomolecular;
    Dotar os alunos de formação avançada ao nível das técnicas avançadas de Separação e de Caraterização Espetroscópica;
    Fornecer aos alunos, através da adequada escolha de opções, conhecimentos em áreas mais específicas como a da Química Macromolecular, Química Ambiental, Química Computacional ou Metrologia e Acreditação em Química.
    Dotar os alunos de formação aprofundada num determinado domínio de Especialidade à sua escolha de entre:

    Especialidade em Química Analítica e Qualidade;
    Especialidade em Química Inorgânica e Materiais;
    Especialidade em Química Orgânica e Produtos Naturais;
    Especialidade em Química dos Recursos Renováveis e Bio-Refinarias.


    Na Especialidade em Química Analítica e Qualidade pretende-se fornecer aos estudantes uma formação sólida e integradora em todos os aspetos de um processo analítico, desde a amostragem e preparação de amostras à apresentação final dos resultados. Não descurando a formação teórica e prática em diversas técnicas instrumentais de análise e separação, é dada especial relevância às metodologias de controlo e garantia de Qualidade, bem como aos princípios de acreditação e certificação em Química. Os alunos ficarão assim habilitados a desenvolver programas analíticos segundo os padrões de Excelência exigidos pelas organizações internacionais responsáveis pela normalização, e que poderão ser aplicados em diversas áreas de Química, Ambiente e Saúde.
    Na Especialidade em Química Inorgânica e Materiais, serão abordados conceitos e matérias fundamentais em duas áreas de fronteira da Química moderna: Química de Materiais e QuímicaBioinorgânica. Serão também apresentados tópicos importantes que complementam a formação dos alunos em Química Inorgânica (disciplina de Química Inorgânica Avançada) nas áreas da Catálise Heterogénea, Química Organometálica e Química Supramolecular. Os alunos que escolham esta especialidade poderão optar por adquirir conhecimentos em processamento industrial de compostos inorgânicos (Química Industrial Inorgânica) e em sistemas coloidais, superfícies e interfaces (Coloides, Superfícies e Interfaces). A fim de sensibilizar os alunos para a possibilidade da criação de empresas de base tecnológica, facultando-lhes algumas ferramentas de grande utilidade prática, será, ainda, facultada opcionalmente uma disciplina de Empreendedorismo. Na Especialidade em Química Orgânica e Produtos Naturais, serão cobertos tópicos avançados de estrutura e reatividade dos compostos orgânicos, incluindo a importância e origem biossintética de produtos naturais, bem como a sua produção por via sintética. Serão igualmente tratadas temáticas específicas associadas à síntese e transformação de compostos orgânicos (incluindo produtos naturais), nomeadamente os processos de conversão catalítica, a produção industrial e algumas aplicações específicas, designadamente nas áreas medicinal e agroquímica. Na Especialidade em Química dos Recursos Renováveis e Bio-Refinarias, serão cobertos aspetosfundamentais relativos à química, estrutura e reatividade dos materiais agroflorestais, bem como com as tecnologias de processamento e transformação daqueles materiais.Será dado particular relevo aos aspetos relacionados com a conversão química, termoquímica ou biológica da biomassa vegetal, numa perspetiva de utilização integrada e racional dos recursos renováveis como fontes de materiais, produtos químicos (incluindo precursores para polímeros) e energia (conceito de Bio-Refinaria). Será dada ênfase à química e tecnologia dos processos e ao potencial oferecido por tais produtos e materiais como substitutos dos derivados da petroquímica, bem como à utilização da biomassa ou dos produtos seus derivados para a produção de novos polímeros e compósitos.

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |