Mestrado em Química

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Química - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Dirigido a
    Podem candidatar-se ao curso os licenciados nas áreas de Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Química, Engenharia do Ambiente, Engenharia de Materiais, Farmácia, e áreas afins.a Avançada
  • Conteúdo
     Objectivos

    Este Mestrado visa oferecer aos alunos detentores do 1º Ciclo em Química, ou em áreas afins, uma forte formação ao nível de 2º Ciclo com continuidade, coerência científica e pedagógica e com uma estrutura curricular suficientemente flexível de modo a ser adaptável às constantes mudanças das necessidades de formação decorrentes da evolução do mercado de emprego. Os objectivos específicos deste mestrado são:

        * Fornecer aos alunos formação avançada em domínios estruturantes e actuais da Química, nomeadamente ao nível da Nanoquímica e Química Biomolecular;
        * Dotar os alunos de formação avançada ao nível das técnicas avançadas de Separação e de Caracterização Espectroscópica;
        * Fornecer aos alunos, através da adequada escolha de opções, conhecimentos em áreas mais específicas como a da Química Macromolecular, Química Ambiental, Química Computacional ou Metrologia e Acreditação em Química.
        * Dotar os alunos de formação aprofundada num determinado domínio de Especialidade à sua escolha de entre:
    •    Especialidade em Química Analítica e Qualidade;
    •    Especialidade em Química Inorgânica e Materiais;
    •    Especialidade em Química Orgânica e Produtos Naturais;
    •    Especialidade em Química dos Recursos Renováveis e Bio-Refinarias.

    Na Especialidade em Química Analítica e Qualidade pretende-se fornecer aos estudantes uma formação sólida e integradora em todos os aspectos de um processo analítico, desde a amostragem e preparação de amostras à apresentação final dos resultados. Não descurando a formação teórica e prática em diversas técnicas instrumentais de análise e separação, é dada especial relevância às metodologias de  controlo e garantia de Qualidade, bem como aos princípios de acreditação e certificação em Química. Os alunos ficarão assim habilitados a desenvolver programas analíticos segundo os padrões de Excelência exigidos pelas organizações internacionais responsáveis pela normalização, e que poderão ser aplicados em diversas áreas de Química, Ambiente e Saúde.

    Na Especialidade em Química Inorgânica e Materiais, serão abordados conceitos e matérias fundamentais em duas áreas de fronteira da Química moderna: Química de Materiais e Química Bioinorgânica. Serão também apresentados tópicos importantes que complementam a formação dos alunos em Química Inorgânica (disciplina de Química Inorgânica Avançada) nas áreas da Catálise Heterogénea, Química Organometálica e Química Supramolecular. Os alunos que escolham esta especialidade poderão optar por adquirir conhecimentos em processamento industrial de compostos inorgânicos (Química Industrial Inorgânica) e em sistemas coloidais, superfícies e interfaces (Colóides, Superfícies e Interfaces). A fim de sensibilizar os alunos para a possibilidade da criação de empresas de base tecnológica, facultando-lhes algumas ferramentas de grande utilidade prática, será, ainda, facultada opcionalmente uma disciplina de Empreendedorismo.

    Na Especialidade em Química Orgânica e Produtos Naturais, serão cobertos tópicos avançados de estrutura e reactividade dos compostos orgânicos, incluindo a importância e origem biossintética de produtos naturais, bem como a sua produção por via sintética. Serão igualmente tratadas temáticas específicas associadas à síntese e transformação de compostos orgânicos (incluindo produtos naturais), nomeadamente os processos de conversão catalítica, a produção industrial e algumas aplicações específicas, designadamente nas áreas medicinal e agroquímica.

    Na Especialidade em Química dos Recursos Renováveis e Bio-Refinarias, serão cobertos aspectos fundamentais relativos à química, estrutura e reactividade dos materiais agro-florestais, bem como com as tecnologias de processamento e transformação daqueles materiais. Será dado particular relevo aos aspectos relacionados com a conversão química, termoquímica ou biológica da biomassa vegetal, numa perspectiva de utilização integrada e racional dos recursos renováveis como fontes de materiais, produtos químicos (incluindo precursores para polímeros) e energia (conceito de Bio-Refinaria). Será dada ênfase à química e tecnologia dos processos e ao potencial oferecido por tais produtos e materiais como substitutos dos derivados da petroquímica, bem como à utilização da biomassa ou dos produtos seus derivados para a produção de novos polímeros e compósitos.
    saídas profissionais

    No seu conjunto, as competências genéricas e específicas desenvolvidas ao longo do Mestrado deverão permitir aos alunos vir a integrar-se no mercado de trabalho, como profissionais com um nível elevado de qualificação, ou prosseguir estudos ao nível de Doutoramento.

    Em função da Área de Especialidade escolhida os detentores do grau de Mestre em Química possuirão qualificações científicas que os habilitarão a desenvolver a sua actividade profissional de forma competente em múltiplas áreas:

    - Em laboratórios de análises nas áreas de Química (Analítica, Alimentar e Industrial), Ambiente e Saúde.- Como responsáveis pelo Controlo de Qualidade em laboratórios de investigação, indústria e serviços.- Como formadores em Controlo de Qualidade.

    - Na investigação e desenvolvimento, controlo de qualidade, produção e comercialização de materiais avançados nas áreas da industria de electrónica, comunicações, metalúrgica, cerâmica e vidro.

    - Na investigação e desenvolvimento, controlo de qualidade, produção e comercialização de produtos em indústrias químicas ligadas aos sectores agro-químico, farmacêutico, cosmética e química orgânica fina em geral.

    - Na investigação e desenvolvimento, controlo de qualidade, produção e comercialização de produtos em indústrias químicas ligadas ao sector dos polímeros, materiais plásticos, tintas e revestimentos, compósitos, pasta e papel, aglomerados, cortiça, agro-alimentar.

    Finalmente, as competências desenvolvidas permitirão em qualquer caso a estes graduados prosseguir a sua formação ao nível de doutoramento em qualquer área da Química.

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |