Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Solicite informação sem compromisso UALG - Universidade do Algarve

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - Presencial - Faro - Faro - Faro

  • Objectivos
    A Engenharia Biológica é uma área recente da Engenharia que visa a integração e interligação de sistemas biológicos e tecnológicos. A prática da Engenharia Biológica caracteriza-se pela aplicação de conhecimentos biológicos e de engenharia para desenvolver sistemas, metodologias e processos que tiram partido dos componentes biológicos (células, organismos, proteínas e outras biomoléculas) em aplicações específicas que visam responder a problemas da sociedade. O controlo da diferenciação de células estaminais, o estabelecimento de novas estruturas bioartificiais, o desenvolvimento de biochips e biossensores e a produção de proteínas recombinantes são exemplos típicos da prática de Engenharia Biológica.

    O espectro de aplicação da Engenharia Biológica é vasto, centralizando-se principalmente nos sectores tecnológico, produtivo, ambiental e da saúde. O Mestrado Integrado em Engenharia Biológica (MIEB) da Universidade de Algarve é um ciclo de estudos integrados que conduz ao grau de mestre em Engenharia Biológica.

    O MIEB resulta da adequação ao processo de Bolonha da licenciatura em Engenharia Biotecnológica, acreditada pela Ordem dos Engenheiros. Não obstante o ciclo de estudos integrado de 5 anos, o MIEB oferece ao fim de 3 anos o grau de licenciatura em Ciências de Engenharia Biológica. O MIEB alia à formação base em Matemática, Física, Química uma forte componente de ciências e tecnologias ambientais, biológicas e biomédicas, nomeadamente biologia molecular e celular, genómica, proteómica e microbiologia. Os domínios de especialização em Ciências de Engenharia Biológica, como as Tecnologias de Produção (Biorreactores e Processos de Purificação) e a Nanobiotecnologia, resultam da convergência entre o domínio biológico e a engenharia.

    O MIEB contempla também uma forte componente nos domínios das análises química, biológica, bioquímica e microbiológica, nas áreas relacionadas com os processos e com produção, de gestão e de intervenção social. Este curso permite ao aluno, através da diversidade de disciplinas optativas, direccionar o seu perfil de formação para áreas mais específicas, tais como Biotecnologia Ambiental, Ciências Biomédicas ou Nanobiotecnologia.
  • Titulação
    Mestrado Integrado em Engenharia Biológica
  • Conteúdo

    Saídas Profissionais


    Espera-se que os futuros mestres em Engenharia Biológica venham a ocupar posições de liderança na gestão, investigação e desenvolvimento de processos e de produtos biológicos nas indústrias biológica, farmacêutica, agro-alimentar e química, bem como nos domínios ambiental, biomédico e tecnológico. O largo espectro e a forte formação, aliados às competências de liderança transmitidas no MIEB, permitem aos futuros mestres em Engenharia Biológica exercerem funções de alta responsabilidade e de liderança de equipas multidisciplinares de investigação e desenvolvimento em laboratórios científicos e industriais, laboratórios de análises químicas, bioquímicas, microbiológicas e moleculares, gabinetes de consultoria e de projecto.

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |