MBA em Gestão de Recursos Humanos - A Distancia

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Comentários sobre MBA em Gestão de Recursos Humanos - Online

  • Objectivos
    Promoção do desenvolvimento de competências para a intervenção no contexto organizacional, ao nível do recrutamento e selecção, desenvolvimento pessoal e bom desempenho profissional.
  • Dirigido a
    Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Estudantes Finalistas destas áreas e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
  • Titulação
    Certificado de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, mediante aproveitamento
  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: Licenciatura.

    Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Estudantes Finalistas destas áreas e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão desenvolver competências para a intervenção no contexto organizacional, ao nível do recrutamento e seleção, desenvolvimento pessoal e bom desempenho profissional.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Coordenar atividades de Gestão de Recursos Humanos, como por exemplo, Recrutamento e Seleção, Gestão da Formação, Desenvolvimento de Competências;

    - Desenvolver a atividade de Consultor de Gestão de Recursos Humanos;

    - Compreender o que é a cultura organizacional e a sua relação com as práticas de recursos humanos;

    - Reconhecer a importância da formação no desenvolvimento de novas competências.

     5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1 – AS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO (30 horas)

    • O processo de seleção com base no mapa de competências
    • Elaboração do perfil de exigências
    • Principais fontes de recrutamento
    • A conceção do anúncio eficaz
    • A pré-seleção de candidaturas
    • Tipos de entrevista
    • Os testes e provas de seleção
    • Análise e interpretação da informação e a tomada de decisão
    • Acolhimento e Integração do novo colaborador

    Módulo 2 – O DIREITO DO TRABALHO E OS RECURSOS HUMANOS ( 22 horas)

    • O Direito do Trabalho
      • Conceito e fontes
    • O Contrato de Trabalho
      • Noção, elementos essenciais e forma
      • Período experimental
      • Contrato de trabalho a termo
    • O Tempo de Trabalho
      • Tempo de trabalho e período normal de trabalho
      • Adaptabilidade, banco de horas e horário concentrado
      • Isenção do horário de trabalho
      • Períodos de descanso
      • Trabalho noturno
      • Trabalho suplementar
    • Os Feriados, as Férias e as Faltas
      • Regime dos feriados
      • Regime das férias
      • Noção, tipos e efeitos das faltas
    • Cessação do Contrato de Trabalho
      • Caducidade
      • Revogação
      • Denúncia durante o período experimental
      • Despedimento com justa causa “subjetiva”
      • Despedimento coletivo
      • Despedimento por extinção do posto de trabalho
      • Despedimento por inadaptação do trabalhador
      • Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho

    Módulo 3 – RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS (34 horas)

    • As pessoas como recurso estratégico e base de vantagem comparativa sustentável
    • Relações entre a estratégia organizacional e as políticas de recursos humanos
    • Importância e limitações das políticas de recursos humanos
    • Políticas de recursos humanos e cultura organizacional
    • Gestão de recursos humanos e modelo estrutural
    • Conceito de competências
    • Modelos de competências
    • Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de recursos humanos
    • Problemas de implementação de modelos de competências nas empresas portuguesas

    Módulo 4 – GESTÃO DA FORMAÇÃO (24 horas)

    • Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo
    • Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação)
    • Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas
    • Técnicas de utilização de equipamentos de formação
    • Técnicas de avaliação dos formandos
    • Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação

    Módulo 5 - LIDERANÇA E GESTÃO CONFLITOS (30 horas)

    • Liderança
      • Definição de conceitos
      • Tipos de liderança
      • Motivação nas equipas
      • Elogio e crítica
      • Líder ou liderado
      • Eficácia da liderança
    • Gestão de Conflitos
      • O conflito a as principais orientações no relacionamento interpessoal
      • A visão tradicional e atual do conflito
      • O conflito intra e interpessoal
      • O conflito organizacional
      • A resolução de problemas através da administração de conflitos

    Módulo 6 - COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE (28 horas)

    • Elementos do processo de comunicação
    • Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal
    • Barreiras à Comunicação
    • Escuta Ativa
    • Atitudes Comunicacionais
    • Assertividade
    • Estratégias para desenvolver a Assertividade

    Módulo 7 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (22 horas)

    • As emoções
    • Inteligência Emocional: conceitos
    • Inteligência Racional e Inteligência Emocional
    • A Inteligência Emocional na Liderança

    Módulo 8 – GESTÃO DO TEMPO E DE EQUIPAS DE TRABALHO (30 horas)

    • Gestão do tempo
    • Planeamento do Tempo
    • Diferenciar tarefas segundo prioridades
    • Agendamento de atividades
    • Construir agenda e registos diários
    • Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo
    • Bases de uma comunicação eficaz
    • A importância do trabalho em equipa
    • Definição e alcance de objetivos
    • Gestão de reuniões
    • Criatividade nas equipas
    • A importância da criatividade nas equipas
    • Predominância dos hemisférios
    • Técnicas para fomentar a criatividade nos indivíduos e nas equipas
    • Gestão de ideias – Soluções criativas

    Módulo 9 – IGUALDADE DE OPORTUNIDADES (10 horas)

    • Evolução histórica da igualdade de género
    • História do género feminino no mundo laboral
    • Conceitos de igualdade e não discriminação
    • Legislação de igualdade de género
    • Igualdade de género e responsabilidade social das organizações
    • Boas práticas em igualdade de género

    Módulo 10 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (10 horas)

    • Definição, Objetivos e Necessidades de Utilização
    • Implementação
    • O que deve ser avaliado
    • Fatores de avaliação
    • Responsabilidades dos Avaliadores
    • Responsabilidades dos Avaliados
    • Vantagens
    • Dificuldades

    Módulo 11 - PROCESSAMENTO DE SALÁRIOS (50 horas)

    • Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral
    • Assiduidade e Comissões
    • Outros Abonos Sujeitos ou Isentos de TSU e IRS
      • Abonos – Retribuição e Remuneração
    • Remuneração Base, Trabalho Suplementar e Remuneração Bruta
    • Regime de Férias, Feriados e Faltas
    • Mútuo Acordo e Compensação por Caducidade do Contrato
    • Regime de Contribuição para a Segurança Social
    • Impostos e Descontos Facultativos
    • Remuneração Líquida e Emissão de Recibos
    • Diferença entre Remuneração e Retribuição
    • Pagamento de Remunerações
      • Pagamento de Remunerações
      • Recibo de Vencimento
      • Instruções para processamento do Recibo de Vencimento

    Módulo 12 - PROJETO ( 60 horas)

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Recursos Humanos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.

    5. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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