Pós-Graduação em Instalações de Utilização de Energia Eléctrica

Solicite informação sem compromisso IPS - Instituto Politécnico de Setúbal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Instalações de Utilização de Energia Eléctrica - Presencial - Setúbal - Setúbal - Setúbal

  • Objectivos
    O Curso de Pós-Graduação em Instalações de Utilização de Energia Eléctrica destina-se a detentores de formação superior ao nível de bacharelato ou de licenciatura em áreas afins à Engenharia Electrotécnica.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Instalações de Utilização de Energia Eléctrica
  • Conteúdo

    Programas Provisórios

    Máquinas Eléctricas 
    Transformadores monofásicos e trifásicos; Motores e geradores de corrente contínua; Máquinas síncronas trifásicas; Máquinas assíncronas trifásicas; Máquinas monofásicas; Selecção e aplicação de máquinas eléctricas.

    Equipamentos Eléctricos 
    Materiais eléctricos (condutores, semicondutores e isoladores); Aparelhagem eléctrica de protecção, de manobra e de comando; Tecnologia de controlo e regulação eléctrica.

    Accionamentos Electromecânicos 
    Caracterização dos accionamentos electromecânicos; Comportamento em regime permanente e dinâmico dos accionamentos electromecânicos.

    Projecto de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão
    Técnicas para projecto de Instalações Elécricas de Utilização (Planeamento e Organização, Legislação e Normalização; Redes de Distribuição em Baixa Tensão; Circuitos eléctricos de iluminação e de potência, instalação e dimensionamento; Regimes de Neutro; Sistemas de Terras de Protecção e de Serviço; Sistemas de Protecção contra Descargas Atmosféricas); Domótica; Técnicas de Iluminação; Utilização racional de energia eléctrica; Projecto ITED.

    Legislação e Segurança nas Instalações Eléctricas
    Normas CEI 479-1 e CEI 479-2; Directiva Máquinas e Marcação CE; Directiva de Baixa Tensão; Directiva da Compatibilidade Electromagnética; Prevenção do Risco; Sistema Português da Qualidade, Certificação de produtos, Organismos de normalização; Tipos, normas e regulamentos de segurança; Segurança e higiene no trabalho.

    Qualidade de Serviço
    Conceitos associados e índices de avaliação da Qualidade de Serviço em Sistemas de Energia Eléctrica, Fiabilidade, Qualidade da Tensão e Interrupções de Serviço, Harmónicas de Corrente; Soluções para limitar as perturbações da tensão e as harmónicas de corrente; Efeitos da presença de unidades de produção independente na rede de energia eléctrica; Regulamento da qualidade de serviço.

    Sistemas de Detecção e Diagnóstico de Equipamentos Eléctricos
    Transdutores para detecção e diagnóstico de equipamentos eléctricos; Diagnóstico de avarias em máquinas eléctricas; Sistemas de detecção e diagnóstico de avarias.

    Projecto de Instalações Eléctricas de Média Tensão
    Redes de Distribuição em Média Tensão; Postos de Transformação e Seccionamento, dimensionamento em Média Tensão; Compensação do Factor de Potência; Sistemas de produção de energia eléctrica de emergência.

Outro curso relacionado com eletricidade, eletrônica, informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |