Home>Pós-graduação>Psicopedagogia>Lisboa - Cidade>Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição

Centro: Instituto CRIAP
Método: Presencial
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Instituto CRIAP

Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Instituto CRIAP, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Congresso Medicina Legal e Psicologia Forense
I Congresso Internacional Crime, Justiça e Sociedade.
Conferencia no PROFILING GEOGRÁFICO
Imagens - Instituto CRIAP:
Foto Instituto CRIAP Lisboa
Foto Instituto CRIAP Lisboa
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro Instituto CRIAP Lisboa - Cidade Foto
Foto Centro Instituto CRIAP Lisboa - Cidade
Instituto CRIAP Lisboa Foto
Foto Instituto CRIAP Lisboa
Centro Instituto CRIAP Lisboa Foto
Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
OBJETIVOS GERAIS

• Desenvolver conhecimentos necessários desde a sinalização à intervenção aplicada em contexto escolar nas várias temáticas abordadas durante a Pós-Graduação.

• Explorar situações clínicas e conceptualizadas/discussão de casos práticos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Adquirir ferramentas específicas para identificar possíveis sinais de alerta.

• Aplicar ferramentas de intervenção e avaliar a sua eficácia.

• Desenvolver conhecimentos avançados na intervenção específica aplicada ao contexto escolar nas várias temáticas abordadas na Pós-Graduação.

• Potencializar o raciocínio clínico baseado em casos clínicos específicos.
Dirigido a:
A Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar destina-se a estudantes finalistas e licenciados em Educação; Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Medicina; Enfermagem; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala e/ou áreas afins ou equivalentes.
Conteúdo:
PLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Sessão de Abertura
• Orientação Tutelar

A problemática do divórcio em contexto escolar

Perturbações da Linguagem e da Comunicação 
• Fundamentos filo e sócio-genéticos da linguagem;
• Da comunicação verbal à não verbal;
• Fundamentos neuropsicológicos;
• Teorias da linguagem – do gesto à palavra.
• Fundamentos da filogénese da linguagem;
• Formas de avaliação dinâmica;
• Da avaliação à intervenção; 

Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita
• Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem.
• Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem.

Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade
• Necessidades educativas especiais 
- Enquadramento das necessidades educativas especiais
- Decreto-Lei n.º 3/2008
- Programa Educativo Individual 
• Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
- Enquadramento da CIF
- Apresentação do material
- Articulação e aplicação da CIF 
- Análise e discussão de casos práticos 



PLANO CURRICULAR INTEGRADO - CURSOS(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar os cursos mencionados abaixo gratuitamente)

Curso Avançado de Hiperatividade
• Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
  - Perspetiva histórica e evolução do conceito
  - Definição
  - Prevalência
  - Co-morbilidades
  - Etiologia
  - Impacto nos vários contextos
  - Principais características das crianças com PHDA
• Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
  - Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
  - Avaliação de diagnóstico
• Anamnese e entrevistas semi-estruturadas
• Escalas de avaliação dos comportamentos de PHDA (rating scales)
• Avaliação neuropsicológica das funções executivas e dos processos de atenção
• Observação direta do comportamento
• Avaliações complementares
• Intervenção Terapêutica Multi-Modal 
  - Intervenção farmacológica
  - Intervenção cognitivo-comportamental
  - Intervenção psicossocial
  - Aplicabilidade de medidas educativas especiais

Curso Avançado de Dislexia
• Dislexia 
  - Dificuldades de Aprendizagem Específicas 
  - Modelos de Desenvolvimento da Leitura
  - Definição de Dislexia 
  - Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Dislexia 
  - Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico 
  - Tipologia(s), Prevalência e Etiologia 
  - Có-Morbilidades Associadas 
• Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
  - Avaliação e Perfis Cognitivos/Intelectuais 
  - Avaliação Neuropsicológica e Psicolinguística 
  - Avaliação dos Processos de Leitura e Escrita 
  - Instrumentos Específicos de Avaliação da Dislexia 
  - Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica 
• Avaliação (Exclusivo para outros Profissionais)
  - Despiste em idade pré-escolar
  - Sinais de alerta em idade escolar
  - O adolescente disléxico na escola/problemática emocional
• Intervenção (Exclusivo para outros Profissionais)
  - Papel dos Professores
  - Papel dos Pais
  - Papel do Terapeuta da Fala
  - Estratégias de intervenção
  - Casos práticos
• Intervenção Reeducativa 
  - Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção 
  - Atividades e Exercícios de Reeducação na Dislexia 
  - Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Dislexia (CIF e DL 3/2008)

Curso Prático em Perturbações do Espetro do Autismo
• Abordagem teórica, breve historial e atual
  - Conceito de espetro de autista
  - Características do autismo 
  - Etiologia 
  - Vídeo
• Avaliação do autismo 
  - Vários instrumentos
  - PEP-R e PEP-3 
  - ADOS
  - Observação e análise de vídeos
• A perturbação da comunicação e da linguagem no autismo 
• Estratégias de Intervenção 
  - Comunicação e Linguagem
  - Envolvimento da família 
  - SAAC – PECS
  - Materiais de intervenção
• Metodologias de Intervenção 
  - O que recomendam as guidelines?
• A Intervenção Psicoeducacional Integrada
  - Modelo do Ensino Estruturado 
  - Intervenção Centrada na Imitação e no Jogo
  - Estratégias de modificação do comportamento
  - Observação e análise de vídeos
  - Discussão de Casos Práticos 

Curso Avançado de Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção 
• Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior:
  - Definição do conceito – o que significa ser sobredotado? Como se diferencia de outros conceitos próximos? 
  - Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos
  - Características dos alunos sobredotados 
  - Mitos associados à sobredotação 
• Sinalização e avaliação da sobredotação
  - Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação
  - Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação
  - O caso específico da identificação precoce da sobredotação 
• Intervenção na sobredotação e no talento 
  - Medidas legislativas de apoio à sobredotação
  - Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados 
  - O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio
  - Projetos e iniciativas em desenvolvimento
• Análise de casos práticos

Curso Intensivo em Avaliação e Intervenção no Processo do Luto
• Reflexões em torno das perdas e do processo de luto
  - Terminologia relacionada com as perdas e o luto
  - Tipos de perdas e fatores de risco ao desenvolvimento de perturbações de luto
  - Principais concetualizações teóricas
• Avaliação do Processo de Luto
  - Critérios de avaliação das perturbações de luto de acordo com DSM-V
  - Entrevista clínica adaptada aos contextos de luto
  - Instrumentos de avaliação validados para a população portuguesa
• Intervenção Psicológica no Processo de Luto
  - Da intervenção psicológica à prática psicoterapêutica em contextos de luto
  - Abordagens teóricas e respetivas estratégias de intervenção psicológica com ilustrações clínicas
  - Discussão de casos clínicos

Curso Prático em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Necessidades Educativas Especiais 
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Deficiência Mental
  - Introdução aos problemas de necessidades (educativas) especiais
  - Abordagem topográfica e abordagem funcional. Análise Experimental Aplicada do Comportamento
  - Conceito de Inteligência e de deficiência mental
  - Avaliação: materiais (WISC, WAIS, Matrizes Raven), procedimentos, perfis e assessment
  - Dislexias, Discalculias. Disortografia
  - Definição de objetivos, planeamento e procedimentos de intervenção neuropsicológica nestes domínios
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Perturbações Psicomotoras
  - Problemas de coordenação motora e equilíbrio estático e dinâmico
  - Psicomotricidade fina
  - Praxias e apraxias: ideomotora e ideatória
  - Avaliação e intervenção reabilitativa nestes domínios
• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Sobredotação
  - Conceito de sobredotação. Discussão
  - Desequilíbrios entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socio-moral: os dilemas kolbergianos e o Wason Selection Task
  - Perturbações de humor
  - Competências sociais
  - Diferenciação pedagógica



PLANO CURRICULAR OPCIONAL(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar o curso mencionado abaixo em condições especiais)

Curso Avançado de (In)Sucesso Escolar: compreender para intervir
• Enquadramento do conceito
  - Conceito de sucesso escolar 
  - Fatores de risco e fatores protetores do (in)sucesso escolar 
• Análise dos processos relacionados com o (in)sucesso escolar (cognitivos, emocionais, afetivos, contextuais)
Características dos alunos de insucesso
Intervenção educativa nos alunos com Insucesso
  - Papel da escola 
  - Papel da família 
- Análise de casos práticos
• Características dos alunos de sucesso Intervenção educativa nos alunos com Sucesso
  - Papel da escola 
  - Papel da família 
  - Análise de casos práticos
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Psicopedagogia: