Pós-graduação Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso ESJ - Escola de Jornalismo de Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais - Semi-presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Dirigido a
    A licenciados nas áreas das ciências sociais (comunicação, relações públicas e marketing e ciência política).
    A profissionais de comunicação e marketing.
    A atores e dirigentes políticos e seus assessores, em especial aos que desenvolvem a sua ação nos Municípios.
  • Conteúdo
    A ação política, quer como exercício do poder democrático, quer como oposição ao poder estabelecido, exige conhecimentos avançados de comunicação numa lógica integrada e estratégica. O funcionamento do sistema político passa em grau elevado pela comunicação nas vertentes dos media e das redes sociais, numa lógica sistémica analógica e digital. Inclui as técnicas de comunicação interpessoal e discursiva. O campo da comunicação política confunde-se, em grau muito elevado, com a própria ação política.

    As campanhas eleitorais, como expressão da competitividade política, têm um papel decisivo no funcionamento do sistema político democrático e na determinação de quem exerce o poder. O conjunto de ações e de tarefas que as constituem visam criar preferências racionais e emocionais por candidatos e organizações políticas por parte dos cidadãos.

    Mais do que ministrar saberes, o curso tem como objetivo principal contribuir para a compreensão dos fenómenos de comunicação, do marketing e das campanhas eleitorais. Mais que o conhecimento abstrato nos interessa o saber-fazer. O desafio para os pós-graduandos mais que aprender é de compreender e apreender saberes indispensáveis e experiências com valor. O objetivo é de garantir aos pós-graduados competências, com base na experiência e nos conhecimentos científicos, de organização e liderança de uma campanha eleitoral.

    O curso em Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais é uma formação avançada e complementar para quem tem interesses específicos pelos fenómenos da política, da comunicação política e das campanhas eleitorais.

    Metodologia Inovadora
    Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
    Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

    Aulas
    As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

    Saberes e Competências
    • Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
    • Organizar campanhas eleitorais municipais.
    • Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
    • Compreender os fenómenos da comunicação política nas suas várias dimensões.
    • Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.

    Módulo I CONCEITOS ESSENCIAIS DE CIÊNCIA POLÍTICA
    • Política e Poder: como conceitos e como sistemas;
    • Caraterísticas e fontes do poder político;
    • Sistemas políticos democráticos e não democráticos;
    •  Os partidos políticos: noções base de história, caraterísticas, tipologias e funções;
    • Do antigo regime e do poder teocrático ao estado moderno e soberania popular;
    • Eleições: história, funções e modelos eleitorais.
    Módulo IICOMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO
    • Principais teorias, modelos e dimensões de comunicação e de marketing político;
    • A interação entre o sistema mediático, o sistema político e a opinião pública;
    • A comunicação e o marketing digital;
    • O Plano de comunicação e de marketing;
    • A mensagem política e a teoria da comunicação por processos.
    Módulo III CONCEPTUALIZAÇÃO CAMPANHAS ELEITORAIS E ESTRATÉGIAS
    • A teoria dos jogos e as estratégias;
    • Princípios estratégicos;
    • O Plano Estratégico Eleitoral:
    • Conceção e utilidade;
    • Diagnóstico do espaço eleitoral:
    • Importância e conteúdos ou matéria a diagnosticar;
    • Meios de diagnóstico:
    • Focus Group e Sondagens;
    • Estudos eleitorais
    • Objetivos: estratégicos e conjunturais;
    • Organização, recursos e meios;
    • Programação:
    • Avaliação.
    Módulo IV HISTÓRIA, LEGISLAÇÃO, TIPOLOGIAS E TEORIAS DO COMPORTAMENTO ELEITORAL
    • Concetualização, tipologias e modelos;
    • Liderança e preparação dos candidatos;
    • Ordenamento jurídico das campanhas:
    • Legislação eleitoral;
    • Sistemas eleitorais;
    • Métodos eleitorais;
    • Teorias do comportamento eleitoral e a causalidade na decisão do voto;
    • Os tempos e as fases de uma campanha eleitoral;
    • As especificidades de uma campanha eleitoral autárquica;
    • Formação dos ativos, da campanha.
    Módulo V O MARKETING DE CAMPANHA
    • Teorias USP e ESP,
    • Storytelling,
    • Programa, mensagem (slogan) e temas,
    • Identidade do candidato (notoriedade e atributos de imagem) a lista candidata e o partido,
    • Grafismo, cores e design, logo musical
    Módulo VI EVENTOS E MEIOS DE CAMPANHA
    • Ações de relações públicas;
    •  Ações de marketing de rua e direto;
    •  Ações de comunicação e marketing digita e eventos de marketing comunitário;
    • Os suportes de campanha:
    • Design, lettering: e cores:
    •  Cartazes, outdoors, desdobráveis, revistas ou jornais, cartas abertas etc.
    • Seminário: Como ganhamos eleições – dois presidentes e um ex-presidente explicam como ganharam eleições
    Módulo VII CASO DE ESTUDO - ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA DE UMA CAMPANHA ELEITORAL MUNICIPAL
    • Diagnóstico (estudo eleitoral, focus group e sondagens)
    • Objetivos
    • Recursos humanos e meios financeiros
    • Modelo organizacional
    • Tipologia de campanha
    • Comunicação e marketing:  meios analógicos e digitais
    • Imagem do candidato – storytelling
    • Mensagem e ausência de programa
    • Fases da campanha
    • Estratégias
    • A inesperada vitória para o exterior e esperada para o interior.
    Módulo VIII FALAR EM PÚBLICO, CONSTRUÇÃO DO DISCURSO, EXPRESSÃO CORPORAL E MEDIA TRAINING
    • Técnicas de falar em público
    • O papel da argumentação e da expressão corporal
    • A construção do discurso e a mensagem
    • Sessões práticas de expressão corporal e media training
    Módulo IX ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA DE UMA CAMPANHA ELEITORAL CONCRETA (SITUAÇÃO REAL)Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
    • Um seminário por cada módulo
    Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
    O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.

    Condições de inscrição
    • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular


Outro curso relacionado com marketing estratégico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |