Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho

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  • Objectivos
    É hoje universalmente aceite que quanto mais eficazmente uma organização gere os seus recursos humanos maior é a probabilidade de se tornar uma organização de sucesso. Este sucesso passa inevitavelmente pela qualidade das condições de trabalho que se proporciona às pessoas que dela fazem parte. Assim, a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas portuguesas passa obrigatoriamente por uma intervenção na melhoria das condições de trabalho. A Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho levada a cabo pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, pretende potenciar um desempenho profissional adequado neste domínio, contribuindo para a formação e qualificação de Quadros Superiores na área de Segurança e Higiene. Neste sentido, vem colmatar as necessidades do país, e particularmente das empresas da região de Setúbal, de profissionais qualificados para concretizar os princípios e práticas da Segurança e Higiene do Trabalho e integrar a prevenção de riscos profissionais nos processos de gestão.
  • Dirigido a
    O Curso destina-se prioritariamente a profissionais a exercer funções nas áreas da segurança e higiene do trabalho, ou jovens que pretendam desenvolver a sua carreira nesta área .
  • Titulação
    Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
  • Conteúdo
    Um dos grandes desafios que se coloca à Sociedade contemporânea é a melhoria das condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, quer seja por razões humanas, quer seja por razões sociais ou económicas. Deste modo, para se poder responder a esses desafios é fundamental elevar a qualificação dos profissionais destas áreas. 

    o final do curso os formandos ficam aptos, designadamente, para: 
    • Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar um sistema de gestão;
    • Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;
    • Conceber e desenvolver medidas de prevenção e protecção;
    • Coordenar as actividades de SHT assegurando o enquadramento e a orientação dos profissionais desta área de actividade;
    • Colaborar na organização do trabalho;
    • Assegurar a gestão dos recursos externos nas actividades de prevenção e protecção;
    • Organizar, implementar e manter a documentação necessária à gestão da prevenção na organização;
    • Promover a formação e informação dos trabalhadores e quadros da organização;
    • Promover a integração do sistema de prevenção no sistema global da organização;
    • Dinamizar os processos de consulta aos trabalhadores;
    • Desenvolver e manter as relações da organização com os organismos da rede de prevenção.

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