Home > Pós-graduação > Educação Especial > Porto - Cidade > Pós-Graduação em Sobredotação - Porto - Cidade - Porto

Pós-Graduação em Sobredotação

Solicite informação sem compromisso ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Sobredotação - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Com esta pós-graduação pretende-se sensibilizar os educadores e professores para a problemática da sobredotação, contribuindo para o conhecimento das características e das necessidades das crianças sobredotadas em idade pré-escolar ou escolar, permitindo o contacto com algumas abordagens educativas, ajustadas às suas dissincronias. Pretende-se desenvolver nos formandos a capacidade crítica e reflexiva sobre as respostas educativas actuais e a as que deverão ser implementadas no futuro. Far-se-á o enfoque nos aspectos teóricos decorrentes da investigação desenvolvida, até ao momento, neste domínio, optando por um conjunto de conceitos e atitudes que facilitem a operacionalização de dinâmicas organizacionais e de práticas escolares mais adequadas à compreensão e apoio a esta problemática, cada vez mais presente no quotidiano escolar.
  • Dirigido a
    Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundários, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham pelo menos cinco anos de serviço docente.
  • Titulação
    Especialista em Sobredotação.
  • Conteúdo
    Apresentação
    A escola deve implementar estratégias de diferenciação pedagógica, quer ao nível da organização e planeamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos sobredotados, quer ao nível do desenvolvimento de competências sociais, promotoras do exercício da cidadania, na perspectiva do aprender a viver juntos. Se tal não se verificar, dadas as interacções desenvolvidas no seu quotidiano escolar, o aluno com capacidades excepcionais pode sentir-se fragilizado a nível sócio-emocional, com reflexo no aproveitamento escolar e no desenvolvimento pessoal e social.
    As dinâmicas de acção do professor, em termos de metodologias e de estratégias pedagógico-didácticas, o desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular, representam para o aluno sobredotado o suporte consistente da sua educação. Uma maneira essencial de garantir que o cérebro receba a estimulação de que precisa é através do currículo diferenciado.

Outro curso relacionado com Educação Especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |