Home>Pós-graduação>Educação Especial>Porto - Cidade>Pós-Graduação em Sobredotação - Porto - Cidade - Porto
 

Pós-Graduação em Sobredotação

Loading...

Solicite informação sem compromisso
ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Pós-Graduação em Sobredotação - Porto - Cidade - Porto

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Pós-Graduação em Sobredotação - Porto - Cidade - Porto Comentários sobre Pós-Graduação em Sobredotação - Porto - Cidade - Porto
Objectivos:
Com esta pós-graduação pretende-se sensibilizar os educadores e professores para a problemática da sobredotação, contribuindo para o conhecimento das características e das necessidades das crianças sobredotadas em idade pré-escolar ou escolar, permitindo o contacto com algumas abordagens educativas, ajustadas às suas dissincronias. Pretende-se desenvolver nos formandos a capacidade crítica e reflexiva sobre as respostas educativas actuais e a as que deverão ser implementadas no futuro. Far-se-á o enfoque nos aspectos teóricos decorrentes da investigação desenvolvida, até ao momento, neste domínio, optando por um conjunto de conceitos e atitudes que facilitem a operacionalização de dinâmicas organizacionais e de práticas escolares mais adequadas à compreensão e apoio a esta problemática, cada vez mais presente no quotidiano escolar.
Dirigido a:
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundários, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham pelo menos cinco anos de serviço docente.
Diploma:
Especialista em Sobredotação.
Conteúdo:
Apresentação
A escola deve implementar estratégias de diferenciação pedagógica, quer ao nível da organização e planeamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos sobredotados, quer ao nível do desenvolvimento de competências sociais, promotoras do exercício da cidadania, na perspectiva do aprender a viver juntos. Se tal não se verificar, dadas as interacções desenvolvidas no seu quotidiano escolar, o aluno com capacidades excepcionais pode sentir-se fragilizado a nível sócio-emocional, com reflexo no aproveitamento escolar e no desenvolvimento pessoal e social.
As dinâmicas de acção do professor, em termos de metodologias e de estratégias pedagógico-didácticas, o desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular, representam para o aluno sobredotado o suporte consistente da sua educação. Uma maneira essencial de garantir que o cérebro receba a estimulação de que precisa é através do currículo diferenciado.

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Educação Especial: