Pós-Graduação em Terrorismo Transnacional

Solicite informação sem compromisso ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Terrorismo Transnacional - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    - Entender, ao longo da história, o processo denominado “terrorismo” e, nos dias de hoje, enquadrá-lo numa visão geopolítica. O conceito alargado de Segurança e Defesa, numa perspectiva nacional e internacional; - As origens e processos dos actuais processos de terrorismo, de âmbito local, regional ou transnacional; - As formas de detecção e prevenção do terrorismo transnacional e do crime organizado afim. Os sistemas de informação, militar e civil, nas esferas nacional e internacional; - Os sistemas de segurança comunitária e a sua utilização preventiva e operativa em diversificadas ocorrências; - Oferecer aos diversos profissionais ligados à segurança, à investigação criminal e à administração, assim como a académicos interessados na temática, os conhecimentos de enquadramento político e operacional que permitam participar na prevenção, detecção e contenção de actos terroristas e de outros actos do chamado crime internacional organizado. Assim, o Curso Avançado em Terrorismo Transnacional vai contribuir para que a formação especializada que promove dê condições aos Alunos para reflectirem sobre os conflitos sociais, nacionais e internacionais, que tendencialmente geram planos e actividades de terrorismo ou outras formas de crime organizado, usando sofisticados meios tecnológicos anteriormente só possuídos e controlados por organizações estatais.
  • Titulação
    Especialista em Terrorismo Transnacional
  • Conteúdo

    Estrutura

    O Curso Avançado de Pós-Graduação em Terrorismo Transnacional está estruturado em 60 ECTS, incluindo a realização de um Projecto de Investigação.
    As unidades curriculares do tipo modular serão acompanhadas de análise de casos (Case Studies) e de visitas de estudo, que reforçarão os processos de aprendizagem.
    Algumas conferências serão alternadas com o desenvolvimento das unidades curriculares modulares com temas e conferencistas da maior relevância e experiência no mundo da Criminologia.
    Todos os Docentes são personalidades com larga experiência na matéria e com efectivo reconhecimento académico, científico e tecnológico a nível nacional e internacional.

    Metodologia do Curso

    O plano curricular será todo ministrado sob uma metodologia construtivista, de modo a que a componente aprendizagem de cada um se reforce na formação do seu próprio construto.
    Utilizar-se-á uma metodologia de blended learning, isto é, as sessões presenciais serão complementadas e replicadas numa plataforma de e-learning acessível de modo deslocalizado, no espaço e no tempo, por cada Aluno. Um simples processo de avaliação in itinere, através da plataforma, simplificará o trabalho de cada Aluno. Realizar-se-á uma sessão inicial de formação propedêutica e tecnológica para acesso e uso da plataforma de e-learning. Os Docentes serão apoiados por Tutores de e-learning para simplificação do processo.

    Metodologia de Avaliação

    A assistência às aulas presenciais é obrigatória não podendo haver faltas superiores a 70% do plano efectivo de aulas presenciais e de Seminários e de Conferências, mau grado o uso da metodologia de blended learning.
    Cada unidade curricular terá um processo de avaliação a definir pelo Docente mas, na maior parte dos casos, pela realização de um pequeno trabalho escrito a apresentar ou pela resposta a um questionário do tipo de resposta múltipla, sempre pela via da plataforma de e-learning.
    A nota final do Curso é dada pela média das classificações de aprovação (10/20 a 20/20) em cada unidade curricular, cujo somatório terá a ponderação de 60% e a nota obtida pelo Projecto Final (10/20 a 20/20) com a ponderação de 40%. Só serão passados Certificado e Diploma a quem obtiver uma classificação final entre 10/20 e 20/20.
    A não obtenção de nota de aprovação a uma unidade curricular pode ser resolvida mediante o requerimento de novo processo de avaliação a definir pelo respectivo Docente e de acordo com os procedimentos gerais aprovados pelo Conselho Pedagógico do ISCIA e ratificados especificamente para este Curso pela Coordenação.
    Esta Pós-Graduação não confere grau académico mas concede, ao ser finalizada, 60 ECTS que farão parte do novo documento académico chamado “Suplemento ao Diploma” que dará acesso a licenciados, por pedido de equivalência/convalidação, a cursos de 2º ciclo (mestrados) ou mesmo de 3º ciclo (doutoramento) em instituições de ensino superior que os ministrem ou venham a ministrar.

    Coordenação Científico-Pedagógica e Tecnológica

    Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro (Director do ISCIA)
    General José Manuel Freire Nogueira (ISCIA)
    CMG António Silva Ribeiro (Armada, COG, ISCIA)

Outro curso relacionado com segurança nacional e internacional

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |