Centro Escola Profissional de Alvito - Alvito - Epa alvito - Escola profissional de alvito

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
2.435 Mestrados e cursos Lisboa - Cidade
Procurar
Escola Profissional de Alvito
Historial
 

A Escola Profissional de Alvito ( E.P.A. ), sediada no Concelho de Alvito, inicia a sua actividade no ano lectivo de 1990/1991, ao abrigo do Decreto - Lei 26 / 89 de 21 de Janeiro, o qual criou as Escolas Profissionais, concretizando velhas aspirações sentidas pela população do ...
Ver maisVer mais
Mestrado e Cursos do Centro
Atenção e Animação infantil
Contabilidade
Gastronomia
Hotelaria
Informática
Secretária / Auxiliar Administrativo
Turismo
Historial
 

A Escola Profissional de Alvito ( E.P.A. ), sediada no Concelho de Alvito, inicia a sua actividade no ano lectivo de 1990/1991, ao abrigo do Decreto - Lei 26 / 89 de 21 de Janeiro, o qual criou as Escolas Profissionais, concretizando velhas aspirações sentidas pela população do Concelho.

A E.P.A. tinha como entidades promotoras a Câmara Municipal de Alvito e a Cooperativa de Ensino do Concelho de Alvito (C.E.C.A.), que cederam, respectivamente o edifício (instalações que provisoriamente vão ser partilhadas com a C.E.C.A.) e material didáctico.

A formação inicial é distribuída por três cursos: Técnico de Contabilidade, Cozinha/Pastelaria e Mesa/Bar, sendo o primeiro de Nível III e os outros dois de Nível II. A população escolar era de 40 alunos, 12 professores/formadores e três funcionários.

O ano lectivo de 1993/1994 vai marcar definitivamente o crescimento da E.P.A em todos os sentidos. Muda-se para novas instalações, sitas na Rua da Maceira, o que vai permitir a criação de espaços para os alunos, conveniente acomodação e utilização de meios audiovisuais e de outro material didáctico.

Cria-se na cidade de Beja um Pólo, o que permite a diversificação de cursos, agora vocacionados para a área de Intervenção Pessoal e Social, que são: Animador Sócio-cultural/Assistente de Geriatria e Animador Sócio-cultural/Técnico Psicossocial, todos de Nível III.

Os cursos de Cozinha/Pastelaria e Mesa/Bar vão evoluir para cursos de Nível III, como estipula o decreto 70/93, dando origem respectivamente a Técnico de Cozinha e Técnico de Hotelaria/Restauração – Organização e Controlo.

Ao abrigo do Decreto - Lei 4/98 as figuras de entidades promotoras desaparecem, transformando-se em entidades proprietárias e constitui-se uma Régie--Cooperativa composta por sete cooperantes: Câmara Municipal de Alvito, Cooperativa de Ensino do Concelho de Alvito, Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, Cooperativa Agrícola de Alvito, Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia e Santa Casa da Misericórdia de Alvito.

Actualmente a E.P.A conta com 10 turmas para 7 cursos: Técnico de Hotelaria /Restauração – Organização e Controlo, 3 turmas, sendo uma de cada ano de formação; Técnico de Hotelaria / Recepção e Atendimento, uma turma no 2.º ano; Técnico de Turismo, uma turma no 3.º ano; Animador Sócio-cultural / Desporto, uma turma no 3.º ano; Técnico de Secretariado, uma turma no 2.º ano; Técnico de Informática / Gestão, uma turma no 2.º ano; Técnico de Informática / Manutenção de Equipamentos, uma turma no 3.º ano; Técnico de Cozinha, uma turma no 1.º ano.

Neste momento a população escolar é de 192  alunos, 29 professores / formadores, 17 funcionários, 2 estagiário e 1 de programas ocupacionais.
Glossário
  • Epa alvito
  • Escola profissional de alvito
Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar