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UAb - Universidade Aberta

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) tem estado, desde o início, vocacionada para a educação de grandes massas populacionais geograficamente dispersas. Assim, já proporcionou formação de nível superior a mais de 10 mil estudantes, em 33 países dos cinco continentes, licenciando mais de 9 mil alunos, ...

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Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) tem estado, desde o início, vocacionada para a educação de grandes massas populacionais geograficamente dispersas. Assim, já proporcionou formação de nível superior a mais de 10 mil estudantes, em 33 países dos cinco continentes, licenciando mais de 9 mil alunos, concedendo mais de um milhar de graus de mestre e cerca de uma centena de graus de doutor, em diversas áreas.

Pioneira no ensino superior a distância em Portugal, a UAb tem promovido acções relacionadas com a formação superior e a formação contínua, contribuindo igualmente para a divulgação e a expansão da língua e da cultura portuguesas, com especial relevo nos países e comunidades lusófonos.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, a UAb tem desenvolvido actividades de investigação científica, através da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, concebendo e produzindo materiais pedagógicos nas áreas da tecnologia do ensino e da formação a distância, e da comunicação educacional multimédia.

Com mais de 400 títulos editados, de 3500 horas de produções audiovisuais e de 6000 horas de emissões televisivas, produzidas nos seus estúdios, a UAb tem procurado sobretudo incentivar a apropriação e a autoconstrução de saberes, concebendo e leccionando cursos, formando técnicos e docentes, de acordo com uma filosofia de prestação de serviço público.

Estudantes-alvo
A UAb assume como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários. Por outro lado, a UAb procura corresponder às expectativas de quantos, tendo eventualmente obtido formação superior, desejam reconvertê-la ou actualizá-la; o que significa que, por vocação, tenta ir ao encontro das expectativas de um público adulto, com experiência de vida e normalmente já empenhado no exercício de uma profissão.

Assim, é condição necessária para ingressar na UAb ter mais de 21 anos de idade e realizar provas de acesso a esta universidade, que não integra o concurso nacional de acesso ao ensino superior. As licenciaturas da UAb não têm numerus clausus. A UAb também realiza provas especialmente destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior (ACFES) dos maiores de 23 anos

Pioneira no E-Learning em Portugal
Enquanto universidade pioneira no Ensino Superior a Distância em Portugal, e tendo em conta a sua responsabilidade como principal centro nacional de competência nesta área, a UAb desenvolveu um inestimável know-how, que lhe permitiu constituir a maior bolsa de oferta de cursos on-line do País.

No ano lectivo 2008-2009, a UAb torna-se na primeira e única universidade (pública) em Portugal a leccionar todas as licenciaturas e mestrados pela Internet, em regime de e-learning, através de um Modelo pedagógico virtual inédito no País e desenvolvido por esta instituição.

A UAb é também considerada um dos mega-providers de e-learning europeus, desempenhando um papel preponderante na leccionação de cursos de 1.º Ciclo (licenciatura) e de 2.º Ciclo (mestrado), em domínios das Humanidades, das Ciências da Educação, das Ciências Exactas, Tecnológicas e do Ambiente, da Gestão Empresarial e das Ciências Sociais. Todos os cursos de licenciatura e mestrado da UAb estão adequados ao Processo de Bolonha.

Modelo pedagógico virtual
O modelo pedagógico da UAb assenta no regime de e-learning e na utilização intensiva das novas ferramentas de comunicação on-line. Promovendo a interacção entre alunos e professores, este modelo está fortemente centrado no estudante como indivíduo activo e construtor do seu conhecimento. Permite ainda uma maior flexibilidade na aprendizagem, onde a comunicação e a interacção se processam de acordo com a disponibilidade do estudante, partilhando recursos, conhecimentos e actividades com os seus pares.

A avaliação dos conhecimentos e competências, centrada na avaliação contínua, assume soluções diversificadas. Nos cursos de graduação, o estudante possui um cartão de aprendizagem onde investe ao longo do seu percurso, realizando e-fólios, creditando e-valores e realizando provas presenciais. Nos cursos de pós-graduação, a avaliação desenvolve-se de formas muito variadas, recorrendo, por exemplo, a portfólios, blogs, projectos, ensaios, resolução de problemas, participação em discussões, relatórios e testes.

Inclusão digital
A frequência da UAb é factor de inclusão social pela vertente da alfabetização digital: o ensino on-line exige competências específicas por parte do estudante, pelo que todos os programas de formação certificados pela UAb incluem um módulo prévio, de frequência gratuita. Deste modo, os novos estudantes podem adquirir as competências necessárias à frequência do curso ou do programa de formação em que se inscrevem.

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