Pós-Graduação de Melhoramento Genético Florestal

Solicite informação sem compromisso UTL - Universidade Técnica de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação de Melhoramento Genético Florestal - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A 1ª Edição do Curso de Melhoramento Genético Florestal surgiu no âmbito de um protocolo estabelecido entre a ADISA - Associação para o Desenvolvimento do ISA e Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRFF) da Região Autónoma dos Açores, que permitiu a implementação do Programa de Melhoramento Florestal. A 1ª Edição foi direccionada aos técnicos superiores da Direcção Regional dos Recursos Florestais da Região Autónoma dos Açores, pretendendo-se que estes se familiarizassem com os conceitos e os instrumentos que lhes permitem manipular a variabilidade genética das populações arbóreas de forma a condicionar o processo produtivo, e tomem consciência da necessidade da conservação do património genético dessas populações como forma de garantir a sustentabilidade da floresta.
  • Dirigido a
    O Curso destina-se a técnicos, investigadores, e outros, com interesse em melhoramento genético florestal.
  • Conteúdo

    O curso foca a variação genética quantitativa em populações arbóreas naturais e domesticadas e a sua importância para a adaptação a diferentes ambientes. São analisadas os factores e as causas que condicionam a variação genética entre e dentro das populações. São introduzidos os conceitos e técnicas que permitem avaliar o controle genético de características quantitativas e a possibilidade da sua manipulação. É ainda abordada a variação genética em espécies florestais e as respectivas implicações para a conservação dos recursos genéticos e para o processo do melhoramento. São apresentadas as metodologias gerais do melhoramento florestal e referido o papel da genética molecular como ferramenta do melhoramento florestal.

    O plano de estudos compreende as seguintes temáticas:
    Introdução ao Melhoramento Florestal
    Factores de Evolução
    Variação genética em espécies florestais
    Genética Quantitativa
    Delineamento Experimental
    Métodos de Melhoramento
    Estratégias de Melhoramento
    Conservação Genética
    Melhoramento Molecular como componente do Melhoramento Tradicional

    As sessões são organizadas em aulas teóricas, teórico-práticas, palestras e debates.

    Nas aulas práticas utilizar-se-á o modelo “Simulations of Population Biology” (Acronym: POPULUS) desenvolvido na Universidade do Minesota por Don Alstad e também o programa de estatística – SAS - na análise dos dados.

Outro curso relacionado com geologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |