Curso de Técnico de Acção Educativa

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Curso de Técnico de Acção Educativa

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    Cada vez mais, a atenção dada a crianças e jovens assume um papel social de destaque, ao nível do seu desenvolvimento físico, psico-­‐afectivo, cultural e ético, fazendo emergir novas necessidades e um aumento de procura de serviços pessoais, colectivos e sociais de proximidade neste domínio. Estes serviços prestados por entidades privadas sem fins lucrativos e com fins lucrativos surgem ainda associados à premente necessidade de estruturas de apoio à família, que facilitem a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional, uma exigência acrescida face a uma elevada taxa de actividade feminina como a da população portuguesa. Assim, este sector revela-­‐se em forte expansão, quer em número de entidades, quer em número de trabalhadores.

    ÁREA DE FORMAÇÃO
    761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

    OBJECTIVO GERAL
    No final da formação, os formandos deverão estar habilitados com competências e conhecimentos que lhes permitam acompanhar e auxiliar as crianças em contexto escolar.

    OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
    Dotar os formandos para poder vigiar e acompanhar uma ou mais crianças.
    Dotar os formandos para poder acompanhar, vigiar e apoiar crianças em Actividades de Tempos Livres.
    Dotar os formandos para poder apoiar a educadora na planificação e execução de actividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas.
    Dotar os formandos para poder auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares.
    Dotar os formandos para poder acompanhar, apoiar e desenvolver actividades com crianças com necessidades específicas de educação.

    DESTINATÁRIOS
    Esta formação destina-­‐se a todos aqueles que trabalhem com crianças e queiram adquirir mais conhecimento o aperfeiçoar as suas práticas e/ou os que desejam vir a trabalhar na área.

    MODALIDADE DA FORMAÇÃO
    Formação Contínua ou de Actualização

    FORMA DE ORGANIZAÇÃO

    Formação presencial

    METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
    A que o formador achar mais pertinente para a aquisição dos conhecimentos transmitidos.

    AVALIAÇÃO
    Avaliação Inicial de Diagnóstico (opcional)
    Avaliação Formativa
    Avaliação Sumativa
    Avaliação Diagnóstica Prospectiva/Inquérito de Satisfação

    RECURSOS MATERIAIS
    Mesas, cadeiras, quadro branco, videoprojector, capa da "Competências", e outros solicitados pelos formadores.

    TIPO DE HORÁRIO
    Pós-­‐Laboral: 3ªf das 18h30-­‐22h30

    PROGRAMA
    M1. Modelos psicológicos e fases do desenvolvimento da criança
    M2. Modelos de Competências Parentais
    M3. Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança
    M4. Ética e deontologia profissional na prática pedagógica
    M5. Primeiros Socorros Pediátricos -­‐ tipos de acidentes e formas de actuação
    M6. Acompanhamento de crianças com NEE's
    M7. Técnicas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e ATL
    M8. Planificação de actividades pedagógicas e gestão do tempo
    M9. Manutenção dos espaços, materiais e equipamentos

    CERTIFICAÇÃO
    -­ Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).


    DURAÇÃO:
    60 horas teórico-práticas
    150 horas de estágio (opcional)

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