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Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educaional

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  • Conteúdo
    Este curso de Pós-Graduação visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino.
    Esta formação, altamente qualificante, necessária para os profissionais (diretores, assessores, gestores e formadores) que integram ou queiram integrar equipas dirigentes de instituições educativas, de acordo com os requisitos da formação especializada em Administração Escolar e Administração Educacional, habilitando os profissionais “para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e de ensino” (cf. alínea b), do artigo 3º, do Decreto-Lei nº 95/97, de 23 de abril), bem como para o exercício das diferentes responsabilidade para os órgãos de direção, administração e gestão dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (cf. o Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho).
    O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, enquadrando-os quer nacional quer internacionalmente numa perspetiva de melhoria da qualidade educativa.
    Esta perspetiva de melhoria da qualidade educativa, na sua dimensão global, considera para o efeito diferentes dimensões, tais como o ensino em sala de aula, a escola como referencial do projeto pedagógico educativo, a liderança e as práticas de gestão, numa ótica de aprendizagem organizacional, assim como a contextualização das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada. Pretendemos assim que a frequência e a obtenção de um diploma de pós-graduação, nesta área de especialização capacite os docentes para uma carreira de gestão e administração escolar, conduzindo-os ao perfil de competências seguinte, que lhes permita:

    Adquirir conhecimentos sólidos e sustentados no âmbito da Gestão de Recursos Humanos e Financeiros, do Direito Administrativo, do Direito do Trabalho e da capacidade de liderança comunicacional, ao nível da administração e gestão do órgão de direção do estabelecimento de ensino.
    Liderar a concretização do Projeto Educativo de Escola;
    Identificar, avaliar e consolidar a eficácia das aprendizagens visando o sucesso educativo;
    Adquirir competências para uma liderança efetiva ao nível da gestão intermédia;
    Colaborar com a comunidade educativa dinamizando ações que promovam o seu desenvolvimento assegurando a participação de todos os seus intervenientes;
    Sensibilizar a comunidade educativa para a resolução de problemas relacionados com as Necessidades Educativas Especiais;
    Desenvolver atividades e iniciativas ao nível das áreas extracurriculares;
    Desenvolver na comunidade educativa atividades que incentivem a formação ao longo da vida;
    Assegurar a capacitação para a implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação ao nível da gestão e administração, ao nível da sala de aula, bem como ao nível de todos os que interagem na comunidade educativa.

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