Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educaional

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educaional - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Conteúdo
    Este curso de Pós-Graduação visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino.
    Esta formação, altamente qualificante, necessária para os profissionais (diretores, assessores, gestores e formadores) que integram ou queiram integrar equipas dirigentes de instituições educativas, de acordo com os requisitos da formação especializada em Administração Escolar e Administração Educacional, habilitando os profissionais “para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e de ensino” (cf. alínea b), do artigo 3º, do Decreto-Lei nº 95/97, de 23 de abril), bem como para o exercício das diferentes responsabilidade para os órgãos de direção, administração e gestão dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (cf. o Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho).
    O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, enquadrando-os quer nacional quer internacionalmente numa perspetiva de melhoria da qualidade educativa.
    Esta perspetiva de melhoria da qualidade educativa, na sua dimensão global, considera para o efeito diferentes dimensões, tais como o ensino em sala de aula, a escola como referencial do projeto pedagógico educativo, a liderança e as práticas de gestão, numa ótica de aprendizagem organizacional, assim como a contextualização das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada. Pretendemos assim que a frequência e a obtenção de um diploma de pós-graduação, nesta área de especialização capacite os docentes para uma carreira de gestão e administração escolar, conduzindo-os ao perfil de competências seguinte, que lhes permita:

    Adquirir conhecimentos sólidos e sustentados no âmbito da Gestão de Recursos Humanos e Financeiros, do Direito Administrativo, do Direito do Trabalho e da capacidade de liderança comunicacional, ao nível da administração e gestão do órgão de direção do estabelecimento de ensino.
    Liderar a concretização do Projeto Educativo de Escola;
    Identificar, avaliar e consolidar a eficácia das aprendizagens visando o sucesso educativo;
    Adquirir competências para uma liderança efetiva ao nível da gestão intermédia;
    Colaborar com a comunidade educativa dinamizando ações que promovam o seu desenvolvimento assegurando a participação de todos os seus intervenientes;
    Sensibilizar a comunidade educativa para a resolução de problemas relacionados com as Necessidades Educativas Especiais;
    Desenvolver atividades e iniciativas ao nível das áreas extracurriculares;
    Desenvolver na comunidade educativa atividades que incentivem a formação ao longo da vida;
    Assegurar a capacitação para a implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação ao nível da gestão e administração, ao nível da sala de aula, bem como ao nível de todos os que interagem na comunidade educativa.

Outro curso relacionado com administração educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |