Curso de Dependências Químicas: Intervenção e Tratamento

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Curso de Dependências Químicas: Intervenção e Tratamento

  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.

    3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender a importância da abordagem interdisciplinar no âmbito das dependências químicas;

    • Explicar a distinção entre comunidade terapêutica e grupos de mútua-ajuda;

    • Identificar e explicar os objetivos específicos do tratamento psiquiátrico, no âmbito das dependências químicas;

    • Compreender os benefícios da utilização da terapia cognitivo-comportamental e dos grupos de sala de espera, no âmbito das dependências químicas.

    4. SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Integrar equipas de Assistência Social e Psicológica no âmbito das Dependências Químicas, em entidades Públicas e/ou Privadas. Integrar equipas de Casas de Apoio e Abrigo. Coordenar Projetos e Atividades de Prevenção e Intervenção no domínio das Dependências Químicas.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Abordagem interdisciplinar (6 horas)

    • Etapas do tratamento
      • Fase inicial ou de Acolhimento
      • Tratamento
      • Fase final ou de Reinserção Social

    Módulo 2: Comunidade terapêutica (6 horas)

    • Movimento das Comunidades Terapêuticas
    • Conceção do ser humano dependente químico
    • Revisão do conceito de substância psicoativa
    •  A comunidade terapêutica (CT), propriamente dita
      • A equipa e o ambiente da CT
      • A funcionalidade da CT e o programa terapêutico-educativo
      • Exemplificação de CT`s (funcionais vs disfuncionais)

    Módulo 3: Grupos de mútua-ajuda (8 horas)

    • Introdução histórica – a sua origem
    • O Modelo de Minnesota
      • Pontos Fracos do Modelo Minnesota
      • Síntese do Modelo Minnesota
    • Grupos de Mútua Ajuda – o que são? e como funcionam?

    Módulo 4: Tratamento psiquiátrico e farmacológico (8 horas)

    • O tratamento psiquiátrico
    • O tratamento farmacológico

    Módulo 5: Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recáidas (8 horas)

    • Teoria da aprendizagem social
    • Técnicas de entrevista motivacional
    • Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo

    Módulo 6: Grupos em sala de espera (4 horas)

    • Definição e objetivos dos Grupos em Sala de Espera (GSE)
    • Intervenção em GSE
    5. CERTIFICADO
    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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