Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura

Solicite informação

Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura

  • Objectivos 1) Adquirir conhecimento aprofundado e capacidade de investigação na área de Estudos sobre a Mulher e de Estudos de Género; 2) Adquirir conhecimentos e competências sobre direitos das mulheres, que capacitem a intervenção cívica, em resposta a novas necessidades sociais; 3) Adquirir competências de interacção entre o conhecimento universitário e as organizações com intervenção nas problemáticas sociais relevantes para a área de especialização; 4) Adquirir capacidades de formação ao longo da vida sobre a temática da especialidade; 5) Adquirir formação geral e multidisciplinar nas áreas de Estudos sobre as Mulheres e de Estudos sobre o Género; 6) Adquirir capacidade para lidar com conceitos operativos das áreas de estudo, dentro de um contexto interdisciplinar, utilizando bibliografia de referência, nacional e internacional; 7) Adquirir capacidade para utilizar os conhecimentos, os conceitos e as metodologias adquiridos na resolução de novos problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de Estudos sobre as Mulheres e de Estudos sobre o Género; 8) Obter conhecimentos e competências para elaborar e apresentar, nas formas oral e escrita, uma comunicação científica, obedecendo aos parâmetros académicos; 9) Obter competências para apresentar as suas conclusões, e os conhecimentos e argumentos a elas subjacentes a públicos não especializados;
  • Titulação Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura
  • Conteúdo Imagens da Mulher na Arte Contemporânea
    Objectivos

    a) Adquirir competências de observação, reflexão e análise da problemática do género nas artes, estimulando-se a tomada de consciência da importância das novas correntes de investigação neste domínio;
    b) Adquirir capacidade de reflexão e de discussão em torno das dimensões da teoria feminista e dos estudos do género, paradigmas centrais nas ciências sociais e humanas;
    c) Adquirir capacidade de análise dos modelos de exprimir e representar as diferenças de género nas diversas manifestações artísticas;
    d) Adquirir capacidade de problematização da imagem da mulher na arte, como representação da alteridade e como discurso da diferença. 
    e) Adquirir capacidade de reflectir sobre a relação entre estudos do género, teoria feminista e pensamento moderno e pós-moderno, evidenciando as intersecções de quadros teóricos;
    f) Adquirir capacidade de abordar, de uma forma incisiva, os diversos níveis de complexidade de fenómenos artísticos interdisciplinares e intertextuais que revelam os paradigmas do género em música, teatro, artes plásticas, cinema e em formas multiartísticas mais recentes;
    g) Adquirir capacidade de realizar um trabalho de investigação no domínio em epígrafe.

    Conteúdo

    Introdução aos estudos do género em Arte. 
    Análise de dicotomias e fronteiras estéticas baseadas no género: sensibilidade e razão, natureza e cultura. Arte, dinâmicas de criação e condição feminina.
    Fundações da Arte Contemporânea (confrontos e alianças entre os códigos e a linguagem oitocentista e novecentista) - construção do género feminino nas diferentes modalidades artísticas. 
    Aspectos estéticos, filosóficos e sociológicos da presença feminina na Arte do fin de siècle – estruturas de criação, interpretação e recepção. 
    Problemática da identidade da personagem feminina e do conceito de género em Arte ao longo dos séculos XX e XXI.
    Bibliografia

    BROUDE, Norma , Reclaiming Female Agency: Feminist Art History After Postmodernism, Berkeley, University of California Press, 2005. 
    KORSMEYER, Carolyn, Gender and aesthetics: an introduction, London, Routledge, 2004.
    DETELS, Claire, Feminism and postmodernism, Durham/London, Duke University Press, 1994. 
    MCCLARY, Susan, Feminine endings & music, gender, and sexuality, Minnesota, Oxford University of Minnesota Press, 1991.
    BUCI-GLUKSMANN, Christine, La raison baroque de Baudelaire à Benjamin, Paris, Galilée, 1984.

Solicite informação

Outro curso relacionado com sociologia

  • Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças

  • Centro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Solicite informação
  • Mestrado em Ciências da Família

  • Centro: UCP - Universidade Católica Portuguesa
  • Solicite informação
  • Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações

  • Centro: Universidade Técnica de Lisboa - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Sociologia [FCSEA]

  • Centro: Universidade Lusófona
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Sociologia das Organizações e do Trabalho

  • Centro: UTL - Universidade Técnica de Lisboa
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Sociologia da Família Contemporânea

  • Centro: UTL - Universidade Técnica de Lisboa
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Sociologia

  • Centro: UTL - Universidade Técnica de Lisboa
  • Solicite informação