Pós-graduação em Gestão de Centros e Serviços para a 3º Idade

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Pós-graduação em Gestão de Centros e Serviços para a 3º Idade

  • Objectivos Adquirir as competências e conhecimentos necessários à adequada planificação, organização, gestão e avaliação das Empresas de Serviços de Apoio à Terceira Idade.
  • Dirigido a Licenciados que, tendo ou não formação específica na área, procuram especializar-se profissionalmente na gestão de Lares, Centros e Serviços de Acompanhamento à Terceira Idade. Colaboradores de Lares, Centros e Serviços destinados à Terceira Idade que desejem uma especialização e/ ou ampliar e aperfeiçoar a prática profissional neste sector.
  • Titulação Pós-Graduacao em Gestao de Centros e Servicos para a 3º Idade.
  • Conteúdo Objectivos Específicos
    . Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais. 

    Identificar os fundamentos políticos, sociais, jurídicos e económicos implicados no sistema de gestão de Lares e Centros para a Terceira Idade.

    . Aplicar eficazmente as técnicas e métodos mais comuns na gestão clínica. 

    Identificar a estrutura organizacional de uma empresa do sector relacionado com serviços de apoio à terceira idade. Conhecer os aspectos económico-financeiros necessários para gerir adequadamente um Lar ou Centro de Apoio à Terceira Idade.

    . Compreender os princípios da gestão e direcção de Lares e Centros de Apoio à Terceira Idade. 

    Aplicar técnicas de Marketing úteis para potenciar o desenvolvimento de um Centro de Apoio à Terceira Idade. Conhecer os programas e serviços de intervenção mais adequados ao desempenho da gestão de qualidade na assistência à Terceira Idade. 

    Estrutura
    MÓDULO I - Contexto Normativo dos Serviços para a Terceira Idade 
    1- Aspectos Normativos e Regulamentação dos Centros de Serviço Social 
    2- Tipologia dos Serviços Geriátricos 
    3- Políticas Sociais e de Acção Social. O Sistema de Protecção Social: A Assistência Social

    MÓDULO II - 1 - A Gestão Empresarial em Lares e Centros para a Terceira Idade 
    1.1. A Estratégia Empresarial 
    1.1.1. Direcção estratégica e política da empresa 
    1.1.2. Análises externa e interna da empresa 
    1.1.3. Análises SWOT 
    1.1.4. Formulação e tomada de decisões estratégicas 
    1.1.5. O Plano estratégico 
    1.2. Estruturas Organizativas da Gestão de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade 
    1.2.1. Visão. Missão empresarial. Cultura corporativa: valores 
    1.2.2. Modelos organizativos: estruturas clássicas funcionais e estruturas flexíveis matriciais 
    1.2.3. Centralização versus Descentralização 
    1.2.4. Modelos de gestão empresarial: EFQM de excelência empresarial 
    1.3. Os Sistemas de Informação na Gestão de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade 
    1.3.1. Os quadros de pessoal 
    1.3.2. A gestão do conhecimento
    1.3.3. A medição por objectivos 
    1.4. Estilos e Competências de Gestão aplicados aos Lares e Centros de acompanhamento à Terceira Idade 
    1.4.1. A gestão por objectivos 
    1.4.2. Comunicação, liderança e motivação 
    1.4.3. Trabalho em equipa 
    1.4.4. Técnicas de negociação e gestão de conflitos

    Módulo III - A Gestão Económico-financeira de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
    1.1. A Contabilidade como Sistema de Informação de Gestão 
    1.2. Os Resultados Contabilísticos: Balanço e Demonstração de Resultados 
    1.3. A Contabilidade Analítica 
    1.4. O Controlo Orçamental 
    1.5. A Fiscalidade na Empresa 
    1.6. A Gestão de Fornecedores 
    1.7. Os Processos de Facturação 
    1.8. A Gestão de Cobranças e Tratamento de Incobráveis 
    1.9. A Direcção de Desenvolvimento de Negócio de Lares, Centros e Serviços de Acompanhamento à Terceira Idade
    2 - Estratégias de Negócio: Expansão, Diversificação, Diferenciação e Inovação
    2.1. O Estudo de Mercado aplicado a Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade 
    2.1.1. O sistema de protecção social
    2.1.2. A dependência
    2.1.3. Os custos da dependência
    2.2. O Estudo de Viabilidade de Projectos 
    2.2.1. A residência para a Terceira Idade 
    2.2.2. Os centros de dia 
    2.2.3. O serviço de apoio domiciliário
    2.3. O Posicionamento do Negócio
    2.4. O Investimento: Análises Económico-financeiras
    3 - A Gestão de Recursos Humanos 
    3.1. A Planificação dos Recursos Humanos nos Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
    3.2. Políticas de Gestão de Recursos Humanos 
    3.2.1. Selecção e Negociação 
    3.2.2. Valoração de postos de trabalho 
    3.2.3. Adequação ao posto: perfis profissionais
    3.2.4. Sistemas de valoração e retribuição
    3.2.5. A formação
    3.2.6. A protecção de dados 
    3.3. A Gestão Jurídico-Laboral 
    3.3.1. O estatuto dos trabalhadores 
    3.3.2. A convenção colectiva
    3.3.3. A negociação colectiva
    3.3.4. Os sindicatos 
    3.3.5. A concertação laboral 
    3.3.6. A prevenção de acidentes laborais 
    3.4. A Gestão de Pessoal 
    3.4.1. A Estrutura salarial 
    3.4.2. O sistema de Segurança Social 
    3.4.3. As sanções e o despedimento 
    3.4.4. Indemnizações 
    4 - A Gestão da Qualidade nos Lares e Centros 
    4.1. Sistemas de Gestão da Qualidade nos Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
    4.2. Políticas da Qualidade 
    4.3. Planificação de um Sistema de Garantia de Qualidade: Objectivos e Indicadores 
    4.4. O Compromisso da Direcção com a Qualidade nos Lares e Centros para a Terceira Idade
    4.5. A Qualidade nos Serviços e Programas para Lares e Centros para a Terceira Idade
    4.6. Inspecção e Controlo da Qualidade
    5 - A Avaliação dos Programas
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Outro curso relacionado com administração, hospitalar