Pós-Graduação em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto - 3ª Ed - Porto

Solicite informação

Pós-Graduação em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto - 3ª Ed - Porto

  • Objectivos Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção em perturbações neurológicas da comunicação no adulto.

    Exploração de situações clínicas e conceptualização/ discussão de casos clínicos, com possibilidade de prática em contexto real de trabalho.
  • Dirigido a Estudantes Universitários do último ano de Terapêutica da Fala; Profissionais na área da Terapia da Fala.
  • Conteúdo

    PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - Parte I e Parte II
    PLANO OPCIONAL - PARTE III
      (com acesso a condições especiais e sujeito a pré inscrição) 

    PARTE I - Introdução e Contextualização

    1º MÓDULO

    Conceitos Neurológicos Aplicados às Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto

    a) Neurofisiologia Aplicada à Comunicação Humana
    b) Neuropatologia Aplicada à Comunicação Humana
    c) Neuroimagem Funcional Aplicada às Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto - Interpretação de imagens consideradas relevantes e correlação com a dinâmica comunicativa do paciente


    PARTE II - Avaliação e Estratégias de Intervenção

    2º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM AFASIA

    a) Metodologias de Avaliação Linguística
    b) Metodologias de Avaliação da Funcionalidade Comunicativa/Participação em contexto - Curso Prático
    c) Contributo da Avaliação Neuropsicológica na Avaliação do Adulto Afásico

     

    3º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: INTERVENÇÃO EM AFASIA

    a) Metodologias de Intervenção de Abordagem Neuropsicológica / Neurolinguística - Estudo de caso
    b) Metodologias de Intervenção de Abordagem Psicossocial/Funcional - Simulação da prática em grupo
    c) Terapia de Grupo em Afasia: da teoria à prática
    d) Prática baseada na Evidência em Afasia e Outcome Mesures – Curso Prático(Mediante confirmação do orador e do local)

     

    4º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM LEITURA/ESCRITA

    a) Avaliação em Perturbações Adquiridas da Leitura/Escrita - Avaliação de um caso específico de perturbações da leitura e escrita
    b) Intervenção em Perturbações Adquiridas da Leitura/Escrita
    c) Contributo da Neuropsicologia na Avaliação/Intervenção das perturbações da Leitura/Escrita

     

    5º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: CASOS ESPECÍFICOS – DEMÊNCIAS; TCE E LESÕES DO HEMISFÉRIO DIREITO

    a) Demências
    b) TCE
    c) Lesões Hemisfério Direito

     

    6º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM DISARTRIA

    a) Metodologias de Avaliação em Disartria
    b) Contributo da Avaliação em Motricidade Orofacial em Disartria
    c) Contributo da Análise Acústica em Disartria – Utilização de um programa de avaliação acústica em contexto de aula

     

    7º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: INTERVENÇÃO EM DISARTRIA

    a) Metodologias de Intervenção em Disartria – Discussão de casos clínicos - Curso Prático de Intervenção em Disartria
    b) Correlação entre Disartria e Disfagia – Discussão de casos clínicos

     

    8º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM APRAXIA

    a) Métodos de Avaliação em Apraxia

     

    9º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto:INTERVENÇÃO EM APRAXIA

    a) Métodos de Intervenção em Apraxia – Exploração e Debate de um caso prático

     

    10º MÓDULO

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: CORRELAÇÃO COM OUTROS  DÉFICES SENSORIAIS/MOTORES

    a) Diagnóstico Diferencial e Estratégias Conjuntas de Intervenção: contributo da Terapia Ocupacional na abordagem a perturbações neurológicas da comunicação – Discussão de casos clínicos

     

    11º MÓDULO 

    Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto: O PROFISSIONAL, O PACIENTE E O CUIDADOR NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO – ESTRATÉGIAS DE COPING

    a) Estratégias de coping para terapeutas em intervenção com pacientes/ cuidadores com perturbações neurológicas da comunicação


    PARTE III - Prática Clínica (com acesso a condições especiais e sujeito a pré inscrição) 

    12º MÓDULO

    Estágio Hospitalar e Supervisão Clínica -  Os locais de estágio dependem do número de inscrições.

     

    Nota: Nos Cursos Práticos aceitam-se inscrições a alunos e profissionais de Terapia da Fala externos à Pós - Graduação 

Outro curso relacionado com ciências cognitivas

  • Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental

  • Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
  • Solicite informação
  • Workshop Desenvolvimento da Capacidade de Concentração em Crianças e Jovens

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
  • Solicite informação
  • Mestrado Psicologia Clínica e da Saúde [FPED]

  • Centro: Universidade Lusófona do Porto
  • Solicite informação
  • Mestrado Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime [FPED]

  • Centro: Universidade Lusófona do Porto
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

  • Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Solicite informação
  • Mestrado em Intervenção Comunitária

  • Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Solicite informação
  • Mestrado em Genética Forense

  • Centro: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Solicite informação