Pós-Graduação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente - 5ª edição

Solicite informação

Pós-Graduação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente - 5ª edição

  • Objectivos Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica, cognitivo-comportamental, na psicopatologia da criança e do adolescente.

    Exploração de situações clínicas com impacto no funcionamento psicológico da criança/adolescente.

    Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados.

    Contacto com instrumentos de avaliação especificamente usados na clínica com crianças e adolescentes.

    Conceptualização e discussão de casos clínicos.
  • Dirigido a Estudantes Universitários na área da Psicologia; Licenciados e Profissionais na área da Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Profissionais na área da Psiquiatria e Internos de Psiquiatria; Profissionais na área da Pedopsiquiatria e Internos de Pedopsiquiatria; Profissionais na área da Pediatria e/ou áreas afins ou equivalente legal.
  • Conteúdo
    PORTO| 19 OUTUBRO 2013

    Coordenação CientíficaProf. Doutora Ana Isabel Sani

    PLANO GERAL OBRIGATÓRIO - PARTE I E II
    PLANO OPCIONAL - PARTE III  (acesso gratuíto e sujeito a pré-inscrição) 
     

    PARTE I - Introdução e Contextualização

    1º MÓDULO
    PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    MODELOS PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO.

     

    PARTE II - Avaliação Psicológica e Técnicas / Estratégias de Intervenção (módulos com vertente prática)

    2º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES DA APRENDIZAGEM
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    3º MÓDULO
    TRAUMA NA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    4º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES DA ELIMINAÇÃO (ENURESE, ENCOPRESE)
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    5º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR (ANOREXIA, BULIMIA)
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção

    6º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES PSICÓTICAS E COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS NA ADOLESCÊNCIA
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    7º MÓDULO 
    PERTURBAÇÃO DA ANSIEDADE I: FOBIA SOCIAL
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção
    • Discussão de Caso Clínico

    PERTURBAÇÕES DE ANSIEDADE III : GENERALIZADA
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    8º MÓDULO
    PERTURBAÇÃO DA ANSIEDADE II: SEPARAÇÃO 
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção
    • Formulação clínica e plano de intervenção
    • Discussão de Caso Clínico 

    9º MÓDULO 
    PERTURBAÇÕES DE HUMOR I – DEPRESSÃO
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção

    PERTURBAÇÕES DE HUMOR II – BIPOLAR
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção. 

    10º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES DISRUPTIVAS DO COMPORTAMENTO (HIPERACTIVIDADE, OPOSIÇÃO, CONDUTA)
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção

    11º MÓDULO
    DEFICIÊNCIA MENTAL
    • Avaliação clínica 
    • Modelos e técnicas na intervenção

    PERTURBAÇÃO DAS APTIDÕES MOTORAS
    • Avaliação clínica 
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    12º MÓDULO
    PERTURBAÇÕES GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (AUTISMO; ASPERGER)
    • Análise funcional/estrutural e Diagnóstico
    • Avaliação clínica e treino com instrumentos de avaliação
    • Modelos e técnicas na intervenção 

    13º MÓDULO
    INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE EXTERNALIZAÇÃO
    • Modelos de tratamento
    • Aplicação de técnicas na intervenção 

    14º MÓDULO
    INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PROBLEMAS DE INTERNALIZAÇÃO
    • Modelos de tratamento
    • Aplicação de técnicas na intervenção 

    15º MÓDULO
    INTERVENÇÃO COM PAIS
    • Modelos de tratamento
    • Aplicação de técnicas na intervenção 

    16º MÓDULO
    ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS
    • Formulação clínica e plano de intervenção


    PARTE III Formações práticas e prática clínica (acesso gratuíto e sujeito a pré-inscrição) 

    17º MÓDULO (21 horas)
    SUPERVISÃO CLÍNICA  

    18º MÓDULO  (48 horas)
    WORKSHOPS (acesso a 4 formações gratuitas)
    - Exploração de instrumentos de avaliação; 
    - Treino na administração dos instrumentos de avaliação e Elaboração de relatórios, nomeadamente nos seguintes instrumentos: WISC-III, TAT e CAT, Roberts Apperception Test for Children;
    - Avaliação e Intervenção na Maternidade, Gravidez e Vinculação;
    - Neuropsicofarmacologia;
    - Neuropsicologia da Linguagem e Infantil.

    19º MÓDULO (40 horas)
    ESTÁGIO 
    (Práticas, cuja orientação e supervisão do estágio será efectuada pelos docentes do Instituto CRIAP.) 

Outro curso relacionado com psicologia - todas