Curso de Formação Avançada em Hidrogeofísica

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Formação Avançada em Hidrogeofísica - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Conteúdo
    Curso de Formação Avançada em Hidrogeofísica

    Atendendo às alterações climáticas que afectam as reservas de água disponíveis, ao aumento da procura deste recurso, ao risco crescente de contaminação e à falta de técnicos qualificados, O Departamento de Geociências organizou este curso de formação avançada (CFA) em Hidrogeofísica, o primeiro dedicado a este tema no nosso país. A formação de técnicos especializados na área de Hidrogeofísica é relevante para:

    Instituições Públicas - quer para as autoridades da água (Instituto da Água, CCDR, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Câmaras Municipais), que se debatem com falta de técnicos especializados, quer para outros institutos dedicados a questões ambientais (Agência Portuguesa do Ambiente, Ministério da Agricultura).

    Instituições Privadas - quer para empresas de consultoria ambiental (a hidrogeologia é um dos descritores fundamentais em qualquer estudo de impacto ambiental e a geofísica é utilizada com muita frequência para caracterizar problemas de contaminação), quer para empresas de geotecnia (construção de vias de comunicação, aterros, barragens), empresas mineiras (minimização e monitorização da contaminação) e empresas petrolíferas (as técnicas hidrogeológicas são herdadas em grande parte da exploração petrolífera).

    O CFA em Hidrogeofísica tem como objectivo principal proporcionar aos alunos sólida preparação em metodologias hidrogeológicas e geofísicas específicas, que podem ser usadas de forma integrada, no estudo e interpretação de diversos problemas relacionados com a qualidade e quantidade dos recursos hídricos subterrâneos.

    Os problemas a abordar durante o curso são diversos e multidisciplinares, incluindo caracterização de aquíferos a diversas escalas, prospecção de águas subterrâneas, estudo dos mecanismos de recarga, monitorização e previsão da qualidade da água subterrânea, a definição e modelação de plumas de contaminação, armazenamento de resíduos e recuperação ambiental, avaliação do risco de intrusão salina e quantificação das interacções entre as massas de água e os ecossistemas.

    Com a formação obtida neste curso os alunos estarão em condições de:

    §          conhecer os principais conceitos do movimento de água subterrânea;

    §          caracterizar a qualidade de uma massa de água subterrânea;

    §          compreender e integrar conhecimentos geológicos, matemáticos e químicos que descrevam a ocorrência e transporte de contaminantes nas águas subterrâneas;

    §          interpretar ensaios de bombagem;

    §          dominar as principais metodologias geofísicas utilizadas em hidrogeologia;

    §          projectar uma captação de água subterrânea;

    §          interpretar uma diagrafia;

    §          planificar redes de monitorização de água subterrânea;

    §          desenvolver um modelo conceptual de uma determinada zona de estudo e integrá-lo num modelo matemático de fluxo subterrâneo (e transporte de contaminantes).

    Este CFA destina-se a titulares de licenciatura ou mestrado em ciências do ambiente, geologia, biologia, física, engenharia geológica, engenharia civil, engenharia geotécnica, engenharia ambiente, engenharia física, engenharia agronómica e cursos afins que pretendam uma formação avançada na área de Hidrogeofísica. Dar-se-á particular atenção a candidaturas de profissionais que desenvolvam a sua actividade na área dos recursos hídricos.

    Apesar de não conferir grau académico, a formação obtida nos CFA pode ser creditada noutros cursos de pós-graduação, incluindo programas doutorais.

Outro curso relacionado com geofísica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |