Curso de Formação Pedagógica de Formadores à Distância

Solicite informação sem compromisso Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Formação Pedagógica de Formadores à Distância - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Identificar as funções e competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos.

    Preparar sessões de ensino – aprendizagem de acordo com os objectivos previamente definidos, relativamente a uma população alvo determinada.

    Desenvolver de forma eficaz os conteúdos das diferentes áreas temáticas do programa, estabelecendo uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem.

    Escolher e adaptar os métodos e as técnicas pedagógicas mais adequadas aos objectivos, aos público-alvo e aos contextos de formação.

    Seleccionar, conceber e adequar recursos didácticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adoptada.

    Avaliar os resultados da aprendizagem, concebendo e aplicando instrumentos de avaliação.

    Elaborar o plano de sessão de formação.

    Apresentar críticas, sugestões e propostas que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de formação ao nível técnico – pedagógico e / ou organizacional.
  • Dirigido a
    Indivíduos de ambos os sexos com idade superior a 21 anos e habilitações de nível superior (licenciatura, bacharelato ou frequência universitária). Podem ainda candidatar-se à frequência deste curso, quadros médios e superiores ou outras pessoas que revelem capacidades para o desempenho das funções de formador. Será dada preferência a candidatos de zonas geográficas mais desfavorecidas.
  • Titulação
    Curso de Formação Pedagógica de Formadores à Distância
  • Conteúdo

    A Formação Profissional assume um papel fundamental na dinamização dos recursos humanos. É facilmente aceite a ideia de que a formação só poderá responder eficazmente às necessidades das pessoas e das organizações se dispuser de formadores competentes e credenciados que dominem os aspectos técnicos e pedagógicos.

    O esforço desenvolvido nos últimos anos em matéria de Formação Profissional tem sido significativo, no entanto, dado tratar-se de uma área bastante importante tem ainda um longo percurso a percorrer.

    A especificidade de certas zonas do nosso país condiciona a organização e a realização de acções de formação pela falta de estruturas de apoio e de formadores credenciados para assegurarem a sua realização e o devido acompanhamento pedagógico-didactíco.

    Existe, ainda, um outro tipo de dificuldades que se relaciona com o carácter sazonal de certas actividades. Este, entre outros aspectos, torna imperioso que se encontrem modelos de formação que permitam ultrapassar estas dificuldades e especificidades. A formação à distância assume, por isso, particular importância.


    Programa:   

    1. Apresentação do projecto              
    2. Psicologia da Aprendizagem
    3. Relação Pedagógica       
    4. Contextos da Formação 
    5. A Assertividade                                 
    6. Condução de Reuniões 
    7. Técnicas de Liderança   
    8. Simulação pedagógica   
    9. Como preparar e fazer uma intervenção                                10. Objectivos e avaliação    
    11. Planificação da Formação
    12. Plano de Sessão                                             
    13. Concepção de proposta pedagógica
    14. Os audiovisuais na pedagogia
    15. Simulação pedagógica (autoscopia)
    16. Encerramento e avaliação

Outro curso relacionado com pedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |