Curso: Excel Aplicado a Gestão de RH e Administração de Pessoal

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  • Conteúdo


    Excel Aplicado a Gestão de RH e Administração de Pessoal | 12 HORAS


    Consegue dar resposta às atuais necessidades de gestão da sua empresa? Sabe exatamente qual o impacto do seu desempenho nos resultados globais da empresa? Qual a direção a seguir? Sabe como potenciar a sua empresa? Inovando? Pretendemos dar respostas práticas e adequadas a problemas complexos na Gestão da sua empresa e dos seus recursos.


    Objetivos Gerais


    Este curso procura integrar, numa vertente prática, a utilização de Microsoft Excel em aspetos do dia-a-dia de um departamento de recursos humanos.


    Objetivos Específicos


    Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar as funções avançadas do Microsoft Excel como ferramenta de suporte aos principais processos de Recursos Humanos.


    Destinatários/Pré-Requisitos


    Todos os profissionais de Recursos Humanos que queiram aprender a potenciar a poderosa aplicação Microsoft Excel como suporte aos processos de RH´s em que estão envolvidos, nomeadamente: Diretores/Responsáveis de Recursos Humanos; Diretores/ Responsáveis de Formação; Diretores/ Responsáveis de Pessoal; Diretores/ Responsáveis Administrativos; Consultores de Recursos Humanos/ Formação; Diretores Executivos que tenham que tomar Decisões na Área; Técnicos de Recursos Humanos/ Formação.


    Conteúdo


    RECURSOS HUMANOS PARA A HARMONIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EXCEL


    • Utilize todas as possibilidades do Excel para criar funcionais apresentações

      • Formatação automática, filtros, cabeçalhos e comentários

    • Utilize os comandos que permitem uma visualização mais eficaz dos dados

      • Opções de visualização de tabela de dados, agrupar, destacar

      • Barras de ferramentas e configuração de atalhos

    • Relação entre tabelas de dados para potenciar a utilização automática dos dados

      • Planeamento de folhas de cálculo complexas que integram diferentes fontes de dados

    • Criação de formulários automáticos de pesquisa de dados


    PLANEAMENTO, CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO EM EXCEL


    • Defina a folha de cálculo segundo os dados, parâmetros e variáveis da Avaliação de Desempenho da sua Empresa

    • Conheça e aplique as ferramentas Excel que otimizem a utilização da informação e com base nos dados disponíveis. Realize de forma automática e rigorosa uma Avaliação de Desempenho e crie análises detalhadas com os dados resultantes

      • Análises estatísticas, análises gráficas e análises de conteúdo

      • Distribuições forçadas

      • Apresentação organizada da informação resultante


    EXCEL COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE EXAUSTIVAS REVISÕES SALARIAIS


    • Baseie as suas decisões sobre remunerações em dados fiáveis mediante a operacionalização de informações, de forma justa e cumprindo com o orçamento definido.

      • Criação da política de revisão salarial, simulando-a e comparando-a com o orçamento disponível

      • Criação de tabelas dinâmicas para sintetizar a informação

      • Apoie as suas decisões em análises gráficas e cálculos automáticos

      • Proteção da informação para evitar alterações

      • Identificação automática e imediata de desvios


    GESTÃO ADMINISTRATIVA: AUTOMATIZAÇÃO DOS CÁLCULOS EM EXCEL


    • Automatize procedimentos administrativos repetitivos. Crie simuladores que realizam automaticamente complicados cálculos com a introdução de um número reduzido de dados

    • Automatização de emissão de documentos com base em ficheiros Excel

      • Contratos

      • Acordos

      • Comunicações

    • Criação de macros para a realização de processos repetitivos

    • Criação de práticos simuladores que evitam redundâncias

      • Cálculo de segurança social

      • Transformação em salário líquido

      • Compensações em caso de saída da empresa

    • Auditoria automática de processos administrativos e confirmação de dados


    OPTIMIZAÇÃO E DOMÍNIO DO EXCEL PARA CÁLCULOS RELACIONADOS COM FORMAÇÃO


    • Facilitar a criação de extensos dossiers de formação com base nos registos disponíveis e analisar formas diferentes de consulta de informação mediante as necessidades

    • Criação de relatórios automáticos para geração dos documentos-tipo

    • Organização da informação com base em diferentes critérios

      • Formador

      • Curso

      • Área formativa e outros

    • Criação de gráficos de acompanhamento

      • Assiduidade

      • Avaliação

      • Custos

      • Cumprimentos dos requisitos legais

    • Emissão automática de certificados


    CRIAÇÃO DE UM QUADRO AUTOMÁTICO DE ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES RH


    • Crie um quadro de acompanhamento de indicadores (cockpit chart) para revisão periódica e visualização imediata do estado de atingimento dos objetivos do seu departamento. Identifique a qualquer momento desvios que lhe permitirão definir medidas corretivas com base em dados concretos

    • Identificação dos objetivos estratégicos do Departamento com base na metodologia Balanced Scorecard

    • Operacionalização do desdobramento de objetivos em Excel

    • Planeamento do registo dos dados recolhidos

    • Tipos de indicadores a sua operacionalização no Excel

    • Introdução de alarmes através da formatação condicional

    • Definição e seguimento da eficácia das medidas corretivas


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