Doutoramento em Didáctica e Formação

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  • Conteúdo
    Designação
    Doutoramento em Didáctica e Formação

    Área Científica

    Didáctica
    Ciências da Educação

    Ramos:


    Avaliação
    Didáctica e Desenvolvimento Curricular
    Supervisão

    Objectivos

    A concepção do Curso de Doutoramento em Didáctica e Formação procura corresponder às conclusões e recomendações do Seminário Bolonha “Doctoral Programs for the European Knowledge Society”, que teve lugar em Salzburgo em Fevereiro de 2005. Deste Seminário emergiu um conjunto de dez princípios básicos que devem assistir à conceptualização e modelização dos programas de doutoramento no espaço europeu. Assim, os objectivos enquadram-se nas tendências sugeridas, nomeadamente:
    i) considerar como ideia nuclear deste nível de formação o contributo para o avanço do conhecimento, através de investigação original e ultrapassando o âmbito meramente académico.
    ii) inscrever o curso numa visão institucional que procura proporcionar aos doutorandos oportunidades de desenvolvimento pessoal e das suas carreiras profissionais, permitindo-lhes dar resposta aos desafios que estas continuamente lhes colocam.
    iii) diversificar a oferta de cursos e públicos abrangidos, com especial relevância para os jovens investigadores, potenciando o incremento da massa crítica.
    iv) promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transferíveis.
    v) destacar o papel fundamental da supervisão e monitorização quer no desenvolvimento dos trabalhos científicos quer na relação entre os agentes implicados no processo (candidatos, supervisores e instituições).

    Nesta linha, o Curso de Doutoramento tem como objectivos:

       1. Desenvolver, através da investigação, conhecimento teórico original sobre os fundamentos e as práticas de ensino/formação e contribuir para a reflexão científica sistemática na construção epistemológica do saber profissional com reflexo no exercício profissional;
       2. Contribuir para a qualificação de profissionais de ensino/formação, aos diversos níveis do sistema educativo e/ou formativo, na sua área profissional de especialidade e em áreas curriculares transversais, promovendo a transferabilidade de competências;
       3. Identificar e procurar propostas de solução inovadoras para os problemas nas áreas da aprendizagem e do ensino/formação nos diferentes campos profissionais dos doutorandos;
       4. Aprofundar e estruturar competências avançadas nos domínios académico e profissional como instrumento de desenvolvimento pessoal;
       5. Desenvolver conhecimentos interdisciplinares, no âmbito das sinergias criadas pelos estudos realizados na Instituição proponente, nomeadamente os provenientes do Curso de Doutoramento de Base Curricular em Didáctica, adequados à análise e intervenção em situações de educação e de formação;
       6. Favorecer o exercício da investigação pautada por padrões de excelência académica e de inovação;
       7. Estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e a sua divulgação, a nível nacional e internacional, em comunidades científicas/académicas com créditos reconhecidos no domínio da Didáctica e Formação;
       8. Promover o contacto e a colaboração com investigadores, nacionais e internacionais, de reconhecida competência nos domínios do curso;
       9. Estimular o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida;
      10. Promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social, cultural e educacional.

    É assim que o Curso pretende desenvolver competências:
    1. de abordagem sistemática da Didáctica e Formação do ponto vista das áreas científicas em que se circunscreve;
    2. de compreensão e utilização crítica e fundamentada de métodos de investigação nestas áreas científicas;
    3. para a concepção e desenvolvimento de uma investigação rigorosa e consequente, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridades ética e académica;
    4. para a realização de trabalhos de investigação original que contribuam para o alargamento de fronteiras do conhecimento em didáctica, formação e áreas adjacentes;
    5. para o desempenho profissional sustentado na investigação e sua divulgação, contribuindo para o progresso tecnológico, social, cultural e educacional;
    6. de aprendizagem ao longo da vida.

    Destinatários:

    O Curso de Doutoramento em Didáctica e Formação destina-se a profissionais de qualquer área científica e/ou profissional, que possuam formação científica/profissional qualificada e que desempenhem a sua actividade na área do ensino/formação e em conformidade com o estipulado nos artigos 30º e 38º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março.
    Genericamente, o Curso de Doutoramento em Didáctica e Formação visa possibilitar, a licenciados ou mestres, o aprofundamento de conhecimentos a um nível pós-graduado avançado, bem como o desenvolvimento de competências de investigação autónoma na área da didáctica e formação, nas vertentes acima referidas.

    Coordenação

    Prof. Doutora Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (Directora);
    Prof. Doutora Idália da Silva Carvalho Sá-Chaves (Vice-Directora);
    Prof. Doutora Teresa Maria Bettencourt da Cruz.

    Nome

    Ana Isabel de Oliveira Andrade
    Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves
    António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
    António Mendes dos Santos Moderno
    Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá
    Filomena Rosinda de Oliveira Martins
    Idália da Silva Carvalho Sá-Chaves
    Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira
    Luís Manuel Ferreira Marques
    Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá
    Maria Helena Gouveia Fernandes Teixeira Pedrosa de Jesus
    Maria Helena Serra Ferreira Ançã
    Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins
    Maria João Miranda Nazaré Loureiro
    Maria Luísa Álvares Pereira
    Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
    Rui Marques Vieira
    Teresa Maria Bettencourt da Cruz

    Ver plano de estudos

    Calendário Escolar:
    O definido pela Universidade de Aveiro para o ano lectivo de 2008/2009 para os Cursos de Pós-Graduação.

    Horário de funcionamento:

    Preferencialmente às sextas-feiras

    Condições de Acesso:

    Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
    a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
    b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos;
    c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.

    Candidaturas:

    Formalização – a candidatura deverá ser efectuada via Internet através do seguinte endereço: https://paco.ua.pt
    O período é o indicado no edital de abertura do curso para cada edição.

    Critérios de selecção:


    Os candidatos à matrícula serão seleccionados pelo Conselho Científico da Universidade de Aveiro, sob proposta da Comissão Científica do Doutoramento, tendo em conta os seguintes parâmetros: currículo académico, currículo científico e currículo profissional.

    Teses defendidas


    • Ana Sofia Reis de Castro e Pinho, Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas; orientação: Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, 2008
    • Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge, Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: Um percurso centrado na história da matemática; orientação: Doutoras Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão (IPCB) e Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, 2008
    • Patrícia Alexandra Pacheco de Sá, Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB: Contributos da Formação de Professores; orientação: Doutora Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, 2008
    • Filomena Rosinda de Oliveira Martins, Formação para a diversidade linguística – um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; orientação: Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, 2008
    • Francisco José Lucas Moutinho Rúbio, A representação gráfica do espaço no desenho: Uma abordagem cognitiva; orientação: Doutoras Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira e Isabel Maria Conceição Leitão Barros Cottinelli Telmo Pardal Monteiro (IPSetúbal), 2007
    • Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Interacção verbal em aula de línguas: meta-análise da investigação portuguesa entre 1982 e 2002; orientação: Doutora Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares, 2007
    • Patrícia Glória Soares de Albergaria de Almeida, Questões dos alunos e estilos de aprendizagem – um estudo com um público de Ciências no ensino universitário; orientação: Doutora Maria Helena Gouveia Fernandes Teixeira Pedrosa de Jesus, 2007
    • Maria Rui de Vilar Correia, Formação Inicial de Professores em contexto de Didáctica da Biologia e seus impactes; orientação: Doutora Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, 2007
    • Alexandra Maria de Paiva de Castro Nunes, Supervisão, reflexão e investigação-acção: apontamentos e ensaios de desenvolvimento profissional; orientação: Doutor António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, 2007
    • Graça Maria Viana Monteiro, Controvérsias Geológicas: seu valor científico-histórico e didáctico; orientação: Doutores João José Félix Marnoto Praia (UP) e António Augusto Soares de Andrade, 2007
    • Maria José de Miranda Nazaré Loureiro, Construção do discurso argumentativo num contexto de eLearning no ensino superior; orientação: Doutores António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira e Maria Luísa Álvares Pereira, 2007
    • Maria Leonor Simões dos Santos, Intercompreensão, Aprendizagem de Línguas e Didáctica do Plurilinguismo; orientação: Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, 2007
    • Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves, A Construção curricular da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico; orientação: Doutores António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira e Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa (UTL), 2007
    • Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Tomaz, Supervisão Curricular e Cidadania: Novos desafios à formação de professores; orientação: Doutoras Idália da Silva Carvalho Sá-Chaves e Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, 2007
    • João Paulo Rodrigues Balula, Estratégias de leitura funcional no ensino/aprendizagem do português; orientação: Doutora Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá, 2007
    • Maria Manuela Cravo Branco Prata Abrantes, O desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivo; orientação: Doutoras Maria Helena Gouveia Fernandes Teixeira Pedrosa de Jesus e Maria José Cardoso Monteiro de Sá Correia (IPV), 2006
    • Dárida Maria Fernandes, Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico; orientação: Doutores Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva (UC) e Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, 2006
    • Giselia Antunes Pereira, Formação Pós-Secundária Não Superior; orientação: Doutores Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa e Aníbal Manuel de Oliveira Duarte, 2006
    • Susana Cristina Santos Fidalgo da Fonseca Moura Lopes, O impacto da leitura extensiva na aquisição da distinção Simple Past/Simple Present Perfect; orientação: Doutores António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira e Maria José Cardoso Monteiro de Sá Correia (IPV), 2006
    • Teresa Maria Bettencourt da Cruz, A internet na construção de conhecimento didáctico; orientação: Doutores Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas (UL) e Luís Manuel Ferreira Marques, 2006
    • Sílvia Maria Martins Melo, Emergência e Negociação de Imagens das línguas em Encontros Interculturais Plurilingues em Chat; orientação: Doutora Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá, 2006
    • Ana Raquel Gomes São Marcos Simões, A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória; orientação: Doutora Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá, 2006
    • Francislê Neri de Souza, Perguntas na aprendizagem de Química no Ensino Superior; orientação: Doutora Maria Helena Gouveia Fernandes Teixeira Pedrosa de Jesus, 2006
    • Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo, Desenvolvimento de um Modelo de Formação – Um Estudo na Formação Contínua de Professores de Química; orientação: Doutoras Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins e Maria Arminda Pedrosa e Silva Carvalho, 2005
    • António Augusto Gaspar Ribeiro, O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática; orientação: Doutora Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, 2005
    • Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro, A construção de materiais didácticos por recurso a um hipertexto de flexibilidade cognitiva – um estudo comparativo; orientação: Doutor António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, 2005
    • Maria José de Azevedo da Costa Barros, O uso de anotações multimédia em inglês para fins específicos; orientação: Doutores António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira e Susan Jean Howcroft, 2004
    • Lina Maria Dias da Fonseca, Formação inicial de professores de matemática: A demonstração em geometria; orientação: Doutor Domingos Manuel Barros Fernandes, 2004
    • Ludovina dos Santos Ferraz Baldaia Correia Coutinho, Formação de Professores de Ciências e Ensino Inovador da Reprodução Humana; orientação: Doutores António Francisco Carrelhas Cachapuz e António Paulo Fontoura Pinheiro de Magalhães, 2004
    • Rui Marques Vieira, Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC; orientação: Doutora Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, 2003
    • Maria Teresa Murcho Alegre, Tradução pedagógica e consciência linguística – A tradução como estratégia de consciencialização da estrutura da língua alemã em aprendentes portugueses; orientação: Doutores Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares e António Capataz Franco, 2001
    • Natália de São José Sobral Vieira, Contributo da Televisão para o ensino da Língua Materna: tratamento cognitivo da narrativa ao nível da compreensão; orientação: Doutores António Mendes dos Santos Moderno e Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá, 2001
    • Maria Isabel Piteira do Vale, Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores num Contexto de Resolução de Problemas e de Materiais Manipuláveis; orientação: Doutor Domingos Manuel Barros Fernandes, 2001
    • Maria Ivone Osório Cardoso e Cunha, Estudo diacrónico do IFE/IFO em Portugal: a problemática dos erros lexicais dos alunos dos ISCAS; orientação: Doutora Maria José Sá Correia, 2001
    • Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Reprodução Humana e Cultura Científica: um Percurso na Formação de Professores; orientação: Doutoras Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins e Maria Luísa Ferreira Cabral dos Santos Veiga, 2000
    • Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, Resolução de problemas: aquisição do modelo de proporcionalidade directa apoiada num documento hipermédia; orientação: Doutor Armando Jorge Morgado Alves de Oliveira, 1999
    • Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão, Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências; orientação: Doutor António Francisco Carrelhas Cachapuz, 1999
    • Alberto Manuel Vara Branco, O contributo dos mass media (cinema, televisão e imprensa) no ensino da História: uma investigação no âmbito da formação dos conceitos de nacionalismo e revolução; orientação: Doutor António Mendes dos Santos Moderno, 1999  

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