Especialização em Gestão de Resíduos

Solicite informação sem compromisso FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Gestão de Resíduos - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Objetivo geral:

    * Conseguir os conhecimentos básicos necessários para realizar uma correta gestão de resíduos, desde as técnicas de minimização e seleção até a complexidade dos tratamentos e formas de valorização.

    Objetivos específicos:

    * Apresentar uma série de conhecimentos quanto à conveniência e à necessidade de se efetivar boas práticas e uma correta gestão integral dos resíduos sólidos, por meio de técnicas destrutivas, de recuperação, reutilização, reciclagem e depósito em aterro sanitário.
    * Formalizar os aspectos mais relevantes visando a implantação de programas de valorização e minimização na geração de resíduos em âmbitos doméstico e profissional.
    * Conhecer as responsabilidades dos diversos agentes envolvidos: produtor, transportador, gestor e administrador.
    * Avaliar os impactos ambientais e o consumo de energia associados à geração de resíduos: contaminação do solo, da água, do ar, geração de odores, etc.
    * Caracterizar um resíduo para sua catalogação.
    * Entender o funcionamento das Bolsas de Subprodutos.
    * Conhecer o âmbito normativo atual e as principais tendências em matéria legislativa aplicáveis aos resíduos em todos os âmbitos.
  • Dirigido a
    O Programa de Gestão de Resíduos foi criado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos:

    * Pessoas sem uma titulação universitária que, por suas próprias características pessoais ou experiência, podem alcançar uma formação de qualidade neste campo.
    * Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática no campo ambiental para que tenham possibilidade de ampliar suas aberturas profissionais.
  • Conteúdo
    Gestão de Resíduos

    Apresentação do Programa

    Atualmente, os resíduos sólidos converteram-se num dos problemas mais preocupantes para a conservação do meio ambiente, já que chegaram a níveis nos quais se estabelece seriamente a necessidade de sua coleta e eliminação. Nesse contexto, os resíduos não podem ser abandonados em qualquer parte, sem nenhuma precaução, nem ser enterrados ou lançados ao mar ou a um rio.

    O problema dos resíduos deve se enfocado hoje em dia por canais que levem a seu correto tratamento visando-se preservar o entorno natural que envolve o homem.

    A partir de um enfoque eminentemente prático, o programa de Gestão de Resíduos aborda os temas mais relevantes vinculados à gestão de resíduos, oferecendo exemplos atuais e práticos, e dando destaque a todas aquelas técnicas preventivas e corretivas destinadas a reduzir a contaminação e o impacto ambiental.

    Saídas Profissionais

    Algumas das saídas profissionais do programa de Gestão de Resíduos são as seguintes:
    • Ocupação em prefeituras como técnico/assessor em gestão de resíduos.
    • Operário em instalações de compostagem e em estações de transferência.
    • Trabalho em gestão e controle de aterro sanitários.
    • Consultor ambiental na área dos resíduos.
    • Docência.

    Estrutura do Programa

    O programa de Gestão de Resíduos se compõe de seis disciplinas, incluindo casos práticos de tratamento e valorização de resíduos.

    As disciplinas permitem conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão dos resíduos e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

    O objetivo é fazer com que os alunos adquiram uma visão global da gestão dos resíduos, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.

    DISCIPLINAS

    • Resíduos Sólidos Urbanos
    • Resíduos Industriais
    • Resíduos Rurais
    • Resíduos Sanitários
    • Educação Ambiental
    • Legislação
    • Casos práticos
    Essas disciplinas, embora independentes entre si, estão estruturadas de acordo com uma coerente ordem pedagógica, que facilita uma compreensão que parte da menor para a maior complexidade. Cada disciplina se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo engloba material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente os testes de avaliação.

    Material

    Todos os alunos matriculados (tradicional ou virtual) recebem o material para a aprendizagem em formato papel, assim como um nome e uma senha de acesso ao Campus Virtual sem custo adicional algum. Desta maneira, os alunos cujo seguimento é tradicional, apesar de não poderem realizar os exames através do Campus Virtual, terão a possibilidade de desfrutar dos fóruns ambientais, documentos de interesse, acesso a trabalhos e casos práticos, contatos com outros estudantes, etc.

    Apresentação da documentação
    O material de estudo é distribuído em 8 disciplinas, repartidas em 4 tomos, seguindo uma seqüência lógica de aprendizagem.

    No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, incluem-se uma introdução ao Campus Virtual, as Pautas do Trabalho Final ou Projeto e os exames do Programa (apenas no acompanhamento tradicional).

    Envio da documentação
    O material do Programa de Gestão de Resíduos é enviado periodicamente de forma progressiva. Desta maneira, o aluno poderá ir recebendo a documentação atualizada dos últimos eventos que ocorram campo ambiental.

    Sistema de Avaliação

    Em cada uma das disciplinas que compõem o programa o aluno é avaliado mediante a realização de um teste, seja por vía tradicional, seja on-line pelo Campus Virtual.

    A nota final do programa de Gestão de Resíduos consistirá na média das diferentes avaliações tipo teste realizadas por disciplina (virtual ou tradicional) o ainda na nota do exame de recuperação correspondente, se for o caso.

    É requisito imprescindível à obtenção do título a aprovação em todas e em cada uma dessas partes por separado.

Outro curso relacionado com gestão de resíduos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |