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Especialização Pós-Universitária em Gestão da Qualidade - Online

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  • Conteúdo
    Especialização Pós-Universitária em Gestão da Qualidade.
     
    Carga horária: 300 horas

    Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Qualidade

    Resumo.

    A “gestão da qualidade” pode ser definida como as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade (in ISO 9000:2015). A maior parte das vezes, quando se pensa nesta definição, considera-se que o impacto da qualidade ocorre na satisfação do cliente, mas a verdade é que este impacto pode ser direto na reputação da organização.

    Face ao exposto, importa refletir que, perante os constantes e crescentes desafios que todas as organizações enfrentam, é imperativo dotá-las de quadros superiores especializados na área da gestão da qualidade que possam contribuir estrategicamente para a melhoria da eficácia e eficiência dos processos.

    A Especialização em Gestão da Qualidade pretende dotar os formandos de competências que contribuam para uma gestão eficaz dos objetivos estratégicos de uma organização, assente nos princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, comprometimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e gestão das relações.

    Objetivos:

    Gerais:

    Formar profissionais com conhecimentos sobre as normas e ferramentas de referência no âmbito da qualidade, de forma que os consigam aplicar em qualquer tipo de organização independentemente do setor de atividade e dimensão.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Dotar os participantes de conhecimentos sobre a Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia;

    – Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015;

    – Adquirir competências para o adequado desenvolvimento e implementação de projetos de gestão por processos;

    – Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, de modo a aplicar algumas ferramentas adequadas de gestão do risco para implementar uma avaliação de risco.

    – Adquirir competências relativas à seleção e avaliação de fornecedores;

    – Adquirir competências para aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade;

    – Aplicar em contexto real de trabalho as ferramentas de gestão da qualidade, melhoria e resolução de problemas;

    – Adquirir competências e ferramentas para gerir adequadamente um projeto desde o seu início até ao fim;- Adquirir competências para o planear, preparar e realizar auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.

    Programa.

    Módulo 1 – Gestão Organizacional
    • 1.1 Gestão Estratégica
    • 1.2 Contexto Externo
    • 1.3 Contexto Interno
    • 1.4 Vantagem competitiva

    Módulo 2 – Qualidade
    • 2.1 Introdução à qualidade
    • 2.2 Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade
    • 2.3 A norma NP EN ISO 9001:2015
    • 2.4 Contexto da organização
    • 2.5 Liderança
    • 2.6 Planeamento
    • 2.7 Suporte
    • 2.8 Operacionalização
    • 2.9 Avaliação do desempenho
    • 2.10 Melhoria
    • 2.11 Outros referenciais de gestão da qualidade: EFQM e outros

    Módulo 3 – Gestão por processos
    • 3.1 Introdução à gestão por processos
    • 3.2 Abordagem por processos
    • 3.3 Gestão por processos
    • 3.4 Metodologias para a identificação dos processos

    Módulo 4 – Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
    • 4.1 Introdução à Gestão de Risco
    • 4.2 Sistema de Gestão do Risco – ISO 31000
    • 4.3 Pensamento baseado no risco
    • 4.4 Transformar os riscos em oportunidades
    • 4.5 Ferramentas de Gestão de risco

    Módulo 5 – Seleção e avaliação dos fornecedores
    • 5.1 O processo de seleção e avaliação de fornecedores
    • 5.2 Gestão de fornecedores na estratégia organizacional
    • 5.3 Seleção técnica de fornecedores
    • 5.4 Análise de risco e avaliação de fornecedores
    • 5.5 Evolução da relação com fornecedores

    Módulo 6 – Custos da qualidade
    • 6.1 Introdução
    • 6.2 Qualidade
    • 6.3 A Norma NP 4239:1994

    Módulo 7 – Ferramentas da qualidade
    • 7.1 Qualidade: perspetivas teóricas
    • 7.2 Ferramentas Básicas da Qualidade
    • 7.3 Ferramentas estratégicas da qualidade
    • 7.4 Outras ferramentas da qualidade

    Módulo 8 – Gestão de projetos
    • 8.1 Introdução: Conceitos, ciclo de vida e organização de um projeto
    • 8.2 Acompanhamento do projeto: arranque e encerramento
    • 8.3 Gestão da Inovação e da Mudança
    • 8.4 Gestão de Recursos e Controlo do Projeto
    • 8.5 Gestão de Equipas de Projeto
    • 8.6 Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde em Projeto
    • 8.7 Gestão do Risco do Projeto
    • 8.8 Gestão Económica e Financeira do Projeto
    • 8.9 Orientação e Implementação de projetos, a programas e a portefólios (PPP)

    Módulo 9 – Auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade – NP EN ISO 9001:2015
    • 9.1 Introdução
    • 9.2 Os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 na perspetiva do auditor
    • 9.3 A norma NP EN ISO 19011:2019
    • 9.4 Planeamento da auditoria interna
    • 9.5 Execução da auditoria interna
    • 9.6 Resultados da auditoria interna
    • 9.7 Comunicação interpessoal
    • 9.8 Auditorias internas eficazes

    Destinatários.

    – Gestores de topo, diretores, responsáveis de área e responsáveis de processo.

    – Responsáveis e técnicos de sistemas de gestão da qualidade.

    – Auditores e consultores de sistemas de gestão da qualidade.

    Certificado.

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:

    Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    * Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

    Avaliação.

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
    - Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista
    - Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%

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