Home > Cursos > Psicologia - Forense > Coimbra - Coimbra > III Edição: Curso de Introdução ao Profiling (32 Horas) Porto - Coimbra - Coimbra - Coimbra

III Edição: Curso de Introdução ao Profiling (32 Horas) Porto

Solicite informação sem compromisso Associação Central de Psicologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre III Edição: Curso de Introdução ao Profiling (32 Horas) Porto - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Conteúdo

    Local: Porto

    Destinatários: Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de Carreira Judiciária e potenciais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

     Em Horário Pós Laboral (Sábados - 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

    Fundamentação:

    Originalmente concebido como uma estratégia de invesrigação criminal, específica às forças policiais, rapidamente o Profiling evoluiu e assumiu contornos cinetíficos e académicos, integrando progressivamente contributos das áreas da Criminologia e da Psicologia. Hoje em dia, para além da sua função fundamental de assistir na captura dos criminosos, constitui uma ferramenta de grande valor na análise e compreensão do fenómeno criminal e dos seus actores, em contextos de investigação criminal e académica, propiciando uma interface valiosa entre estas duas áreas. Os crimes sexuais consituem um dos tipos de crime mais apropriados ao Profiling, juntamente com os crimes de himicídio e de incêndio. Nestes casos, o trabalho de recolha de informação junto da vítima (bem como de potenciais testemunhas) complementa a tradicional análise de cena de crime, proporcionando perfis mais complexos e precisos.

     

    Competências a adquirir:

    - Capacidade para execução de tarefas de peritagem psicológica forense.

    - Ensaio em métodos e técnicas na condução de avaliações (Psicológicas ou de Investigação Criminal)

    - Noções básicas de Profiling Geográfica e Profiling Psicológico.

    - Aperfeiçoamento de uma atitude crítica e autocrítica e adpção de valores éticos e deontológicos.

     

    Metodologia de Ensino:

    As sessões de formção serão organizadas e comportadas por uma vertente prática e teórica, com participação activa do aluno, apoiada nos métodos expositivo, demonstrativo e activo.

     

    Formadores:

    Prof. Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves 

    Prof. Doutora Francisca Rebocho

    * Em Horário Pós Laboral (Sábados - 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

     

    Notas Curriculares:

    Maria Francisca Rebocho é Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), Mestre em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Doutorada em Psicologia da Justiça pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Para além da sua formação em Medicina Legal (Universidade do Porto), possui formação em Avaliação Psicológica Forense e em Profiling Geográfico. Membro da Academia Internacional de Psicologia Investigativa (IA-IP), da Associação Europeia de Psicologia e Lei (EAPL), da Associação Americana de Criminologia (ASC) e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça (SPPPJ), tem vindo a apresentar e a publicar trabalhos de investigação empírica na área dos crimes sexuais, do profiling de ofensores, do profiling geográfico, da psicopatia, dos processos predatórios e de tomada de decisão, e das abordagens ambiental e situacional do crime. Actualmente é Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humunas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa.) 

     

    Rui Abrunhosa Gonçalves é licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela Universidade do Porto e Doutorado em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, onde é actualmente Professor Associado com Agregação. Tem desenvolvido investigação no contexto da criminalidade adulta e nas prisões, com publicações a nível nacional e internacional. É terapeuta na Unidade de Consulta de Psicologia da Justiça na Universidade do Minho, que coordenou entre 1998 e 2008, e onde avalia e intervém junto de agressores, jovens e adultos, nomeadamente ofensores sexuais e conjugais.)

     

    Programa:

    1. Pressupostos Teóricos

    2. Profiling Psicológico

    3. Profiling Geográfico

    4. Análise de cena de crime

    5. Profiling em Casos de Mortes Equívocas

    6. Profiling em Crimes de Homicídio

    7. Profiling em Crimes Sexuais

    8. Profilimg em Crimes de Incêncio

    9. Análise de Casos Práticos

     

    Calendarização:

    28 de Maio de 2011

    11, 18 e 25 de Junho de 2011

     

     Pagamentos (opções):

    - Numerário

    - Cheque à Ordem de ASSOCIAÇÃO CENTRAL DE PSICOLOGIA

    - Tranferência (NIB: 00350 176 0000 8688 33082) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido para a morada indicada juntamente com a ficha de inscrição)

    Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo)

     

    Preço:

    Em Breve

      Inscreva-se online ou por correio

    Descontos:

    25 % de desconto sobre o Custo Curso (excluindo o valor de Inscrição que terá que ser pago na íntegra) para formandos que tenham frequentado o Curso de Psicologia Forense (I ou II Edição) no ano lectivo 2009/2010.

     

    Observações:

    Todos os ex-formandos da Associação Central de Psicologia, que tenham frequentado os anos lectivos 2008/2009 ou 2009/2010 uma mais acções de formação com duração superior a 30 horas ,organizadas e promovidas pela nossa Associação ou por outra entidade com o nosso apoio, poderão usufruir de um desconto de 10% sobre o custo do Curso (excluindo o valor da Inscrição).

    Para mais informações sobre os nossos formadores/colaboradores, consulte a Bolsa de Formadores no nosso Menu Principal. 

Outro curso relacionado com Psicologia - Forense

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |