Pós-Graduação em Violência Familiar

Solicite informação sem compromisso ISBB - Instituto Superior Bissaya Barreto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Violência Familiar - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    Abordar as problemáticas da violência e da vida familiar (relação conjugal e relações intergeracionais) no sentido de tentar compreendero fenómeno da violência na família, aprender a lidar com ele e evitá-lo ou, pelo menos, se possível, minimizar os seus efeitos negativos. Estudo específico da família enquanto grupo com especificidades próprias que pode constituir-se como um campo enorme de investigação. Apresentar , a propósito da violência e da família, problemas e paradigmas teóricas bem como perspectivas metodológicas, construídas no âmbito das ciências sociais e, igualmente, fornecer uma visão de conjunto sobre as medidas práticas que se têm vindo a tomar em relação ao fenómeno da violência. Nesta abordagem privilegiam-se alguns tópicos principais: - Problemática da família; - Problemática da violência: conceitos e contextos; - Problemática da conjugalidade: incluindo um vertente teórica e uma vertente prática (estratégias de intervenção); - Enquadramento legal dos actos de violência; - Violência sobre as crianças: incluindo uma vertente teórica e uma vertente prática (estratégias de intervenção); - Agressor: perfis e condutas; - Problemática da violência sobre os idosos Permitir um aprofundamento e/ou uma actualização dos conhecimentos na área da violência familiar; Proporcionar formação teórica especializada aos investigadores, profissionais e técnicos da áreas das ciências sociais e humanas, para que possuam, na prática, intervir em situações de violência na família.
  • Titulação
    Especialista em Violência Familiar.
  • Conteúdo
    A família detém, na actualidade, uma considerável centralidade, no universo dos valores e enquanto representação, reunindo um impressionante consenso quanto à importância no quotidiano, nomeadamente, a satisfação e segurança afectivas que proporciona. Porém, de forma paradoxal, embora a família seja representada como um local de afeição e entendida como «refúgio» contra as pressões sociais a que os indivíduos estão sujeitos, vários estudos parecem apontar a instituição familiar como sendo, surpreendentemente, uma das mais violentas: afectividade e violência parecem coexistir no seio das relações familiares, nomeadamente, no que respeita à relação conjugal e à relação pais-filhos.

    Assistimos, actualmente, a uma crescente consciencialização para o fenómeno da violência na família e, de igual modo, constatamos uma maior preocupação por parte dos políticos em estabelecer medidas de protecção e em encontrar formas de apoio concreto às vítimas.
    A ideia de criar um curso de pós-graduação com uma perspectiva multidisciplinar no âmbito da violência familiar vem ao encontro desta procura cada vez mais premente em querer estudar e compreender o fenómeno da violência para melhor o poder combater e/ou evitar.

    A família e a conjugalidade: perspectiva evolutiva 20H 
    Violência: conceitos e contextos 20H 
    Enquadramento legal dos actos de violência 20H 
    Violência conjugal 20H 
    Violência contra as crianças 20H 
    Violência contra os idosos 20H 
    Técnicas de Intervenção Familiar e de Rede 20H 
    Seminário Temático 20H 
    Seminário de Metodologia de Investigação 20H

Outro curso relacionado com orientação e terapia familiar

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |