Home>Licenciatura>Arte>Lisboa - Cidade>Licenciatura em Conservação e Restauro - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Licenciatura em Conservação e Restauro

Loading...

Solicite informação sem compromisso
ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas

Licenciatura em Conservação e Restauro - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Licenciatura em Conservação e Restauro - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Licenciatura em Conservação e Restauro - Lisboa - Cidade - Lisboa
Conteúdo:
A Licenciatura em Conservação e Restauro da ESAD estrutura-se em quatro ramos de especialização – Pintura e Policromias, Revestimentos Arquitectónicos (Azulejo, Pintura Mural e Estuques Decorativos), Artes da Madeira (Estruturas, Mobiliário e Talha) e Documentos Gráficos e Encadernação.

O aluno da ESAD licenciado em Conservação e Restauro, após completar o conjunto de créditos deste primeiro ciclo de estudos (180 ECTS*), é um profissional com capacidades e competências específicas na área da Pintura e Policromias, dos Revestimentos Arquitectónicos, das Artes da Madeira e dos Documentos Gráficos e Encadernação, consoante o ramo por que optar.

*ECTS (European Credit Transfer System) – o total de número de horas previsto na preparação de uma disciplina engloba: tempo dispendido na assistência a aulas, estudo, prática oficinal de projecto, trabalho em laboratório, preparação para exames, etc. Na ESAD, um crédito ECTS corresponde a 25 horas de trabalho.

O curso organiza-se em seis semestres, com um total de 2916 horas de leccionação e acompanhamento tutorial, conferindo 180 créditos (ECTS). A cada um dos semestres correspondem 18 semanas de aulas leccionadas em estreita colaboração com as Oficinas da FRESS, o Instituto de Artes e Ofícios (IAO), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e com o Departamento de Conservação e Restauro e o Laboratório José de Figueiredo do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

Os conteúdos das unidades curriculares asseguram a transmissão dos conhecimentos necessários à formação de técnicos superiores de conservação e restauro, reunindo uma forte componente teórica (“Biologia, Física e Química”, “Cultura e Património”, “História da Arte, História, Ética e Teoria da Conservação e Restauro”), teórico-prática (“Materiais e Patologias”, “Metodologia de Investigação”, “Metodologias de Conservação e Restauro”, “Prevenção, Higiene e Segurança em Conservação e Restauro”) e prática (“Biologia, Física e Química Aplicadas”, “Práticas de Conservação e Restauro”, “Técnicas de Pintura e Policromias”, “Técnicas de Pintura Mural”, “Técnicas de Estuques Decorativos”, “Técnicas do Azulejo”, “Técnicas das Artes da Madeira I e II”, “Técnicas do Mobiliário”, “Técnicas de Decoração e de Encadernação”, “Técnicas de Encadernação”, “Técnicas dos Documentos Gráficos”, de acordo com cada ramo de especialização).
Outro curso relacionado com Licenciatura de Arte: