Home > Licenciatura > Arte > Lisboa - Cidade > Licenciatura em Conservação e Restauro - Lisboa - Cidade - Lisboa

Licenciatura em Conservação e Restauro

Solicite informação sem compromisso ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Conservação e Restauro - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    A Licenciatura em Conservação e Restauro da ESAD estrutura-se em quatro ramos de especialização – Pintura e Policromias, Revestimentos Arquitectónicos (Azulejo, Pintura Mural e Estuques Decorativos), Artes da Madeira (Estruturas, Mobiliário e Talha) e Documentos Gráficos e Encadernação.

    O aluno da ESAD licenciado em Conservação e Restauro, após completar o conjunto de créditos deste primeiro ciclo de estudos (180 ECTS*), é um profissional com capacidades e competências específicas na área da Pintura e Policromias, dos Revestimentos Arquitectónicos, das Artes da Madeira e dos Documentos Gráficos e Encadernação, consoante o ramo por que optar.

    *ECTS (European Credit Transfer System) – o total de número de horas previsto na preparação de uma disciplina engloba: tempo dispendido na assistência a aulas, estudo, prática oficinal de projecto, trabalho em laboratório, preparação para exames, etc. Na ESAD, um crédito ECTS corresponde a 25 horas de trabalho.

    O curso organiza-se em seis semestres, com um total de 2916 horas de leccionação e acompanhamento tutorial, conferindo 180 créditos (ECTS). A cada um dos semestres correspondem 18 semanas de aulas leccionadas em estreita colaboração com as Oficinas da FRESS, o Instituto de Artes e Ofícios (IAO), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e com o Departamento de Conservação e Restauro e o Laboratório José de Figueiredo do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

    Os conteúdos das unidades curriculares asseguram a transmissão dos conhecimentos necessários à formação de técnicos superiores de conservação e restauro, reunindo uma forte componente teórica (“Biologia, Física e Química”, “Cultura e Património”, “História da Arte, História, Ética e Teoria da Conservação e Restauro”), teórico-prática (“Materiais e Patologias”, “Metodologia de Investigação”, “Metodologias de Conservação e Restauro”, “Prevenção, Higiene e Segurança em Conservação e Restauro”) e prática (“Biologia, Física e Química Aplicadas”, “Práticas de Conservação e Restauro”, “Técnicas de Pintura e Policromias”, “Técnicas de Pintura Mural”, “Técnicas de Estuques Decorativos”, “Técnicas do Azulejo”, “Técnicas das Artes da Madeira I e II”, “Técnicas do Mobiliário”, “Técnicas de Decoração e de Encadernação”, “Técnicas de Encadernação”, “Técnicas dos Documentos Gráficos”, de acordo com cada ramo de especialização).

Outro curso relacionado com Arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |