Licenciatura em Economia

Solicite informação sem compromisso ULL - Universidade Lusíada de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Economia - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O objectivo da licenciatura em Economia é o de fornecer profissionais que, no domínio dos assuntos económicos e áreas afins, estejam aptos para desempenhar funções de assessoria técnica, planeamento e avaliação e gestão tendo, para o efeito, adquirido conhecimentos teóricos relevantes, técnicas de análise e representação da realidade e da respectiva transmissão, em suportes adequados a diversos interlocutores. O desenvolvimento e aprendizagem do aluno ao longo do primeiro ciclo, desenvolver-lhe-á as seguintes competências gerais: - Capacidade autónoma de utilização de conhecimentos de ponta apoiado em materiais de ensino avançado na perspectiva profissional da sua área vocacional; - Capacidade de detecção dos problemas relevantes, no âmbito da sua formação, da sua análise, da sua compreensão e da sua resolução; - Capacidade de expressão oral e escrita ou utilizando linguagem gráfica, algébrica ou numérica apoiada, se necessário, nas tecnologias da informação e na sua versão em inglês; - Capacidade de pesquisa e inovação, no domínio científico em causa, numa perspectiva de formação ao longo da vida; - Conhecimento do uso adequado do processo de tomada de decisão nos diversos tipos de organizações. São competências específicas da licenciatura em Economia as seguintes: - Compreensão da questão da escassez e do uso eficiente dos recursos e da sua aplicação no tempo, no espaço e nas várias actividades do sistema sócio-económico; - Conhecimento dos processos decisionais e respectiva simulação prospectiva de acordo com os cenários relevantes; - Conhecimento das fontes de informação pertinentes, dos indicadores e restrições; - Domínio das técnicas actualizadas de recolha, tratamento, difusão e utilização da informação.
  • Dirigido a
    Saídas Profissionais: O plano de estudos da licenciatura em Economia permite a formação de técnicos versáteis, capazes de se enquadrar num vasto leque de perfis profissionais, públicos e privados, entre os quais: * - Analista de macroeconomia e microeconomia; * - Consultor económico; * - Coordenador de projectos de desenvolvimento; * - Economista; * - Ensino e investigação; * - Jornalista económico; * - Técnico em agências de desenvolvimento regional; * - Técnico em serviços de planeamento e instituições financeiras.
  • Conteúdo
    Apresentação
    A graduação em Economia da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.

    A experiência vivida e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro económico, social, financeiro e político mundial aconselham uma alteração nos temas tradicionais do ensino nos vários cursos universitários. Foi precisamente com esse propósito de actualização permanente que os responsáveis pela Universidade Lusíada propuseram e oportunamente concretizaram algumas alterações curriculares nos cursos nela ministrados.

    No que diz respeito em particular ao curso de Economia, é facto que os novos sectores da economia foram igualmente afectados, em especial no domínio da macroeconomia e no âmbito das trocas internacionais, devido à formação de regiões económicas cada vez mais vastas.

    Simultaneamente, a revolução operada nos espaços de orientação das economias de direcção central e a importância progressiva das economias de mercado, determinaram uma atenção mais profunda ao funcionamento da empresa, às exigências da cooperação internacional e ao aperfeiçoamento da acção do Estado no campo económico, financeiro e social. São essencialmente estes factores determinantes que conduziram os responsáveis da Universidade Lusíada a estabelecerem a presente estrutura curricular do curso de Economia, organizado em três anos.

    A presente estrutura curricular, mesmo obedecendo a estes parâmetros, é necessariamente acompanhada com outros projectos, quer através de Estudos de Pós-graduação destinados a aprofundar os conhecimentos de docentes e discentes.

    Saídas Profissionais
    O plano de estudos da licenciatura em Economia permite a formação de técnicos versáteis, capazes de se enquadrar num vasto leque de perfis profissionais, públicos e privados, entre os quais:
    • - Analista de macroeconomia e microeconomia;
    • - Consultor económico;
    • - Coordenador de projectos de desenvolvimento;
    • - Economista;
    • - Ensino e investigação;
    • - Jornalista económico;
    • - Técnico em agências de desenvolvimento regional;
    • - Técnico em serviços de planeamento e instituições financeiras.

Outro curso relacionado com economia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |