Comentários sobre Licenciatura em Gestão Turística - Presencial - Cascais - Lisboa
    
              - 
          Objectivos A licenciatura em Gestão Turística confere competências no que respeita aos saberes teóricos, técnicos e operacionais que permitam uma intervenção pró-ativa no desenvolvimento do sistema turístico, tanto ao nível do planeamento e operacionalização dos territórios, destinos e produtos turísticos, como do funcionamento das estruturas empresariais turísticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A licenciatura em Gestão Turística, a partir do 3.º semestre, divide-se nos dois ramos seguintes:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Gestão de Empresas Turísticas, que atribui aos seus diplomados a prática de funções de gestão de empresas e serviços turísticos, como administração e direção de departamentos de planeamento e controlo de gestão, marketing, gestão comercial, gestão de recursos humanos e gestão da qualidade;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Gestão de Destinos e Produtos Turísticos, que habilita os seus graduados no planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos e na conceção e gestão de produtos turísticos, com prática de funções de coordenação, inovação, marketing, eventos e gestão das atividades turísticas em instituições de âmbito nacional, regional e local.
 
- 
          Estágios Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições; direcção de departamentos comerciais em empreendimentos hoteleiros; direcção de empresas de cruzeiros; cargos de direcção em instituições públicas nacionais, regionais e locais; gestão e operacionalização de produtos turísticos em empresas turísticas: agências de viagens, operadores turísticos, rent-a-car, transportadoras aéreas. 
- 
          Dirigido a Saídas profissionais:
 
 
 
 
 
 
 
 Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Coordenação e gestão estratégica, financeira e operacional em empresas turísticas (agências de viagem, operadores turísticos, rent-a-car, empresas de cruzeiros, transporte aéreo, entre outras);
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos em instituições nacionais e regionais;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Direção de departamentos comerciais em empreendimentos hoteleiros;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Conceção, inovação, marketing e gestão de produtos turísticos em instituições nacionais, regionais e locais;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Gestão de sistemas de informação, marketing, comunicação e distribuição em empresas turísticas;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Gestão de “Destinations Management Organization”.
 
- 
          Conteúdo GESTÃO TURÍSTICA
 
 Ramos:    * Gestão de Empresas Turísticas   * Gestão de Destinos e Produtos TurísticosGestão Turística – Gestão Empresas Turísticas
 
 Unidades Curriculares
 
 
 |  Créditos:1.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras I - Inglês   3
 Línguas Estrangeira I (Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano)    3
 Introdução ao Turismo    4
 Negócios Turísticos    5
 Cultura Portuguesa    4
 Tecnologia e Sistemas de Informação I    4
 Métodos Quantitativos    5
 Seminário de Metodologia    1
 
 2.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras II - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras II - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Direito e Legislação do Turismo    5
 Estudos de Mercado    6
 Tecnologia e Sistemas de Informação II    4
 Economia    4
 Sistema Turístico    6
 
 3.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras III - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras III - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Geografia e Mercados Turísticos    5
 Inovação e Organização Empresarial    5
 Contabilidade Geral    4
 Liderança e Cultura Organizacional    5
 Gestão de Transportes    4
 
 4.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras IV - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras IV - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Sociologia do Turismo    4
 Contabilidade de Gestão    4
 Técnicas Financeiras e Fiscalidade    5
 Recursos Naturais e Culturais    4
 Estágio I    8
 
 5.º SEMESTRE
 
 Itinerários Turísticos    4
 Gestão de Recurso Humanos    5
 Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação    3
 Marketing Turístico I    4
 Economia do Turismo    3
 Gestão do Conhecimento    3
 Análise e Gestão Financeira    4
 
 6.º SEMESTRE
 
 Estratégia Empresarial    5
 Marketing Turístico II    4
 Gestão dos Negócios Turísticos    5
 Organização de Eventos    4
 Gestão da Qualidade    5
 Ética e Responsabilidade Social    3
 Estágio II    8
 
 Gestão Turística – Gestão de Destinos e Produtos TurísticosUnidades Curriculares  |  Créditos1.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras I - Inglês   3
 Línguas Esntrangeira I (Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano)    3
 Introdução ao Turismo    4
 Negócios Turísticos    5
 Cultura Portuguesa     4
 Tecnologia e Sistemas de Informação I    4
 Métodos Quantitativos    5
 Seminário de Metodologia    1
 
 2.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras II - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras II - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Direito e Legislação do Turismo    5
 Estudos de Mercado    6
 Tecnologia e Sistemas de Informação II    4
 Economia    4
 Sistema Turístico    6
 
 3.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras III - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras III - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Geografia do Turismo I    5
 Inovação e Organização Empresarial    5
 Turismo e Desenvolvimento    4
 Planeamento Turístico I    5
 Gestão de Transportes    4
 
 4.º SEMESTRE
 
 Línguas Estrangeiras IV - Inglês    3
 Línguas Estrangeiras IV - (continuação da LE do semestre anterior)    3
 Sistemas de Informação Geográfica    4
 Geografia do Turismo II    5
 Sociologia do Turismo    4
 Recursos Naturais e Culturais    5
 Estágio I    8
 
 5.º SEMESTRE
 
 Animação Turística    4
 Planeamento Turístico II    5
 Itinerários Turísticos    4
 Economia do Turismo    3
 Marketing Turístico I    4
 Gestão do Conhecimento    3
 Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação    3
 
 6.º SEMESTRE
 
 Turismo e Ambiente    4
 Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos    6
 Gestão de Negócios Turísticos    5
 Ética e Responsabilidade Social    3
 Marketing Turístico II    4
 Organização de Eventos    4
 Estágio II    8