Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

Solicite informação sem compromisso FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público - Presencial - Penafiel - Porto

  • Objectivos
    O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Arte e Design para o Espaço Público oferece alternativas de prosseguimento de estudos para alunos provenientes dos diversos cursos de Arte e/ou Design existentes nesta e noutras Faculdades, num âmbito de trabalho que possui o Espaço Público nas suas diferentes vertentes (sociais, políticas, urbanas e mesmo virtuais) como foco de intervenção. A necessidade de interacção e envolvimento com o domínio público tem-se afirmado progressivamente como uma preocupação artística, estética e de intervenção criativa nos mais diversos circuitos do conhecimento e da prática artística. Se a nível internacional, este território tem inquestionável implementação, seja ao nível académico seja ao nível da prática profissional, em Portugal a oferta de um curso de 2° Ciclo com estes contornos afigura-se de premente necessidade com vista a sistematizar e transmitir ferramentas operativas e reflexivas adequadas ao referido território. Assim, por um lado, o carácter de especialização deste ciclo de estudos atende a necessidades muito concretas desta operatividade ao nível da intervenção espacial; por outro, a sua raiz pluri e interdisciplinar estabelece desde logo como imperativo o desenvolvimento de importantes ferramentas críticas e reflexivas. O presente Mestrado destina-se ao prosseguimento de estudos para licenciados de qualquer Ramo dos Cursos de Artes Plásticas e de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes, mas também a licenciados vindos por exemplo de áreas como a Arquitectura, Urbanismo, Paisagismo, Design de Produto ou Equipamento; e priveligiará a celebração de acordos de cooperação com outras Faculdades, com vista a proporcionar o alargamento do diálogo científico e a formar as bases do pensar e agir sobre a cidade, a paisagem, a comunidade ou o museu, de forma verdadeiramente pluridisciplinar.
  • Titulação
    Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público
  • Conteúdo
    ESTRUTURA

    A primeira parte do curso estrutura-se em torno de um conjunto de unidades curriculares contextualizantes de, por um lado, as metodologias de investigação, de projecto, e as ferramentas profissionais; por outro, o conhecimento teórico indispensável a uma investigação consistente; e finalmente, à prática projectual desenvolvida com o apoio de tutores dedicados e escolhidos de acordo com as suas especialidades.

    As unidades teóricas e teorico-práticas deverão ter um professor responsável, abrindo-se no entanto à participação de especialistas, professores, artistas, etc, convidados pela sua relevância e domínio das matérias em causa. Esta abertura alarga-se a participações em debates, conferências, etc., que a direcção do curso considere pertinentes.

    Da segunda parte do curso faz parte a elaboração da Dissertação em conjunção com o Trabalho de Projecto, para que, sempre que possível, serão chamados orientadores de reconhecido mérito com vista a promover um âmbito alargado de crítica e contributo científico.

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |