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Master em Comunicação - A Distancia

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Comentários sobre Master em Comunicação - Online

  • Objectivos
    Objetivo geral:

    * Formar profissionais altamente qualificados no conhecimento dos diversos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, multimídia, Internet e gabinetes de comunicação, bem como das rotinas de produção e pesquisa em cada área.

    Objetivos específicos:

    * Revisar o conceito de comunicação no contexto globalizado da sociedade do conhecimento.
    * Potencializar as capacidades de comunicação e negociação em ambientes complexos e em mudança.
    * Refletir a respeito das normas e dos princípios éticos que regem e orientam a atividade profissional dos comunicadores no contexto da globalização.
    * Adquirir competências na produção de mensagens jornalísticas em diferentes áreas.
    * Conhecer de forma teórica e prática as possibilidades de comunicação que as TIC oferecem.
    * Analisar o alcance e efeito que os meios de comunicação têm na sociedade globalizada.
    * Formar jornalistas que possam não só atuar com êxito nos meios de hoje, mas que contribuam, também, para o desenvolvimento do jornalismo do século XXI.
    * Dotar os estudantes de conhecimentos atualizados sobre diversas especialidades jornalísticas e prepará-los para as necessidades do mercado de trabalho em agências, jornais, rádio, televisão e Internet.
    * Fornecer as habilidades básicas do comunicador na concepção, direção e desenvolvimento de projetos na área da comunicação.
  • Dirigido a
    Dependendo da orientação, o programa é dirigido a diversos profissionais.

    O Master em Comunicação com Especialização em Jornalismo é dirigido a:

    * Jornalistas, sociólogos e outros profissionais graduados na área de Humanidades.

    E o Mestrado em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia destina-se a:

    * Profissionais da indústria audiovisual, comunicação ou publicidade, que queiram consolidar conhecimentos para aplicá-los em seu ambiente de trabalho, graduados que desejem especializar-se em temas audiovisuais para poder melhorar suas perspectivas de carreira.
  • Conteúdo
    Master em Comunicação

    Apresentação do Programa

    Vivemos em uma sociedade onde a totalidade das áreas do conhecimento e interação do ser humano estão relacionadas diretamente com a comunicação em suas três vertentes: entretenimento, informação e formação.

    A comunicação, junto com os avanços tecnológicos, tem feito com que os processos de criação, distribuição e manipulação da mesma sejam fatores determinantes no mundo. A globalização, como fenômeno econômico e social, e a própria sociedade entendem as TIC como o novo motor de desenvolvimento, devido à crescente capacidade para armazenar e distribuir a informação e, principalmente, ao consumo massificado da mesma.

    O Master integra conceitos básicos apresentados na comunicação escrita, audiovisual e multimídia. O programa analisa os principais domínios onde é eficaz o processo de comunicação. A estrutura do Master em Comunicação garante aos seus participantes a adaptação às numerosas áreas que compõem a criação, processamento, armazenamento e distribuição da informação.

    Saídas Profissionais
    As saídas profissionais do Master em Comunicação podem variar segundo sua orientação.

    Master em Comunicação com Especialização em Jornalismo:
    • Diretor Editorial.
    • Jornalista.
    • Repórter.
    • Redator.


    Master em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia:
    • Diretor.
    • Produtor.
    • Técnico de iluminação. 
    • Técnico de realização de vídeo. 
    • Técnico de direção cinematográfica. 
    • Técnico de produção audiovisual.

    Estrutura do Programa
    O programa de Master em Comunicação possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes de formação complementares para conseguir uma formação integral:
    • 1ª parte: Fundamentos da Comunicação (290 horas)
    • 2ª parte: Especializações (310 horas)
    • 3ª parte: Competências e Habilidades do Comunicador (150 horas)
    • 4ª parte: Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final / Dissertação de Mestrado (150 horas)
    1ª Parte: Fundamentos da Comunicação (290 horas)
    As disciplinas e a correspondente carga horária que compõem a primeira parte são apresentadas na seguinte tabela:

    • História e filosofia da comunicação
    • Fundamentos da comunicação 
    • Comunicação Integral
    • Opinião pública, propaganda política e estudos de audiência
    • Sociedade da informação, comunicação e TIC
    • Técnicas Básicas de Gestão de Projetos de Comunicação
    • Propriedade Intelectual
    • Pesquisa de Mercado
    • Ética empresarial e Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação
    2ª parte: Especializações (310 horas)
    O programa tem duas especializações, segundo o perfil dos profissionais inscritos.

    Audiovisual e Multimídia

    • Desenho e Organização da Produção Audiovisual
    • O Roteiro Audiovisual e Multimídia
    • Linguagem e Narrativa Audiovisual
    • Captação, Registro e Pós-Produção de Som
    • Técnicas de Iluminação (Fotografia, Vídeo e Cinema)
    • Direção Fotográfica
    • Técnicas e Ferramentas na criação de produtos multimídia
    • Técnicas de Realização audiovisual

    Jornalismo

    • História e gêneros do jornalismo
    • Jornalismo Investigativo - Aplicação das TIC
    • Pesquisa qualitativa e quantitativa em Jornalismo
    • Entrevista Jornalística (imprensa escrita-rádio-TV)
    • Fontes informativas e redação da notícia
    • Análise e Crítica da Mídia
    • Reportagens e redação (rádio, televisão, imprensa escrita e Internet)
    • Ciberjornalismo

    3ª parte: Competências e Habilidades do Comunicador (150 horas)

    • Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho
    • Gestão de Tempo e Direção de Reuniões
    • Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação
    • Técnicas de Apresentação em Público
    • Técnicas de Comunicação Publicitária
    • Protocolo

    4ª parte: Metodologia da pesquisa científica e projeto final/dissertação de mestrado (150 horas)

    • Metodologia de Pesquisa Científica
    • Projeto Final/Dissertação de Mestrado


    A última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.

    O Projeto Final/Dissertação de Mestrado, cuja carga letiva é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo, que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os esboços e detalhes da proposta apresentada.

    Material

    Todos os alunos matriculados (tradicional ou virtualmente) recebem o material de aprendizagem no formato impresso, nome de usuário e senha de acesso ao Campus Virtual sem qualquer custo adicional. Desta maneira, os alunos cujo acompanhamento seja tradicional, apesar de não poderem realizar os exames no Campus Virtual, terão a possibilidade de desfrutar dos fóruns, documentos de interesse, contatos com estudantes de todo o mundo, etc.

    Apresentação da documentação
    O material de estudo distribui-se em 24 disciplinas, divididas em 10 tomos, segundo uma sequência lógica de aprendizagem.

    No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, inclui-se uma introdução ao Campus Virtual e à coleção completa dos exames do Programa (só acompanhamento tradicional).

    Envio da documentação
    O material do programa de Master em Comunicação é remetido periodicamente e de maneira progressiva.

    Sistema de Avaliação

    Dentro do processo de formação realiza-se uma série de atividades cujo objetivo é a avaliação do estudante.

    As atividades podem classificar-se a partir de diferentes pontos de vista. Por exemplo, podem ser grupais (discussão de casos, fóruns, chats) ou individuais (tarefas de socialização, leitura de conteúdos, bibliografia, exercícios de autoavaliação, dúvidas e consultas, provas de avaliação, entre outros); obrigatórias (tarefas de socialização, participação em determinado número de debates, exames e qualificação do PF / DM) ou voluntárias (exercícios de autoavaliação), entre outras.

    Neste sentido, diferentemente das provas de exame ou de qualificação do PF / DM, uma parte da avaliação será de tipo atitudinal, por isso a atitude será determinante para medir certas atividades. Por exemplo, no caso da participação nos fóruns de debate não obrigatórios.

    A avaliação final do Programa de Título Próprio do Master em Comunicação é efetuado seguindo a filosofia do ensino a distância, mediante um método de avaliação continuada. A figura ilustra as diferentes fases do processo de avaliação, objetivos de ensino e atividades correspondentes.

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