Mestrado em Design e Multimédia

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FCTUC - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Design e Multimédia - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O Mestrado em Design e Multimédia privilegia uma sólida formação interdisciplinar contemplando os conhecimentos, capacidades e competências de base que permita aos futuros mestres intervir de forma criativa e inovadora nos diversos domínios de exploração dos novos média digitais. O curso orienta-se para a preparação de profissionais especializados na concepção de produtos e serviços para os novos média, combinando uma formação em design com componentes de tecnologias de informação. Deste modo, preparam-se os novos Mestres para o trabalho em equipas multidisciplinares, onde serão capazes de traduzir as diversas linguagens envolvidas e mobilizar eficazmente as tecnologias de informação, adequando-as à forma como comunicamos, percepcionamos, pensamos ou interagimos com o mundo que nos rodeia. De particular relevância afigura-se neste curso a formação em áreas relacionadas com o design de interacção, o design de interfaces, o design web, e a produção digital. A estrutura curricular do Mestrado em Design e Multimédia encontra-se organizada de forma a permitir acomodar formações de base heterogéneas dos candidatos, para o que se incluiu um módulo de formação composto por várias disciplinas de homogeneização de conhecimentos, cuja composição dependerá da formação de base dos candidatos ao curso. O referido conjunto de disciplinas propedêuticas em Design e em Informática é oferecido no primeiro e no segundo semestres do curso, de acordo com o perfil de cada aluno. Foram ainda integradas na organização do ciclo de estudos as recomendações recolhidas junto de um Conselho Consultivo composto por representantes de recrutadores nacionais nas diversas áreas de perfis profissionais identificados para o curso, bem como por especialistas de reconhecido mérito e o Centro Português de Design, que nos apoiou na definição da organização do ciclo de estudos. No plano metodológico privilegia-se uma abordagem pedagógica centrada nas competências, identificando nas diferentes unidades curriculares as competências genéricas e específicas relevantes para o 2º ciclo em Design e Multimédia. As opções metodológicas articulam-se naturalmente com as decisões curriculares subjacentes à definição da organização do curso, de forma a garantir o equilíbrio entra as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais. Procurou-se também reflectir estes três tipos de competências no seio de cada unidade curricular, à luz dos objectivos da unidade curricular.
  • Titulação
    Mestre em Design e Multimédia
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais

    O Licenciado em Design e Multimédia adquirirá uma sólida formação de base, preparatória para o desempenho operacional na combinação das áreas científicas e técnicas do design e das tecnologias de informação. A composição da proposta curricular visa sobretudo a preparação de base em Design e em Informática, que embora conferindo capacidade operacional imediata para a execução de projectos não visa as competências distintivas avançadas na vertente da concepção.

    O Mestre em Design e Multimédia obterá uma formação avançada de concepção no contexto dos média digitais, especializada na combinação do design enquanto processo integrado de concepção de novos produtos ou serviços com as tecnologias de informação. Em particular, será capaz de explorar competências no campo do design de soluções de interacção enquanto fonte de mais valias e de criatividade na concepção de soluções inovadoras. Será ainda capaz de dialogar e coordenar equipas de projecto multifuncionais, estabelecendo a ponte com os especialistas das diversas áreas.

    Perfis Profissionais

    Entre os perfis profissionais possíveis salientam-se os seguintes: 

    Designer de aplicações multimédia
    Web Designer
    Designer de Interacção
    Designer de Comunicação
    Designer de Interfaces
    Especialista de produção de conteúdos digitais
    Programador Web
    Programador
    Especialista em Concepção de Softwar
    Especialista em Sistemas de Informação
    Modelador Gráfico
    Investigador em Design e Multimédia.
    Designer de Jogos

Outro curso relacionado com estudos dos meios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |