Mestrado em Engenharia da Soldadura

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia da Soldadura - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Conteúdo
    Na área da construção soldada, quer em Portugal, quer na Europa, nos Estados Unidos da América e praticamente em todo o Mundo, é requerido o rigoroso cumprimento de normas de soldadura, tanto ao nível do pessoal (operador, supervisor, engenheiro, etc.), como dos equipamentos e processos de soldadura e controlo, de entre outras. Assim, a qualificação do pessoal responsável pela área da soldadura nas empresas é obrigatória.
    O objetivo fundamental do curso é proporcionar formação superior específica na área da soldadura, nomeadamente na conceção, supervisão e controlo de construções soldadas e seus processos, bem como na investigação e desenvolvimento sobre soldadura. Pretende-se não só atrair jovens estudantes para uma cultura de excelência e inovação, como também consolidar ou renovar conhecimentos a profissionais que se pretendam requalificar na linha da aprendizagem ao longo da vida.
    No ano de lançamento do curso o horário será semi-pós-laboral, essencialmente entre as 17 h e as 20 h, pois dará também acesso a quadros a trabalhar em empresas. Espera-se que, naturalmente, este seja um forte incentivo pois assim as empresas e os seus quadros praticamente não “perderão” qualquer tempo de laboração. Por outro lado, os alunos com estatuto “ordinário” – não trabalhador – terão acesso a um curso que, ainda assim, é diurno. Ao fim do 1º ano este horário será reavaliado e, eventualmente, alterado para “totalmente diurno”, caso o público alvo não seja o esperado.
    O curso proporciona o conhecimento de processos de ligação, com especial ênfase na soldadura; automação e robótica na soldadura; projeto de construções soldadas; metalurgia e alterações microestruturais devidas à soldadura; normas de soldadura, nomeadamente as EN, ISO e AWS; métodos de inspeção na soldadura; e simulação numérica de processos de soldadura.
    O curso dá competências de análise e supervisão de processos de soldadura e inspeção construções soldadas; conceção e coordenação de projetos de soldadura; e investigação na área da soldadura.
    O curso proporciona o conhecimento de:
    - processos de ligação, com especial ênfase na soldadura;
    - automação e robótica na soldadura;
    - projeto de construções soldadas;
    - metalurgia e alterações microestruturais devidas à soldadura;
    - normas de soldadura, nomeadamente as EN, ISO e AWS;
    - métodos de inspeção na soldadura; e
    - simulação numérica de processos de soldadura.
    O curso dá competências de:
    - análise e supervisão de processos de soldadura e inspeção construções soldadas;
    - conceção e coordenação de projetos de soldadura; e
    - investigação na área da soldadura.
    O curso permitirá ao aluno responder aos requisitos de empresas que, de alguma forma, se relacionam com o processo da soldadura, por exemplo, metalomecânicas, manutenção industrial, montagens industriais, industria de reservatórios, caldeiras, automóvel, construtores de máquinas e equipamentos industriais, do sector das bicicletas, das construções especiais, das torres eólicas, da construção naval, de entre outras.

Outro curso relacionado com Soldagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |