Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

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Comentários sobre Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Pretende-se que no Curso em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário seja atribuida especial importância à aquisição de formação especializada na área da educação de forma a contribuir para dotar as escolas de um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência e melhor formação, que assegure as funções de organização dos estabelecimentos de ensino e promova o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.
  • Titulação
    O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
  • Conteúdo
    Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

    Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
    2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS

    Direcção do Curso
    Prof.ª Doutora Maria Gabriela Conde

    Secretariado
    Eng.ª Susana Morgado


    Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

    A estrutura deste ciclo de estudos está adequada ao objectivo da formação profissional de professores porque, através das unidades curriculares e das actividades implicadas no plano curricular, procura desenvolver nos formandos competências relativas à compreensão da problemática geral da educação, à planificação e administração da educação. Inicia os formandos na metodologia da investigação de modo a poderem analisar as situações problemáticas frequentes na docência actual, estimulando-os a desenvolverem capacidade de iniciativa; competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções, em situações novas e complexas, implicadas pela prática docente ena comunicação das suas reflexões e conclusões, nomeadamente através de participação num seminário e de um relatório de estágio. A correcta progressão académica e científica é, garantida pelo regime de precedências instituído, o qual não permite a existência de opções desviantes. A adequabilidade e actualidade da bibliografia utilizada é uma preocupação permanente, sendo novamente favorecida a adopção de livros de referência nas respectivas áreas. O cumprimento dos objectivos pode ser medido pela qualidade da dissertação pública do mestrado e por um júri altamente qualificado.

    Investigação

    Existem protocolos cientificos com:COFAC-Grupo Lusófona-MC Do Entroncamento-Escola Secundária do EntroncamentoCOFAC - INATELCOFAC- LAHDBe protocolos de estágio com:COFAC- Instituto de Acção Social das Forças ArmadasAMTL- COFACMunicipio de Odivelas - ULHTANESPO- COFACOs docentes do ciclo desenvolvem investigação nos seguintes centros: IDMEC do Instituto Superior Técnico, CEE e CeiEF da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

    Equipamentos e Instalações

    O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às actividades lectivas: Laboratórios de Biologia, Genética, Biotecnologia e Bioquímica, Microscopia, Ciências Biomédicas e Farmácia, Ciências Microbiológicas e Laboratório de Geotécnica e Pavimentos Rodoviários.Paralelamente, os laboratórios encontram-se totalmente equipados para o desenvolvimento das actividades de estudo e investigação, disponibilizando os mais relevantes e actuais recursos materiais.Em adição estão igualmente disponiveis para uso dos alunos o Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.


    Saídas Profissionais

    Professor de Biologia, Geologia, Ciências Naturais e Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

    Observações

    O relatório da unidade curricular Seminário I relativa à prática de ensino supervisionada, em estreita colaboração com as unidades curriculares de iniciação à prática profissional, será defendida em acto público.Os alunos terão também de desenvolver prática de ensino supervisionado na sala de aula e na escola, experiências de planificação e avaliação e outras responsabilidades que se esperam do docente dentro e fora da aula (nos termos do nº 4 do artigo 14 do Decreto-Lei nº 43/2007) no âmbito da área científica de iniciação à prática pedagógica.O ciclo de estudos organiza-se por áreas cientificas de formação, FEG/FCSE, DE, FAD e IPP/FMIE (anexo I), havendo 32,5 ECTS de caracter optativo na área FEG/FCSE; DE; FAD, cujas unidades curriculares podem ser observadas no anexo II-Unidades Curriculares Optativas e também bem no quadro 2 no despacho nº 16232/2009.As unidades curriculares de FEG/FCSE são leccionadas em estreita colaboração com os outros mestrados em ensino da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

    Áreas Científicas

    Formação de professores de áreas disciplinares específicas;Biologia e bioquímica;Ciências físicas;

    Plano de Estudos

    DESPACHO N.º 16232/2009, DE 15 DE JULHO1.º Ano / Tronco Comum        ECTS
    Opção - DE    Semestral    14
    Opção - FAD    Semestral    5.5
    Opção - FEG/FCSE    Semestral    13
    Currículo, Metodologias de Ensino e Avaliação    1º Semestre    5
    Didáctica da Biologia e da Geologia I    1º Semestre    5
    Didáctica das Ciências da Natureza    1º Semestre    4
    Psicologia da Educação    1º Semestre    5
    Bioinformática: Biomoléculas e Desenvolvimento    2º Semestre    2.5
    Prática Pedagógica da Biologia I / Geologia I    2º Semestre    7
    Seminário I    2º Semestre    5
    2.º Ano / Tronco Comum        ECTS
    Prática Pedagógica de Biologia II    1º Semestre    7
    Prática Pedagógica de Geologia II    1º Semestre    7
    Seminário II    1º Semestre    10

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