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Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

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Comentários sobre Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário - Presencial - Covilhã - Castelo Branco

  • Objectivos
    As orientações profissionais propostas apoiam-se na capacidade de renovar as formações profissionais existentes no campo da cultura numa lógica de complementaridade e equilíbrio entre a formação cultural e científica na área humanística e a eleição de uma série de novas profissões emergentes no sector da Nova Economia. Este critério é perfeitamente compatível com as directivas do Processo de Bolonha. Os alunos devem, genericamente, adquirir conhecimentos que os habilitem para: - Contextualizar manifestações artísticas e culturais das sociedades, ao longo do tempo; - Analisar, compreender e explicar as sociedades dos diferentes períodos através do conhecimento da sua história e das suas manifestações culturais e artísticas; - Analisar as transformações históricas e as questões sociais mais relevantes de cada época e especialmente da época contemporânea; - Compreender os grandes temas das artes e os processos de interacção entre elas, abrindo perspectivas para o diálogo intercultural; - Identificar as dinâmicas sociais. Em suma, durante o 2º Ciclo os estudantes desenvolverão capacidades para: - Conhecer e explicar as correntes artísticas actuais e a sua vinculação com a História da Cultura; - Compreender as interacções entre a sociedade e a cultura; - Analisar as obras e as diversas manifestações da criação contemporânea; - Desenvolver projectos e resolver os problemas práticos da produção e mediação cultural; - Desenvolver estratégias orientadas para comunicar e difundir eventos culturais; - Conhecer e explicar os diferentes tipos de património cultural; - Conjugar as políticas culturais com a preservação e conservação do património; - Conceber e desenvolver projectos inovadores na apresentação do património cultural e Natural; - Aplicar novas tecnologias e sistemas multimédia na apresentação e interpretação do património; - Dispor de ferramentas necessárias para a procura de linhas de financiamento para a organização dos sistemas de apresentação e interpretação do património. Os alunos têm a possibilidade de seleccionar as cadeiras que se articulem com os seus interesses pessoais e profissionais, pelo que funcionarão as que vierem a ser escolhidas. Aproveitamos para sublinhar que o Departamento de Letras da UBI respeitou o espírito de Bolonha na organização do seu segundo ciclo de estudos. Com efeito, tornou-se fundamental o desenvolvimento das competências – que irão acompanhando pari passu a aquisição de conhecimentos. O ensino do segundo ciclo não fica, pois, confinado unicamente à apresentação de uma dissertação científica, mas, pelo contrário, abre-se a novas áreas que dão à funcionalidade social das letras uma nova dimensão.
  • Titulação
    Mestre em Estudos Didácticos, Culturais, Linguísticos e Literários
  • Conteúdo

    Plano de Estudos

    1º Ano/1º Semestre
    Cultura Portuguesa Contemporânea
    Literaturas Orais e Marginais
    Literatura e Imagem
    Mitologia e Retórica

    Opção:
    Leitura e Hermenêutica
    Cultura Espanhola: Arte, Cinema e Literatura
    Literatura Norte-Americana

    1º Ano/2º Semestre
    Ateliê de Escrita
    Bibliotecas e Leitura Pública
    Culturas Lusófonas Africanas
    História da Língua

    Opção
    Ficcionalidade na Antiguidade Clássica
    Literatura Comparada Portuguesa e Espanhola
    Literatura Inglesa e Irlandesa Contemporâneas

    2º Ano/1º Semestre
    Dissertação

    2º Ano/2º Semestre
    Dissertação

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