Home>Pós-graduação>Administração Educativa>Odivelas>Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional - Odivelas - Lisboa
 

Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional

Loading...

Solicite informação sem compromisso
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas - Odivelas

Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional - Odivelas - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas - Odivelas, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional - Odivelas - Lisboa Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional - Odivelas - Lisboa
Objectivos:
Aperfeiçoar o domínio de estratégias ao desenvolvimento de uma atitude profissional reflexiva. Desenvolver uma consciência analítico-crítica com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos de ensino-prendizagem. Sensibilizar para o domínio de fundamentos sociológicos, pedagógicos e psicológicos da acção educativa global . Capacitar para a liderança de processos de inovação que envolvam a comunidade, criando redes de apoio à mudança na escola. Elaborar projectos educacionais e financeiros, respeitando o primado da dimensão pedagógica. Exercitar a concepção, a aplicação, a gestão e a avaliação de programas de formação contínua e reforçando e actualizando conhecimentos inerentes. Sensibilizar para o planeamento e a gestão de projectos de formação com motivações individuais e organizacionais, procurando o desenvolvimento e inovação educacionais. Aperfeiçoar competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao aconselhamento e apoio à inserção e construção pessoal do estudante em formação inicial e ao professor em início de carreira. Exercitar o estabelecimento de programas de interacção entre a escola e o território educativo. Facultar o conhecimento de alguns instrumentos teóricos e metodológicos requeridos para o desempenho de funções de direcção escolar e gestão pedagógico. Promover a utilização de instrumentos tecnológicos e técnicos necessários a uma administração e gestão eficiente.
Dirigido a:
Educadores e Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário, profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
Diploma:
Especialista em Gestão e Administração Educacional
Conteúdo:
Fundamentação: 

O Curso de Especialização/Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional  fundamenta-se em evidências e pressupostos que, de  seguida, se explanam.

A sociedade do conhecimento lança cada vez mais e maiores desafios às organizações de ensino, que deverão ser capazes de questionar-se, gerir novos saberes e novas práticas de acordo com as necessidades dos alunos, professores e comunidade envolvente.

Pretende-se, e dando resposta às exigências actuais, preparar os professores/educadores para o domínio das novas problemáticas e transformação dos modelos tradicionais de intervenção, tornando-se imprescindível a aquisição de um conjunto de competências profissionais renovadas.

Neste contexto e citando Nóvoa (1992), “embora se deva ter em conta a diversidade das escolas, estas não podem deixar de ser vistas como organizações”, devendo o trabalho do professor ser enquadrado no novo paradigma, pressupondo formação contínua adequada aos objectivos pessoais mas também colectivos.

Reconhece-se a importância que tem sido atribuída à competitividade e mecanismos de coesão, como fontes de transformação e progresso, pela política governativa nacional. Reconhece-se, ainda, que tal não se conquista sem apostas sérias na qualificação profissional e numa sociedade baseada no conhecimento na óptica de uma cultura de exigência e qualidade, de aprendizagem permanente, de incremento da participação e da criatividade. 

O programa do Curso de Especialização em Gestão e Administração Educacional é concebido tendo em conta as necessidades de formação para que os profissionais do ensino possam desenvolver competências inerentes ao exercício de funções de administração, tais como:

competências de análise crítica da organização escolar e curricular, da política educativa, da administração pública e do direito administrativo;

competências de intervenção, liderando processos de inovação, envolvendo a comunidade educativa e criando redes de apoio à mudança na escola e conducentes à participação nos processos de tomada de decisão; utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros na programação do ano lectivo.

O Programa desenvolve-se através de um conjunto de oito módulos, correspondentes a unidades curriculares que se enquadram nas Ciências da Educação (Metodologia de Investigação e Comunicação) e a domínios temáticos pertencentes à área de especialização em Gestão e Administração Educacional,  (Administração e Gestão Escolar, Avaliação nas Instituições Educativas, Informática Aplicada à Gestão Escolar, Introdução à Educação Especial, Legislação e Normativos e Gestão de Recursos Humanos). Finalmente, o projecto de investigação, cujos objectivos se suportam no desenvolvimento de competências a uma intervenção planeada, com vista à mudança das práticas e à construção de saberes, objectiva o desenvolvimento de competências que subjazem à construção de projectos de investigação educativa, nomeadamente competências de diagnóstico, planificação, execução e avaliação.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Administração Educativa: