Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Pretende-se que no Curso em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário seja atribuida especial importância à aquisição de formação especializada na área da educação de forma a contribuir para dotar as escolas de um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência e melhor formação, que assegure as funções de organização dos estabelecimentos de ensino e promova o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.
  • Titulação
    O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
  • Conteúdo

    Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

    Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
    2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS

    Direcção do Curso
    Prof.ª Doutora Nubélia Bravo

    Secretariado
    Eng.ª Susana Morgado


    Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

    Os objetivos:
    - Desenvolver no futuro professor de História e Geografia competências docentes adequadas à sua função, orientando-o no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes da produção historiográfica e geográfica e nos saberes específicos resultantes da investigação em educação histórica e geográfica e de diversos outros saberes;
    - Incentivar o futuro professor a exercer a sua atividade profissional na escola, de modo a garantir a todos os alunos um conjunto de aprendizagens de natureza diversa que, num dado momento e no quadro de uma construção social negociada e assumida como temporária, é reconhecido como necessidade e direito de todos para o seu desenvolvimento integral;
    - Incentivar o futuro professor a fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos e a sua plena inclusão na sociedade, tendo em conta o caráter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares.

    Esses objetivos serão operacionalizados através da introdução pelos professores às problemáticas dos programas das unidades mas estimulando os estudantes a pesquisar individualmente ou em grupo problemas concretos da prática de ensino e propostas teóricas e práticas relativas àquelas problemáticas. Para isso os estudantes terão ao dispor recursos disponibilizados pelos professores em textos e bibliografia, diretamente nas aulas ou em meios informáticos disponíveis, e ainda à Biblioteca da Universidade e à Biblioteca do Instituto de Ciências da Educação. Serão ainda estimulados a contactar e entrevistar pessoas relacionadas teórica ou praticamente com as problemáticas em estudo.

    Investigação

    As atividades deste curso em Ensino integram-se nas realizadas em parceria com o CeiEF -Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    Equipamentos e Instalações.
    O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
    Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

    Observações O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos seus alunos, constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à integração dos nossos alunos em períodos de estágio e formação em serviço em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal, o presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou diplomados.
    Áreas CientíficasFormação de professores de áreas disciplinares específicas;
    Humanidades;


    Plano de Estudos

    DESPACHO N.º 26547/2009, DE 7 DE DEZEMBRO1.º Ano / Tronco Comum        ECTS
    Didáctica da Química II    Semestral    7
    Didáctica da Química e Física I    1º Semestre    7
    Didáctica das Ciências da Natureza    1º Semestre    5
    Educação e Saúde Pública    1º Semestre    4
    Opção 1    1º Semestre    5
    Psicologia da Educação    1º Semestre    5
    Educação, Ciência e Tecnologia    2º Semestre    4
    Opção 2    2º Semestre    5
    Prática Pedagógica de Física e Química I    2º Semestre    8
    Química-Física    2º Semestre    5
    Seminário I    2º Semestre    5
    2.º Ano / Tronco Comum        ECTS
    Didáctica de Física II    1º Semestre    7
    Prática Pedagógica de Física e Química II    1º Semestre    7
    Seminário II    1º Semestre    16

Outro curso relacionado com ensino de outras matérias

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |