Mestrado em Estudos Artísticos

Solicite informação sem compromisso FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Estudos Artísticos - Presencial - Penafiel - Porto

  • Objectivos
    Quer pela sua complexidade, quer pelo forte investimento simbólico de que são objecto as artes visuais ocupam no panorama cultural da contemporaneidade um lugar de destaque. A Arte Contemporânea é hoje um fenómeno cultural de implicações múltiplas que não ultrapassa a sua intervenção específica ao nível de um linguagem especializada; nesta medida, o papel de uma instituição de formação no âmbito das artes plásticas não pode restringir-se ao nível da formação de criadores; é-lhe exigível que estruture a sua intervenção pedagógica ao nível da formação dos múltiplos agentes que na contemporaneidade constroem o fenómeno artístico: não apenas são hoje cada vez mais ténues as fronteiras que separam a criação artística da produção dos instrumentos conceptuais e das intervenções institucionais no interior das quais as relações de produção e recepção se definem, como a própria existência da arte enquanto fenómeno cultural exige a presença de um conjunto crescente de mediadores especializados.
  • Titulação
    Mestrado em Estudos Artísticos
  • Conteúdo
    É o papel de formador privilegiado destes agentes que a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto se propõe desempenhar com a criação do presente Mestrado em Estudos artísticos, nas suas duas áreas de especialização: 
    • Teoria e Crítica da Arte;
    • Estudos Museológicos e Curadoriais.

    No âmbito específico das artes plásticas, os Estudos Artísticos definem-se como área transdisciplinar na qual convergem de modo orgânico contributos de disciplinas que, tendo como objecto privilegiado o estudo das realidades artísticas, não as têm como objecto primeiro do seu estudo, ou não desenvolvem com elas uma relação imediatamente vocacionada para a formação de agentes culturais de formação específica. Assim, tirando partido do carácter transdisciplinar do seu objecto, e da sua experiência enquanto instituição de formação de criadores artísticos, a FBAUP propõe-se desenvolver com este mestrado, na dupla vertente de Teoria e Crítica da Arte e de Estudos Museológicos e Curadoriais, um espaço privilegiado de reflexão e formação de agentes de mediação cultural especificamente vocacionados para pensar e intervir ao nível da teoria, crítica ou curadoria da arte contemporânea.


    Teoria e Crítica da Arte S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma introdução aprofundada às temáticas e conceitos da Teoria e da Crítica de Arte, privilegiando as questões e os problemas suscitados pelas transformações sofridas pela prática artística na história recente da arte, nomeadamente ao longo da Arte Moderna e Contemporânea.

    Estética S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma abordagem sistematizada e crítica dos principais problemas e agentes de reflexão que estruturam a filosofia da arte na contemporaneidade.

    Estudos de Arte Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma apresentação aprofundada das linhas de força, dos principais agentes criadores, e das principais questões que moldam a história da arte Moderna e Contemporânea.

    Crítica Contemporânea da Arte S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma abordagem aprofundada e actualizada das grandes questões que atravessam a arte e crítica da arte na contemporaneidade. Propõe-se uma abordagem actualizada dos principais agentes da crítica da arte, em articulação com as obras e os problemas que constroem a arte na contemporaneidade.

    Texto Crítico S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Numa abordagem teórico-prática, pretende-se proceder à análise aprofundada dos principais textos de crítica da arte Moderna e Contemporânea, confrontando-os com os seus objectos e suscitando, quando pertinente, a formulação abordagens críticas complementares ou alternativas.

    Teoria e Crítica da Comunicação S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma abordagem crítica e aprofundada dos principais problemas que, na actualidade, são suscitadas pela questão da comunicação, e estudadas as principais teorias e modelos passíveis de constituírem resposta aprofundada a esses problemas.


    Conceitos de Museologia Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se analisar e discutir as transformações que o conceito de Museu foi sofrendo ao longo dos tempos bem como o modo como o Museu simultaneamente se tornou espelho e agente de transformações sociais e culturais. Especial ênfase será dada à especificidade dos museus de arte contemporânea, nos seus diferentes modelos.

    Estudos de Arte Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Pretende-se fornecer uma apresentação aprofundada das linhas de força, dos principais agentes criadores, e das principais questões que moldam a história da arte Moderna e Contemporânea.

    A Exposição: Teorias e Práticas I S S 68 HCS 7,5 ECTS
    Análise e discussão das questões teóricas e práticas envolvidas num projecto expositivo: da concepção à elaboração de um guião, definição da informação de apoio à exposição, definição adequada do espaço expositivo, elaboração do catálogo, programa de comunicação, estratégias de financiamento, elaboração de programas educativos.

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |