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Mestrado em Estudos Avançados em Arquitectura

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  • Objectivos
    O Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusófona destina-se a formar mestres em Arquitectura, de acordo com o Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março e pelos princípios definidos pela UIA (União Internacional dos Arquitectos), ao mesmo tempo que sensibiliza os jovens futuros arquitectos para as questões da Arquitectura e do Território trópico-equatorial, no contexto da Lusofonia, onde a Universidade se insere. Assim, espera-se que o/a jovem formado: Esteja suficientemente apetrechado para, com ajuda sénior, ser capaz de conceber e desenvolver um projecto de Arquitectura, tendo em consideração os diversos ingredientes e constrangimentos que o informam. Desde a escolha e leitura do sítio, descoberta e manuseamento do modelo conceptual, após interpretação do programa, do sistema legal de enquadramento, até à organização e realização do processo – relação com as especialidades, mapas de vãos e de acabamentos, caderno de encargos, medições e orçamento, assistência técnica à obra, etc., espera-se que tenha pelo menos o domínio das diversas fases, da complexidade da sua execução, das responsabilidades e custos inerentes e da capacidade negocial inerente; Tenha alguma habilidade para manusear diversos sistemas construtivos, em função das suas opções de projecto, saiba como e onde obter informação técnica e integrá-la, de modo coerente, no seu projecto; Tenha conhecimentos sólidos e seguros sobre História e Teoria da Arquitectura, noções expressivas sobre os condicionamentos que a cultura, a economia, a história e a geografia dos territórios e das comunidades inferem sobre a atitude projectual, em particular no respeitante ao território nacional e ao do espaço lusófono; Conheça e saiba agir sobre o território urbano nas suas diversas dimensões e extensões: o edifício, o conjunto edificado, o plano de pormenor, o projecto de loteamento, o plano de urbanização; Entenda os diversos domínios da acção profissional do Arquitecto, para além da concepção de edifícios: reabilitação de edifícios e sítios, gestão urbana e meios legais para o licenciamento de projectos, crítica da Arquitectura, gestão e preparação de obras, ensino da Arquitectura, participação em equipas pluridisciplinares em Planos de Ordenamento do Território, em Estudos de Impacte Ambiental, em processos de avaliação de Edifícios, em júris de concursos de Arquitectura, em processos de integração das restantes Artes na Arquitectura e na Cidade, na gestão física do funcionamento das cidades e demais aglomerados humanos; Tenha conhecimentos sobre a utilização e as patologias de alguns materiais, bem como dos sistemas construtivos e estruturais antigos, vernaculares e contemporâneos, bem como dos sistemas de segurança, enquadramento térmico e acústico das edificações, em particular no território nacional e no espaço lusófono.
  • Titulação
    Mestrado em Estudos Avançados em Arquitectura
  • Conteúdo
    Apresentação

    Numa época em que uma parte significativa dos universitários portugueses, em particular os mais envolvidos com o sistema da didáctica e da progressão académica, já se habituaram a transgredir as fronteiras nacionais, para a partilha de anseios com os seus congéneres europeus, foi bem acolhida nos meios académicos portugueses a Declaração de Bolonha, com tudo o que ela nos traz de possível e com tudo o que ela nos traz de desejável. É neste sentido que o Plano de Estudos conducente à formação académica em Arquitectura, é constituido por um monobloco de cinco anos lectivos, sob a designação de “Mestrado Integrado em Arquitectura”, ao abrigo do n.º 7 Art.º14º da Lei 49/2005 de 30 de Agosto. Este monobloco é repartido em dois ciclos: - 1º Ciclo (3 anos) – Licenciatura em Estudos Gerais em Arquitectura; - 2º Ciclo (2 anos) – Mestrado em Estudos Avançados em Arquitectura; - 1º e 2º Ciclos – Mestrado Integrado em Arquitectura.

    Saidas Profissionais

    As actividades profissionais abertas aos jovens arquitectos são todas as que respeitam os domínios, os conhecimentos e os universos relativos à prática da arquitectura, do urbanismo, do planeamento e gestão urbanística, da investigação científica e da docência.
    Assim, as saídas profissionais previstas para os jovens arquitectos da ULHT são:
    Prática profissional como arquitecto em regime liberal;
    Prática profissional como arquitecto em instituições privadas e empresas do sector da construção;
    Administração pública central e local (autarquias, institutos públicos e gabinetes técnicos locais);
    Investigação científica e prática docente.

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