Mestrado em Ordenamento da Cidade

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Ordenamento da Cidade - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    A Universidade de Aveiro iniciou, há já 20 anos, um percurso inovador no domínio do Planeamento Regional e Urbano. Procura agora desenvolver este projecto educativo num dos seus ramos, o do urbanismo, e pretende fazê-lo com ambição de contribuir para um melhor ordenamento do território português. Este exercício tem como premissas básicas uma forte formulação teórica e teórico-prática, na procura de respostas para o “que fazer?” e o “como fazer?” cruzada com uma experimentação e consequente aprendizagem, só possível com a colaboração activa de profissionais em lugares de decisão. Articulando investigação com formação pós-graduada, este Projecto elegeu a cidade alargada como seu objecto central e desenvolve um esforço de articulação e coerente complementaridade entre: - as várias escalas geográficas presentes no ordenamento da cidade (área de cada intervenção, “bairro”, cidade, cidade alargada, conurbação ou área metropolitana); - as várias abordagens sectoriais presentes no ordenamento da cidade (ambiente; história e património; mobilidade, desenho urbano, arquitectura e infra-estruturas; relações sociais, oportunidades económicas, ...); - o papel da administração pública e dos diversos actores que constróem e vivem a cidade (o que exige formas e objectivos renovados de participação e governança). A ambição de encontrar caminhos e modelos com viabilidade executória leva-nos à adopção de uma: - perspectiva estratégica (identificação das intervenções essenciais ao desenvolvimento económico/social e ao ordenamento do território; envolvimento dos que haverão de ser protagonistas em tais intervenções); - perspectiva operativa (adopção de políticas públicas - fundiária e financeira - para a dinamização, em parceria com proprietários e promotores, das intervenções necessárias). Procurando ir ao encontro de necessidades e condicionantes destes profissionais, este projecto educativo articula estatuto com versatilidade: oferece um Mestrado em Ordenamento da Cidade, mas desdobra-o em cursos de formação especializada, permitindo uma formação “à la carte”; procura horário compatível, aulas às sextas-feiras e sábados de manhã; aposta numa participação activa dos alunos, na troca de experiências e de saberes.
  • Dirigido a
    Os destinatários preferenciais do Mestrado serão técnicos actualmente a desempenhar funções de decisão (ou influenciadores de decisão) e investigadores no domínio do urbanismo. Genericamente o público-alvo do Mestrado incluirá: - técnicos municipais; - técnicos das CCDRs (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional); - técnicos de gabinetes de planeamento e urbanismo; - outros técnicos da administração pública relacionada com o urbanismo; - estudantes de pós-graduação e urbanismo ou em outros domínios com ele confluentes, com formação superior diversificada.
  • Titulação
    Mestrado em Ordenamento da Cidade
  • Conteúdo
    Destinatários
    Os destinatários preferenciais do Mestrado serão técnicos actualmente a desempenhar funções de decisão (ou influenciadores de decisão) e investigadores no domínio do urbanismo. Genericamente o público-alvo do Mestrado incluirá:
    - técnicos municipais;
    - técnicos das CCDRs (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional);
    - técnicos de gabinetes de planeamento e urbanismo;
    - outros técnicos da administração pública relacionada com o urbanismo;
    - estudantes de pós-graduação e urbanismo ou em outros domínios com ele confluentes, com formação superior diversificada.

Outro curso relacionado com planejamento urbano e regional

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |