Objectivos
A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina e biologia, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras para a instrumentação em prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, fornecendo assim uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano.
Esta engenharia é inovadora e em grande crescimento, sendo apontada como uma das áreas científicas mais importantes neste século.
As áreas mais importantes da Engenharia Biomédica são: Biocompatibilidade, Biomateriais, Biomecânica, Biosensores, Biotecnologia (Engenharia Celular, Tecidular e Genética), Dispositivos prostéticos e orgãos artificiais, Efeitos biológicos dos campos electromagnéticos, Electrofisiologia, Engenharia clínica, Engenharia de reabilitação, Fenómenos de transporte, Imagem médica (inc. Medicina Nuclear e PET), Informática médica, Instrumentação biomédica (inc. Lasers em Medicina), Modelação fisiológica, simulação e controlo, Nanotecnologia, Processamento e Análise de sinais médicos e biológicos, Radiação Ionizante, Radioterapia e Protecção radiological.