Mestrado em Química de Produtos Naturais

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Química de Produtos Naturais - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    O Mestrado em Química de Produtos Naturais foi idealizado de modo a abordar, de forma integrada e aprofundada, as várias etapas envolvidas no estudo dos compostos naturais. Assim, serão discutidos aspectos como: a) quais as famílias de compostos naturais mais importantes e onde é que ocorrem; b) como é que se extraem esses compostos das fontes naturais e quais as melhores técnicas para os separar uns dos outros; c) quais as técnicas instrumentais a que se pode recorrer para efectuar a sua caracterização estrutural; d) como é que se podem sintetizar alguns destes compostos, ou afins, com relevância económica; e) quais as suas principais aplicações; f) como é que se podem valorizar alguns produtos naturais abundantes sem grande valor comercial. O aprofundamento destes temas interessa certamente a um vasto conjunto de licenciados cuja actividade profissional, actual ou futura, se situe na área da Química, incluindo, eventualmente, o seu desempenho em forma multidisciplinar. Os produtos naturais, pela sua diversidade e pelas funções vitais que desempenham, sempre fascinaram os químicos, e não só! A química envolvida na sua biossíntese é interessante e, muitas vezes, intrigante. É também indiscutível a importância das moléculas biologicamente activas (a “química da vida” será, em grande parte, a química de produtos naturais). Além da importância farmacológica e toxicológica de alguns produtos naturais, outros desempenham funções ecológicas relevantes, como por exemplo as feromonas. Por tudo isto, é extremamente importante um conhecimento aprofundado acerca dos diversos tipos de produtos naturais, das suas funções biológicas, da suas rotas biossintéticas, da sua elucidação estrutural e também de métodos de síntese laboratorial desses compostos ou de compostos afins com propriedades biológicas idênticas ou até melhoradas. O Mestrado em Química de Produtos Naturais pretende contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais especializados na área dos Produtos Naturais e ainda dar a conhecer à comunidade científica nacional as excelentes competências para o desenvolvimento de projectos na área da Química dos Produtos Naturais que existem na UA.
  • Dirigido a
    - Titulares de licenciatura em Química, Bioquímica, Bioquímica e Química Alimentar, Farmácia, Química Industrial, Química Industrial e Gestão, Engenharia Química, Ensino de Física e Química; - Titulares de outras licenciaturas que demonstrem curricularmente uma adequada preparação científica de base.
  • Titulação
    Mestrado em Química de Produtos Naturais
  • Conteúdo
    Objectivos
    O Mestrado em Química de Produtos Naturais tem como principal objectivo a formação de especialistas em Química de Produtos Naturais. Serão ministrados os fundamentos teóricos em técnicas modernas de extracção, separação e caracterização estrutural de compostos orgânicos. Para ilustrar esses fundamentos teóricos serão discutidos exemplos práticos decorrentes de trabalhos de investigação constantes da literatura, embora realçando os levados a cabo no Departamento de Química da UA. De igual modo, serão estudadas rotas de síntese inovadoras para alguns tipos de compostos naturais ou afins com relevância económica, principalmente na área farmacêutica ou na indústria agroquímica.
    Os objectivos específicos a atingir com este Mestrado visam proporcionar formação avançada sobre:
    a) As famílias de compostos naturais mais importantes e respectivas origens;Métodos de extracção e separação de produtos naturais;
    c) Técnicas espectroscópicas modernas usadas na caracterização estrutural de compostos orgânicos;
    d) Rotas de síntese de alguns compostos naturais, ou afins, com relevância económica;
    e) As principais aplicações de algumas famílias de compostos naturais, nomeadamente em farmacologia e agroquímica;
    f) A valorização, através de transformações químicas, de alguns produtos naturais abundantes sem grande valor comercial.

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |