Mestrado Integrado em Engenharia Física

Solicite informação sem compromisso Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado Integrado em Engenharia Física - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    DESCRIÇÂO
    O MIEF-FCUL é da responsabilidade do Departamento de Física que tem um papel central na formação dos alunos, recorrendo-se a outros Departamentos da FCUL e a Instituições externas para o ensino nas suas áreas de competência. O DF, com experiência de formação de mais de duas décadas em Eng. Física/Física Tecnológica, viu recentemente os seus recursos reforçados, através da integração de um grupo de investigadores do ex-INETI e respectivas infra-estruturas. A integração deste grupo permite disponibilizar para esta formação novas valências e uma experiência na abordagem de problemas sob especificações externas, em particular, no domínio das tecnologias ópticas, da engenharia opto-mecânica, da qualidade e da metrologia e instrumentação, com o apoio de laboratórios devidamente equipados.
    O projecto conta com colaborações institucionais relevantes no domínio da metrologia e da qualidade, através da participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e do Instituto Português de Qualidade (IPQ), vértice do Sistema Nacional de Metrologia. A participação do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), garante também a intervenção de investigadores com larga experiência em áreas como as ciências e técnicas nucleares, a protecção e segurança radiológica e ainda a ciência e engenharia de materiais. A intervenção destas instituições externas, em paralelo com as infra-estruturas internas e as cooperações internacionais existentes, garantem um vasto leque de formação e de inserção dos formandos no mercado de trabalho.


    O curso está estruturado em três etapas: uma primeira etapa de formação geral em Física, Matemática e Electrónica, que engloba o 1º e 2º anos, uma segunda etapa de formação complementar (3º ano) que inclui disciplinas de Física, Engenharia e Economia e Gestão, e uma terceira etapa de formação específica (4º e 5º anos), que fornece aos alunos uma formação avançada em Física aplicada e questões de índole tecnológica, tanto a nível da análise como da concepção. Nestes dois últimos anos são disponibilizadas opções que permitem direccionar os estudantes de acordo com os seus interesses profissionais ou científicos.

Outro curso relacionado com engenharia física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |