Pós-Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social [ECATI]

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social [ECATI] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A Pós Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social tem como objetivo geral responder às especificidades da prática artística em contexto urbano e social, articulando-se segundo os eixos: conhecer, refletir, agir.



    - Um primeiro objetivo é o estudo e a reflexão crítica sobre práticas artísticas recentes e significativas nestes domínios visando uma atualização de conhecimentos que permita um posicionamento informado dos alunos perante a produção contemporânea.



    Outros objetivos, decorrentes da experimentação metodológica e artística que a Pós Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social favorece, são os seguintes:



    - Permitir aos alunos o contacto e o desenvolvimento de metodologias de prática artística que fazem do espaço urbano um lugar de intervenção.



    - Dotar os alunos de ferramentas conceptuais e criativas para a criação interdisciplinar em equipa.



    - Preparar os alunos para o diálogo interinstitucional que a complexidade de alguns destes projetos requer.
  • Dirigido a
    Os destinatários da Pós Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social integram um vasto leque de profissionais e estudiosos interessados na prática artística de vocação social em contexto urbano. Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal em Pintura, Escultura, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Arquitetura, Fotografia, Antropologia, Sociologia, e Professores do 2º ciclo do Ensino Básico na variante de Educação Visual e Tecnológica.



    Podem ainda frequentar a Pós Graduação em Arte Urbana e Intervenção Social titulares de outras licenciaturas (conferidas por Universidades portuguesas ou legalmente equivalentes), bem como candidatos cujo currículo demonstre uma adequada preparação artística ou científica de base numa proposta aprovada pelo Conselho Científico da ECATI.
  • Conteúdo
    A Pós Graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social preenche a lacuna existente no ensino pós-graduado em Portugal, formando artistas profissionais capazes de intervir no espaço urbano através da prática artística, com especial ênfase no envolvimento com os cidadãos e com as comunidades. O artista é entendido numa perspetiva interdisciplinar como agente de mudança, como facilitador social e como educador, pelo que esta pós-graduação acolhe profissionais de várias áreas, desde que interessados na realização de projetos artísticos públicos de vocação social (desde as que integram o rol de artefactos convencionalmente designados como "arte urbana" a projetos de índole variada envolvendo populações).
    Assumindo a prática artística como processo de investigação, a Pós Graduação em Arte Urbana e Intervenção Social alia uma forte componente metodológica e de experimentação artística a um conjunto variado de disciplinas em formato seminário. No decorrer desta formação, cada aluno desenvolve um projeto artístico concreto num domínio da sua escolha, que constitui o seu trabalho final.

Outro curso relacionado com desenho urbano

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |