Objectivos
Conhecer os princípios da bioquímica e do equilibrio hidrolipídico da pele de forma a providenciar explicações para as propriedades terapêuticas e cosméticas de preparações de aplicação sobre a pele, sob prescrição ou de venda livre. Relacionar a acção que se pretende com uma formulação de acordo com o tipo de veículo, forma galénica ou forma de apresentação, tendo ainda em atenção o estado de pele do utente. Conhecer a etiopatologia das dermatoses e a forma como o meio externo altera as propriedades da pele. Associar as formas de intervenção cosmecêutica ao nível do aconselhamento oficinal. Conhecer as propriedades dos produtos cosméticos e relacionar com os mecanismos de absorção percutânea. Acompanhar a evolução de sistemas de administração (lipossomas, micro e nanopartículas, microemulsões, cristais líquidos, etc) e de novas matérias-primas (resinas acrílicas, polímeros catiónicos e lipofílicos, derivados dos silicones, etc) utilizadas na formulação de produtos cosméticos. Familiarização com o marketing na área dos cosméticos e a sua utilização na gestão de stocks dos mesmos. Abordagem de técnicas comerciais vocacionadas à intervenção do farmacêutico no âmbito do da sua função de aconselhamento em farmácia de oficina.